Anais e Proceedings

O que são Anais de eventos e Proceedings?

O que são Anais / Proceedings de eventos?

Anais de Congressos e eventos científicos (também são chamados de Conference Proceedings em inglês) são uma das formas mais conceituadas de se publicar os resumos e trabalhos apresentados em um congresso, conferência ou outro tipo de evento científico.

Eles são uma coletânea de conhecimento, e um documento histórico de todas as submissões e suas discussões durante uma edição do encontro científico, trazendo assim o estado-da-arte em um determinado momento.

Por que publicar os anais de um evento?

Ao ajudar a preservar a memória do congresso, a publicação dos anais do evento estabelece um nome reconhecido para o congresso, ampliando seu impacto e contribuindo na organização de edições futuras.

Para o autores, os anais do eventos são uma forma adicional de publicação. Ao disponibilizar os anais para o seu evento, você está oferecendo mais valor para os seus autores, aprimorando a relação entre eles e o seu congresso.

Além disso, para o público em geral, os Anais do Evento são uma ótima forma de se atualizar sobre as novidades de uma área e sobre os assuntos mais discutidos sobre determinados tópicos.

Qual o formato de publicação dos anais? Ainda vale a pena imprimir ou gravar CDs com os Anais do evento?

Historicamente, os Anais de Eventos costumavam ser impressos e publicados num formato análogo ao livros de resumos para cada edição do evento. Muitos eventos brasileiros inclusive utilizam o formato internacional, publicando Proceedings Series, onde cada edição possuí seu próprio fascículo impresso, de maneira similar aos periódicos científicos.

livros de proceedings

Estes livros costumavam ter centenas de páginas e serem muitos densos conceitualmente (imagine um tamanho dos proceedings de um dos eventos de destaque de uma área, onde milhares de trabalhos foram apresentados), o que tornava díficil para o cientista interessado consultar os artigos.

Com a revolução da computação, muitos eventos começaram a migrar os Anais do formato impresso para o formato eletrônico, inicialmente com CD-ROMs e, mais recentemente, pendrives. Eles permitiram que a busca por conteúdos específicos dentro dos Proceedings, que antes era lenta e enfadonha, se tornasse rápida, pois os cientistas podiam encontrar o que quisessem mais facilmente. 

Porém, com o contínuo progresso da informática e o crescimento da Internet, diversos novos dispositivos e sistemas operacionais surgiram, dificultando que o formato usado nas mídias físicas funcionassem nos computadores de congressistas. A facilidade com que CDs podem acabar riscados e pen-drives, perdidos também contribuiu para as mídias físicas perderem popularidade.

Além disso, com o surgimento dos smartphones e a mudança dos dados para a computação em nuvem, a publicação dos Anais em CDs e pendrives caiu ainda mais em desuso.

Uma outra alternativa utilizada por muitos eventos é publicar um grande arquivo PDF com todos os trabalhos. Embora isso permita a distribuição dos anais pela Internet, esse formato encontra vários problemas comuns a outros formatos, como a dificuldade de pesquisar trabalhos, ou a dificuldade de abrir em um celular.

Por isso que hoje em dia, não vale a pena publicar os anais do seu evento em PDF, nem em CDs, e muito menos impresso.

Qual é a melhor forma de publicar a produção científica do meu evento?

imagem de todos os aparelhos (notebook, tablet, smartphone, pc) acessando proceedings

Enquanto evolução da informática inviabilizava e aposentava o formato impresso e as mídias físicas, nós do Galoá, com um visão do futuro, lançamos o Galoá { Proceedings. É uma plataforma digital, hospedada em nuvens, onde você publica os Anais do seu evento de maneira fácil e rápida, e garante sua prosperidade.

Com o Galoá { Proceedings o conteúdo científico produzido em um evento fica disponível nos mecanismos de busca como o Google e Google Scholar, e acessível e navegável tanto em computadores, quanto em tablets e celulares.

Além disso, nossa solução se aproveita das vantagens da computação em nuvem, e permite que cada um dos autores e co-autores publicados em seu evento saibam facilmente as estatísticas de acesso de cada artigo e a relevância do trabalho apresentado no congresso.

Com anais de evento de qualidade e acessíveis, você constrói uma relação duradoura com os seus congressistas e fortalece o nome do evento, entregando para a comunidade científica uma contribuição inestimável.

Orçamento sem compromisso!

Fale com nossa equipe e receba um orçamento sob medida para seu evento.

"A publicação online é uma maneira prática de divulgação e permite fácil acesso a todos. [...] Ao verificar as publicações dos eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da Plataforma Galoá."

Comissão organizadora WONCA