A última noite do Pint of Science em Campinas, no bar Alzirão de Itapura, terminou em clima de viagens espaciais. Após o show da banda Spin-off, os palestrantes da noite Thiago Oliveira, Douglas Galante e Lucas Fonseca especularam sobre o primeiro contato com alienígenas e a busca por vida fora da terra.
Alô Alô, Marciano
Considerando o sucesso do filme A Chegada (como escrevemos neste post), o professor Thiago Oliveira, doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aproveitou para explicar um pouco sobre o trabalho de um linguista e o que ele estuda.
Ele começou fazendo distinção de alguns conceitos essenciais como: o que é comunicação, o que é linguagem e o que é língua. A comunicação é a troca de informações, a linguagem é a comunicação humana e objeto de estudo da Linguística, e as línguas são diferentes estruturas da linguagem que estão em constante evolução.
Após a definição destes conceitos, Thiago iniciou as especulações de como seria o trabalho de um linguista do futuro, incumbido da tradução de línguas alienígenas. O professor chamou este profissional de Astrobiolinguista.
Para realizar a tradução dessa língua estranha, primeiro teria que observar se o ETs em questão se organizam socialmente da mesma forma que os humanos. Após esta constatação, seria analisado a forma que eles se comunicam, como produzem seus sons, o que traz outro obstáculo: é possível para os humanos captar esses sons? Ou vamos precisar de equipamentos especiais?
Se você quer saber mais sobre o astrobiolinguista confira o post escrito por Thiago Oliveira e publicado no blog de Linguística da Unicamp e que aborda os temas discutidos no Pint of Science.
Rumo ao espaço
Para falar sobre a busca de vida extraterrestre, missões espaciais e fuga do planeta terra, vieram os palestrantes Douglas Galante e Lucas Fonseca. Douglas possui doutorado em Astrobiologia e ajudou na criação do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, hoje instituto parceiro da NASA. Lucas Fonseca é engenheiro mecatrônico e trabalhou com a Agência Espacial Europeia (ESA) na missão Rosetta, responsável pelo primeiro módulo a ser pousado em um cometa.
https://youtube.com/watch?v=HD2zrF3I_II%3Fecver%3D2
Durante a palestra, Lucas e Douglas tiraram dúvidas e compartilharam curiosidades sobre missões espaciais e que tipo de vida os cientistas esperam encontrar no espaço. Eles também conversaram sobre a importância da exploração espacial para a perpetuação da raça humana.
A Missão Garatéa também foi tema de discussão no evento. Coordenada pelos palestrantes, ela busca enviar um satélite na órbita da lua em 2020 para realizar experimentos biológicos e avaliar as condições de sobrevivência de organismos vivos no espaço. Esta será a primeira missão lunar brasileira, e você pode participar cadastrando seu nome para ir junto com a sonda para o espaço. Confira o site do projeto e conheça mais sobre o propósito e importância desta pesquisa.
Assim terminou o Pint of Science 2017 em Campinas, o maior evento de divulgação científica no bar do mundo, que contou com a participação de 11 países e ocorreu em 22 cidades brasileiras. Fique atento para a próxima edição e relembre os melhores momentos em nosso blog.
Leia mais: