Eventos

O que é Pint of Science?

Pint of Science é o nome do maior festival de ciência que ocorre no mundo. Um festival parecido com os de música que ocorrem shows em diferentes palcos ao mesmo tempo, mas ao invés de bandas, os holofotes são para pesquisadores.

O evento surgiu na Inglaterra em 2013 com Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, que tinham a intenção levar os cientistas para perto das pessoas de uma forma divertida, como em bares e restaurantes para conversar sobre ciência, ao invés do caminho mais tradicional do público ir até às universidades e conversar com os pesquisadores.

Com o passar dos anos, mais países e cidades foram aderindo à proposta, promovendo o evento simultaneamente pelo globo. Para se ter noção, este ano são 11 países participantes: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Irlanda, Tailândia e o Japão.

Em alguns locais, como na Inglaterra, a entrada é paga, mas na edição brasileira deste ano, patrocinada pelo Galoá, a entrada em todos os bares é gratuita e as pessoas vão pagar apenas o que consumirem nos estabelecimentos.

O nome inglês do evento se refere ao copo inglês comum para se beber cervejas chamado Pint, podendo traduzir livremente o nome para “Copo da Ciência”.

Gostou? Convide seus colegas e vamos discutir ciência nos bares. O evento ocorrerá nas noites 15, 16 e 17 de maio de 2017. Confira a programação da cidade mais perto de você aqui.

 

Leia mais: