Ciência

O que é um Fichamento Bibliográfico?

O fichamento bibliográfico é o resumo (com ou sem comentarios) realizado sobre as idéias principais abordadas em uma determinada obra (aqui incluímos livros, peças, documentos, artigos, etc).

Antes da popularização do computador, o fichamento era realizado com fichas de papel cartão pautadas (elas eram facilmente encontradas nas papelarias), e os resumos eram colocados na forma de tópicos. Essas fichas tinham o tamanho padrão e eram usadas com frente e verso, facilitando no momento de apresentações e discussões.

Por terem o mesmo tamanho, os cartões também permitem uma fácil organização física, já que poderiam ser guardados em pastas segmentadas ou nos organizadores e escaninhos de escritório.

fichamento bibliográfico

Hoje em dia, é cada vez mais raro encontrarmos fichamento em papel, quanto menos as fichas em papel cartão para comprar. Às vezes elas são realizadas em uma folha comum (por escolha do “fichador”) e mais comumente realizadas em algum arquivo de computador, com organização separada por pastas digitais ou outras base de dados.

O uso de fichamentos digitais tem o grande benefício de não se perder tão facilmente como um cartão, que também pode ser rasgado ou manchado com qualquer simples descuido.

Esse resumo em tópicos são muito importantes durante a pesquisa bibliográfica, pois é com eles que se catalogam todas as leituras, tornando a busca pelas referências precisas e citações corretas mais ágil. 

Com a utilização de fichamentos bibliográficos, o pesquisador ou estudante também pode organizar suas leituras por tema, área, autor, separar trechos considerados importantes e identificar o motivo pelo qual aquela obra chamou atenção e será utilizada no trabalho.

Isso é muito importante, tendo em vista que a falta de referências em citações precisas em artigos, dissertações, teses e outras publicações pode ser considerada plágio, uma das infrações mais graves dentro da comunidade acadêmica.

A princípio, o processo pode parecer trabalhoso, por isso montamos este post mostrando como montar um bom fichamento bibliográfico.

Características do fichamento bibliográfico

Como mencionado, a folha de fichamento pode ser feita no meio que o pesquisador, aluno ou professor preferir. Ou seja, em uma folha de papel ou documento do Word, Google Docs e editores de texto de preferência.

Esse tipo de resumo é utilizado para:

  • Identificar obras
  • Conhecer resumidamente o conteúdo do material fichado;
  • Buscar facilmente as citações e referências;
  • Iniciar a crítica e comentários sobre o conteúdo;
  • Embasar a produção de textos acadêmicos.

Para organizar todas essas informações, o fichamento bibliográfico possui um cabeçalho e o corpo¹: O cabeçalho deverá conter a referência bibliográfica de acordo com as normas da ABNT (ou a que estiver mais acostumado e exigido pela revista científica, caso esteja redigindo um artigo), além de qualquer outra informação que o autor da ficha julgar útil para a sua catalogação.

O corpo do fichamento será composto pelo resumo com ou sem do material fichado, com indicação de citações e quaisquer outras anotações relacionadas a obra  que o autor da ficha considere essenciais ou interessantes.

É importante perceber que o fichamento bibliográfico é realizado para uso pessoal de cada pesquisador, portanto, ele poderá conter tudo o que for julgado necessário pelo autor (como comentários, breves avaliações e críticas), desde que seja mantido uma ordem e padrão para todas as fichas realizadas.

Essa padronização é necessária porque o propósito da folha de fichamento é auxiliar na organização do grande número de leituras realizado durante o processo de pesquisa. Mas se ela for realizada de forma desleixada, deixa de exercer sua função.

No entanto, quando um fichamento bibliográfico for solicitado como tarefa ou exercício para um aluno, o melhor é usar (e padronizar) com o método e estruturas requisitados pelo professor ou orientador, já que outra pessoa terá que entender sua linha de pensamento e críticas.

imagem: exemplo cabeçalho e corpo do fichamento bibliográfico

Dicas para um bom fichamento bibliográfico

  • Mantenha-o simples, objetivo e organizado.
  • Identifique todas informações importantes dos artigos, livros ou documentos analisados (Título, Autor, Editora, Ano da publicação, edição, data de leitura, etc).
  • Identifique as páginas de onde as citações foram retiradas. Isso é extremamente importante para quando você for recorrer para uma releitura (acredite!).
  • Realize as referências de acordo com as normas da ABNT ou como pede o evento para qual será enviado o trabalho.
  • Faça um pequeno resumo da obra e qual o tema tratado antes de iniciar os tópicos.
  • Anote o motivo pelo qual você escolheu ler o trabalho fichado e no final se atendeu as expectativas.

Com essas dicas, é possível fazer um ótimo fichamento bibliográfico!

¹CAMPOS, M. Gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial e projeto de pesquisa. Mariana-MG: Fundação Presidente Antônio Carlos, 2010.

Você sabe encontrar o DOI de uma publicação?

Detalhamos como encontrar o código Doi em artigos publicados nas mais diversas plataformas. Leia aqui!