Onde encontrar o código DOI de uma publicação?

Como mencionamos em outros posts o DOI é um código identificador de qualquer item digital, como revistas científicas até códigos individualizados para artigos e resumos de trabalhos em eventos acadêmicos, como os que depositamos no Galoá { Proceedings. No entanto, algumas pessoas iniciantes no uso do DOI têm dúvidas sobre onde encontrar o código em um resumo ou publicação, por isso preparamos esse tutorial resumindo os principais caminhos para encontrar a informação desejada.

Caso você esteja acessando algum trabalho na nossa plataforma, Galoá { Proceedings, em que a organização do evento solicitou o depósito do DOI, observe que ao entrar no resumo do trabalho, disponibilizamos o código no menu ao lado esquerdo. Também é possível acessar o ícone DOI, onde será apresentado como citar o trabalho e qual é o código.

Em outras plataformas, normalmente há a sinalização do código nas informações gerais do artigo ou nas opções de como citar o artigo. É o caso da base indexadora SciELO, onde você encontra o código logo nas opções de artigos na busca  no início do artigo ou ainda nas opções de como citar o texto.

Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto.

Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto

Se você tem apenas a referência bibliográfica e não mais o artigo, não tem problema, a Crossref disponibiliza em sua página inicial uma caixa de busca de metadados para você digitar o título do arquivo procurado.

Caixa de busca crossref

A Crossref também disponibiliza uma opção no menu lateral à esquerda chamada “Simple Text Query“, uma ferramenta para recuperar um código DOI por meio de qualquer estilo de referência, embora seja avisado que a busca funciona melhor com uso de referências padrões mais utilizadas no meio acadêmico, como o estilo APA.

Se quiser saber como inserir o código no seu periódico ou evento científico, entre em contato conosco, o Galoá é membro oficial e autorizado pela Crossref no depósito de DOI no Brasil.

Leia mais:

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.