A importância do feedback na Ciência 

Como o Galoá pode maximizar e impulsionar o trabalho dos nossos cientistas através do feedback na Ciência?

Como sabemos se nosso trabalho está sendo lido de forma acessível e entendível pela sociedade? Ou então como sabemos onde precisamos melhorar?

Estas são perguntas que precisam ser feitas por nós cientistas, pois calibram nosso trabalho e nosso desenvolvimento!

Uma das formas mais eficazes que possuímos para responder essas perguntas é a partir do feedback em diversas etapas do processo de divulgação científica. 

Aspectos fundamentais do feedback na Ciência: 

✍️ Validação e Correção: permite que pesquisadores validem suas descobertas e corrijam possíveis erros em seus métodos ou interpretações. Revisões por pares em publicações científicas, por exemplo, fornecem feedback valioso sobre a qualidade e a precisão do trabalho.

📈 Melhoria Individual Contínua: ajuda os cientistas a aprimorarem suas habilidades, métodos e abordagens. Comentários construtivos de colegas e mentores podem ajudar os pesquisadores a desenvolver suas habilidades de pesquisa e a refinarem suas técnicas.

🗣 Compartilhamento de Conhecimento:  os cientistas podem compartilhar conhecimento e perspectivas, enriquecendo assim o diálogo científico e promovendo a colaboração entre comunidades científicas e a sociedade.

🔬Estímulo à Inovação: pode inspirar novas ideias e abordagens, incentivando a inovação e a criatividade na pesquisa científica.

👥Construção de Comunidade: promove a interação e a colaboração entre os membros da comunidade científica, criando uma rede de apoio que fortalece a pesquisa e o avanço do conhecimento.

✔️Garantia de Qualidade: ajuda a garantir a qualidade e a integridade da pesquisa científica, fornecendo uma camada adicional de escrutínio e revisão.

blog

Como fazemos no Galoá

O Galoá  preza pelo feedback contínuo e transparente, é um dos nossos valores que queremos transmitir ao mundo, mas você sabe como e porquê?

Cada trabalho submetido em nossa plataforma, pertencente a qualquer área do conhecimento, é avaliado de forma transparente e cautelosa. Logo, cada cientista que submeteu seu trabalho em nosso Proceedings irá receber uma avaliação referente ao seu trabalho, se ele foi aceito ou não, ou se foi selecionado para o reenvio, mas mais do que isso, é obrigatório que o avaliador deixe disponível para o autor um feedback escrito referente a sua avaliação. Desta forma não deixamos os cientistas com um feedback vago.

Além do feedback dado pelo revisor, o autor poderá avaliar sua avaliação, avaliando o quão o feedback contribui para o desenvolvimento pessoal (1 a 5) e para a pesquisa (1 a 5), e deixando comentários para o(a) avaliador(a).

image
Formulário de feedback de peer review

Acreditamos que avaliadores e autores precisam ter uma comunicação transparente voltada para o progresso individual de cada cientista e para o coletivo enquanto sociedade.

O feedback em nossa plataforma possibilita que nossos cientistas possam desfrutar de todos os aspectos fundamentais do feedback na Ciência.

Somos um software científico feito de cientistas para cientistas, prezamos e acreditamos que a comunicação transparente e construtiva pode mudar a nossa Ciência e nossos cientistas para melhor, os impulsionando a ir além!

Já imaginou seu evento podendo fomentar esses valores entre a comunidade científica?!

Venha bater um papo com um dos nossos especialistas e conheça mais sobre cada benefício que o Galoá pode proporcionar a você e a sua comunidade científica.

Agende uma conversa!

Veja também nossos últimos posts e acompanhe os diferencias do Galoá:

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.