Sou pesquisador, por que tenho que saber o que é DOI e ISSN?

Como o DOI auxilia a localização e o acesso de materiais na web (facilitando a autenticação de documentos), por isso no Brasil o CNPq adicionou na Plataforma Lattes a opção de inserir o número DOI nas produções bibliográficas registradas pelo pesquisador em seu currículo acadêmico. A estratégia permite que a publicação seja encontrada facilmente, isso porque o prefixo do número DOI é usado para encontrar um arquivo único no banco de dados da editora, revista, ou portal que o armazena, como uma URL.

A identificação via DOI é muito interessante, principalmente para os artigos científicos que podem ser individualizados com o código, ao contrários dos códigos de ISBN dos livros ou do ISSN de revistas, que registram apenas o conjunto da publicação.

Como a URL do DOI pode ser compartilhada, algumas pessoas confundem a ferramenta com publicações que estão em acesso aberto ou híbrido, no entanto, sua função é apenas identificar um objeto digital, como diz seu nome em inglês.

Ficou curioso e quer saber como colocar o DOI de suas publicações no seu currículo Lattes? Confira o tutorial que preparamos para você!

O ISSN também é um identificador, mas ele só diferencia o título de uma publicação seriada (jornais, revistas, anuários, relatórios, monografias seriadas, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) ou encerradas, sejam essas em quaisquer idiomas ou suportes físicos utilizados (impresso, online, CD-ROM, etc.).

Entre as editoras, por exemplo, seu uso facilita a identificação rápida e precisa de suas publicações, o que possibilita uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações. Para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado e bancas de jornal, o uso do ISSN agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque dos estabelecimentos.

O ISSN também é eficaz para os  serviços institucionais, como depósito legal, bases de dados e bibliotecas, porque  o código auxilia no controle da produção editorial do país ao  promover essa identificação de títulos, além de melhorar a organização de acervos e distribuição do conteúdo. Ou seja, é uma identificação que também ajuda o pesquisador a encontrar as publicações seriadas de forma mais simples e eficiente.

Quer saber mais sobre o DOI e ISSN? Não perca nossa série de publicações sobre os temas no nosso blog! Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Leia mais:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!