Renovação, comunicação e organização: Aplique as 3 bases de uma associação científica de sucesso.

Você precisa investir nesses 3 pontos-chave para sua associação alavancar!

Uma associação cientifica pode encontrar problemas com a renovação de associados, falta de uma comunicação eficiente e desorganização com os dados. São essas 3 dores que se solucionadas podem impulsionar sua associação para além do que você imagina.

Aprofundamo-nos nessas três bases por meio de um contato diário e contínuo com cientistas e associações. Essa imersão permitiu ao Galoá compreender esses pilares, buscando proporcionar a você e à sua Associação a estabilidade que procuram.

Você também pode acessar nosso e-book completo onde nos dedicamos a analisar os 7 segredos das maiores associações científicas!

Saiba como reter seus associados 

A capacidade de se renovar constantemente é vital. Isso implica em buscar inovações, adaptar-se a mudanças externas e manter os membros envolvidos. Para que seus associados renovem é preciso mais do que estarem compactuando com sua associação, é preciso que estejam satisfeitos e engajados!

📍 Inovação e Atualização: Uma sociedade científica bem-sucedida precisa se manter atualizada e inovadora. Isso envolve a constante busca por novas ideias, práticas e tecnologias que possam melhorar seus serviços, e claro, que facilitem o processo entre membro-associação. 

📍 Engajamento dos membros:  Manter os membros envolvidos e interessados é crucial. Isso pode ser feito através da criação de programas atrativos, eventos relevantes, cursos e oportunidades de participação. Incentivar a contribuição ativa dos membros ajuda a trazer novas perspectivas e a manter a vitalidade da associação. É fundamental estabelecer e fortalecer a comunidade da associação e para isso se torna crucial meios de interações que possibilitem isso. 

📍Avaliação Constante: Regularmente avaliar o desempenho da associação, identificando o que está funcionando bem e o que pode ser aprimorado, é essencial. Essa avaliação pode envolver pesquisas de satisfação dos membros, análise de métricas de sucesso e revisão contínua de objetivos. 

Apresente a melhor comunicação para sua Associação Científica

Sabemos que a parte crucial e que mantém uma associação viva e engajada são seus associados. Uma comunicação clara e objetiva é essencial para manter seus associados felizes e engajados com a associação, certificando que sua renovação será garantida.

Proporcionar mecanismos que facilitam e engajam é  especialidade do Galoá!

💬 Comunicação transparente: A transparência na comunicação é fundamental para construir confiança entre os membros da associação. Manter os membros informados sobre decisões importantes, planos futuros e atividades atuais ajuda a fortalecer os laços e a criar um senso de pertencimento

💬 Canais eficientes: Utilizar canais de comunicação eficazes é crucial. Isso pode incluir boletins informativos, redes sociais, e-mails, reuniões regulares, entre outros. Adaptar os métodos de comunicação às preferências dos membros garante que as informações sejam recebidas e compreendidas de maneira eficiente.

💬 Feedback instantâneo e aberto:  Encorajar o feedback aberto dos membros promove uma cultura de comunicação bidirecional. Isso permite que a liderança da associação compreenda as necessidades e preocupações dos membros, facilitando a tomada de decisões informadas.  

Tenha todos os dados organizados na palma da sua mão!

A organização de dados é fundamental para que haja renovações e uma comunicação clara e é a partir desta organização que sua associação terá conhecimento profundo de quem são seus associados e  compreenda então qual a melhor estratégia de decisão que você deverá tomar para garantir que eles estejam  engajados e se sintam pertencentes a  sua associação.

📌 Gestão eficiente: Uma boa organização requer uma gestão eficiente. Isso envolve a designação clara de responsabilidades, o estabelecimento de processos eficazes e a definição de metas realistas. Uma liderança bem organizada pode manter a associação focada em seus objetivos.

 📌 Documentação: Manter registros claros e precisos de todas as atividades, decisões e políticas é crucial. Isso não apenas ajuda na transição suave entre as lideranças, mas também fornece uma base para avaliações retrospectivas e melhorias contínuas.

📌 Planejamento Estratégico: Desenvolver e seguir um plano estratégico é essencial para orientar as atividades da associação. Isso inclui a definição de metas de curto e longo prazo, bem como a identificação de recursos necessários para alcançá-las.

As 3 bases para uma associação científica de sucesso estão indireta e diretamente relacionadas entre si, formando um ciclo virtuoso que se retroalimenta. É preciso que você desenvolva-as de forma igual e efetiva, e nada melhor do que contar com quem é especialista no assunto.

O software Galoá pode trazer a sua associação científica a impulsão que você está buscando. Ao integrar efetivamente a renovação, a comunicação e a organização, sua associação poderá criar uma base sólida para o sucesso a longo prazo, promovendo o envolvimento dos membros, adaptando-se às mudanças e operando de maneira eficiente. 

Converse com um dos nossos especialistas e juntos iremos impulsionar a sua Associação!

Marque uma conversa

Leia também:

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.