Eventos

Programação do Pint of Science em Brasília

Brasília, capital federal do Brasil, é uma das cidades que sediará o Pint of Science 2017, o maior evento internacional de divulgação científica que ocorre em 11 países simultaneamente (confira quais no site oficial).

A edição brasileira é patrocinada pelo Galoá e ocorrerá gratuitamente em 22 municípios brasileiros (confira o site nacional), onde os participantes pagarão apenas o que consumir nos cafés, bares e restaurantes.

Confira a programação, datas e locais da versão brasiliense:

 

Programação Pint of Science Brasília

Clique nos títulos das palestras para saber mais sobre os temas tratados.

 

Segunda-feira, 15/05 - 19h30 até 21h

Local: Resenha (410 Sul - SQS 410 Bl. D Loja 34)

Foto de Jorge Madeira Nogueira

Jorge Madeira Nogueira

Política, economia e ecologia: uma conversa possível?

O professor Jorge Nogueira utiliza como base de estudos os instrumentos econômicos para integrar avaliação de políticas ambientais brasileiras e sua eficácia com relação a ações sobre o meio ambiente. Ele abordará algumas políticas ambientais brasileiras para avaliar se estamos em direção da degradação ou da conservação ambiental.

Local:London Street Pub (214 Norte - CLN 214 Bl.D)

Adriana Brondani | Francisco Aragão

Como a engenharia genética aplicada ao melhoramento das plantas pode alterar a vida das pessoas?

Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, mostrará como a medicina vem se beneficiando das pesquisas biotecnológicas para aumentar a expectativa e a qualidade de vida humana. Enquanto Francisco Aragão, cientista da Embrapa Cenargem, destacará como a ciência tecnologia enfrentam as ameaças à segurança alimentar humana. No caminho ele desmistificará alguns mitos a respeito de intervenções genéticas nos alimentos.

Local:Corina (SOF Norte - Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11)

Foto de Diego Nolasco

Diego Nolasco

Thank you, Mr. Scientist

Numa fala rica em referências e inspiradora por essência, o professor e cientista Diego Nolasco nos convida para uma viagem por um mundo onde o desenvolvimento intelectual e a razão dirigem todas as ações. De maneira simples e irreverente, o professor trata da separação entre os pensamentos oriundos da filosofia, da religião e da ciência, enquanto conduz a plateia por temas como a tentativa de cientifização de crenças e de justificativa de afirmações pseudocientíficas. Com o interesse de fomentar dúvidas e questionamentos, a pretensão da fala é discutir ideias e promover a construção de uma sociedade em busca de conhecimento.

 

Terça-feira, 16/05 - 19h30 até 21h

Local: Resenha (410 Sul - SQS 410 Bl. D Loja 34)

Foto de Muriel Bauermann Gubert

Muriel Bauermann Gubert

Alimentamos nossas crianças corretamente?

A professora Muriel Bauermann Gubert discutirá sua pesquisa sobre o consumo de crianças e adolescentes brasileiras e a influência que os pais têm na alimentação infantil. Além de abordar sobre a insatisfação dos pais em relação ao que os filhos consomem e como isso interfere na relação das crianças com a comida!

Local:London Street Pub (214 Norte - CLN 214 Bl.D)

Foto de Antonio Padilha Lanari Bo

Antonio Padilha Lanari Bo

Neuroengenharia: Quais são e para que servem as tecnologias que conversam com o nosso sitema nervoso?

Antonio Padilha apresentará a engenharia sob um enfoque diferente, o apoio a pessoas com limitações físicas. Ele irá mostrar como máquinas podem se conectar ao sistema nervoso de deficientes para que elas possam voltar a realizar tarefas com autonomia e segurança.

Local:Corina (SOF Norte - Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11)

Foto de Claudio Manoel de Souza

Claudio Manoel de Souza

Onde está a água (do universo)?

O Prof. Claudio Manoel utilizará a matemática como ferramenta para discutir a disponibilidade de água e a escassez hídrica do Distrito Federal ao restante do universo. A partir daí apresentará medidas concretas que permitirão utilizar esse recurso.

 

Quarta-feira, 17/05 - 19h30 até 21h

Local: Resenha (410 Sul - SQS 410 Bl. D Loja 34)

Foto de Tiago Barros Pontes e Silva

Tiago Barros Pontes e Silva

Uma Poética da Vida em Evolução

O professor Tiago Barros usa Computação, Biologia e Arte para tentar decifrar os mistérios da evolução da vida. Tudo isso por meio de inteligência artificial criada por ele mesmo!

Local:London Street Pub (214 Norte - CLN 214 Bl.D)

Foto de Francisco Dyonísio Mendes

Francisco Dyonísio Mendes

Comparando o comportamento de macacos com o de humanos: relevância e limitações para a psicologia

Com base em uma longa carreira na fronteira entre a biologia e a psicologia, o Prof. Francisco Dyonísio irá nos conduzir por uma exploração da mente e do comportamento humanos a partir de nossos parentes próximos, os macacos.

Local:Corina (SOF Norte - Sofn Q. 1 Conj. B Lote 11)

Foto de Paulo Eduardo de Brito

Paulo Eduardo de Brito

Trappist-1 e outros mundos por aí

O Prof. Paulo Brito nos levará a uma viagem por outras estrelas e os planetas que as rodeiam abordando da imensidão do universo à possibilidade de vida em outros locais do espaço.

 

Leia mais: