ISSN: Para que serve o código das revistas científicas?

O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico que constitui um identificador único para revistas e periódicos, não necessariamente científicos, sendo que até mesmo blogs podem receber a certificação. Esse código é único e intransferível, assim como o DOI ou o nosso CPF, e não pode ser utilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído.

O ISSN é gerido pelo Centro Internacional do ISSN e no Brasil é representado pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBI), que é uma unidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Até 2016, o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) do IBICT registrava 12.037 ocorrências de títulos no país.

O uso do ISSN garante ao editor uma visibilidade qualificada ao periódico, dando mais facilidade para a busca em bases catalográficas e de bibliotecas (eletrônicas ou físicas). A emissão do número pode ocorrer tanto para periódicos disponíveis apenas eletronicamente quanto os periódicos impressos. Caso o mesmo periódico seja publicado em ambas mídias, são atribuídos dois números diferentes, um para a versão impressa e outro para a versão digital. Observe-se que revistas de acesso aberto, híbrido ou restrito podem ter seu ISSN, assim como o DOI. Para emitir um ISSN basta seguir algumas regras básicas de formato do periódico.

Caso você tenha a sua revista hospedada conosco, ou esteja publicando anais de eventos com o Galoá { Proceedings, o Galoá lhe ajuda na requisição e adaptação do periódico para que a revista tenha  o seu ISSN! Entre em contato conosco para mais informações.

Quer saber mais sobre os códigos de identificação das publicações científicas como o DOI? Então confira nossa página de perguntas mais frequentes e publicações sobre o tema:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!