Como inserir um trabalho publicado em anais de evento no Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é um registro essencial para quem quer entrar ou permanecer no meio acadêmico, principalmente se for na posição de pesquisador(a). Isso porque a documentação que apresenta a trajetória acadêmica da pessoa está inserida na Plataforma Lattes, usada como base de dados por muitas agências de fomento no momento de requerer uma bolsa de pesquisa e também por universidades no momento de pleitear uma vaga em algum programa de pós-graduação.

Também é pelos Currículos Lattes que muitos programas de pós-graduação retiram informações sobre seus alunos para enviar na avaliação de seus cursos, sendo importante para a instituição que a pessoa está vinculada (e para ela também) manter seu Lattes sempre atualizado.

E nessa vida acadêmica, sabemos que uma das atualizações mais frequentes e necessárias no Currículo Lattes é sobre a apresentação dos resultados parciais ou não do pesquisador em eventos científicos da área. Isso porque ao se discutir o tema com pessoas fora do seu laboratório ou grupo de pesquisa, é possível que novas ideias e caminhos sejam apresentados, colaborando para a sua pesquisa ou apenas compartilhando suas visões sobre o assunto com outras pessoas a fim de aumentar a circulação do conhecimento científico como um todo.

Nesse caminho de apresentação de pesquisa em eventos, é bem provável que a organização do congresso publique os resumos ou os trabalhos completos apresentados em anais de evento, ou seja, cadernos que reúnem os debates da edição para que mais pessoas possam consultar e referenciar em novas pesquisas.

Hoje em dia, mais pesquisadores concordam que a melhor forma de difundir os trabalhos apresentados em um evento científico é por meio dos anais eletrônicos, que podem permitir que mais pessoas acessem o material ao mesmo tempo que se economiza papel para impressão e custos de distribuição dos anais impressos, como ocorre na Galoá Proceedings, que ainda permite a contabilização de acessos individuais e outras vantagens, como depósito de DOI.

Nesse novo formato de indexação eletrônica, algumas pessoas ainda se confundem sobre como inserir um trabalho no seu Currículo Lattes, por isso, este texto dá algumas dicas, confira!

Como inserir um trabalho no Lattes?

Com o Currículo Lattes, podemos reunir toda produção acadêmica em um mesmo lugar, sendo bem útil para pesquisadores terem seus currículos atualizados.

Para lhe ajudar, montamos um passo a passo sobre como inserir um trabalho no Lattes:

1) Acesse a Plataforma Lattes e vá em “Atualizar o Currículo”:

2) Depois se logue na sua conta ou recupere sua senha, caso tenha esquecido:

3) Logado em sua conta, clique em “Produções” no menu:

4) Basta clicar no item “Trabalhos publicados em anais de eventos”:

5) Clique no botão “Incluir novo item”:

6) Preencha todos os campos de identificação do seu trabalho, lembrando que trabalhos indexados no Galoá têm URL próprios e podem ser linkados:

7) Após preencher os campos obrigatórios, basta salvar. Vale lembrar que os campos obrigatórios são: Título, Nome do Evento, Título dos anais do evento e que o seu nome esteja na lista de autores. Se tiver outras informações, fique à vontade para preencher os campos referente a elas também.

Como inserir um trabalho com DOI no Lattes?

Quando optado pela organização do evento, os trabalhos acadêmicos publicados em anais também podem receber DOI (Digital Object Identifier), um código permanente aceito por diversas instituições.

No Currículo Lattes também existe um campo para preencher o DOI desses trabalhos, deixando a identificação mais completa.

Se você tem trabalhos com DOI para atualizar no seu Currículo Lattes, não se preocupe!

Criamos aqui um tutorial ilustrado com os erros mais comuns a serem evitados, esperamos que lhe ajude.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus colegas nosso passo a passo para evitar erros de preenchimento e atualização dos Currículos Lattes.

Caso esteja procurando assessoria de uma empresa especializada em depósito de DOI, somos sponsoring entity da Crossref e autorizados a depositar DOI, o que traz mais comodidade aos pesquisadores brasileiros que podem adquirir prefixo DOI e depositar na moeda real.

Deixe o seu contato para saber mais e fazer orçamentos sem compromisso sobre DOI, indexação de anais na plataforma Galoá e outros serviços que oferecemos.

Leia mais:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!

1 comentário em “Como inserir um trabalho publicado em anais de evento no Currículo Lattes?”

Os comentários estão encerrado.