DOI e ISSN

Sou pesquisador, por que tenho que saber o que é DOI e ISSN?

Como o DOI auxilia a localização e o acesso de materiais na web (facilitando a autenticação de documentos), por isso no Brasil o CNPq adicionou na Plataforma Lattes a opção de inserir o número DOI nas produções bibliográficas registradas pelo pesquisador em seu currículo acadêmico. A estratégia permite que a publicação seja encontrada facilmente, isso porque o prefixo do número DOI é usado para encontrar um arquivo único no banco de dados da editora, revista, ou portal que o armazena, como uma URL.

A identificação via DOI é muito interessante, principalmente para os artigos cientícos que podem ser individualizados com o código, ao contrários dos códigos de ISBN dos livros ou do ISSN de revistas, que registram apenas o conjunto da publicação.

Como a URL do DOI pode ser compartilhada, algumas pessoas confundem a ferramenta com publicações que estão em acesso aberto ou híbrido, no entanto, sua função é apenas identificar um objeto digital, como diz seu nome em inglês.

Ficou curioso e quer saber como colocar o DOI de suas publicações no seu currículo Lattes? Confira o tutorial que preparamos para você!

O ISSN também é um identificador, mas ele só diferencia o título de uma publicação seriada (jornais, revistas, anuários, relatórios, monografias seriadas, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) ou encerradas, sejam essas em quaisquer idiomas ou suportes físicos utilizados (impresso, online, CD-ROM, etc.).

Entre as editoras, por exemplo, seu uso facilita a identificação rápida e precisa de suas publicações, o que possibilita uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações. Para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado e bancas de jornal, o uso do ISSN agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque dos estabelecimentos.

O ISSN também é eficaz para os  serviços institucionais, como depósito legal, bases de dados e bibliotecas, porque  o código auxilia no controle da produção editorial do país ao  promover essa identificação de títulos, além de melhorar a organização de acervos e distribuição do conteúdo. Ou seja, é uma identificação que também ajuda o pesquisador a encontrar as publicações seriadas de forma mais simples e eficiente.

Quer saber mais sobre o DOI e ISSN? Não perca nossa série de publicações sobre os temas no nosso blog! Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

 

Leia mais: