A importância do feedback na Ciência 

Como o Galoá pode maximizar e impulsionar o trabalho dos nossos cientistas através do feedback na Ciência?

Como sabemos se nosso trabalho está sendo lido de forma acessível e entendível pela sociedade? Ou então como sabemos onde precisamos melhorar?

Estas são perguntas que precisam ser feitas por nós cientistas, pois calibram nosso trabalho e nosso desenvolvimento!

Uma das formas mais eficazes que possuímos para responder essas perguntas é a partir do feedback em diversas etapas do processo de divulgação científica. 

Aspectos fundamentais do feedback na Ciência: 

✍️ Validação e Correção: permite que pesquisadores validem suas descobertas e corrijam possíveis erros em seus métodos ou interpretações. Revisões por pares em publicações científicas, por exemplo, fornecem feedback valioso sobre a qualidade e a precisão do trabalho.

📈 Melhoria Individual Contínua: ajuda os cientistas a aprimorarem suas habilidades, métodos e abordagens. Comentários construtivos de colegas e mentores podem ajudar os pesquisadores a desenvolver suas habilidades de pesquisa e a refinarem suas técnicas.

🗣 Compartilhamento de Conhecimento:  os cientistas podem compartilhar conhecimento e perspectivas, enriquecendo assim o diálogo científico e promovendo a colaboração entre comunidades científicas e a sociedade.

🔬Estímulo à Inovação: pode inspirar novas ideias e abordagens, incentivando a inovação e a criatividade na pesquisa científica.

👥Construção de Comunidade: promove a interação e a colaboração entre os membros da comunidade científica, criando uma rede de apoio que fortalece a pesquisa e o avanço do conhecimento.

✔️Garantia de Qualidade: ajuda a garantir a qualidade e a integridade da pesquisa científica, fornecendo uma camada adicional de escrutínio e revisão.

blog

Como fazemos no Galoá

O Galoá  preza pelo feedback contínuo e transparente, é um dos nossos valores que queremos transmitir ao mundo, mas você sabe como e porquê?

Cada trabalho submetido em nossa plataforma, pertencente a qualquer área do conhecimento, é avaliado de forma transparente e cautelosa. Logo, cada cientista que submeteu seu trabalho em nosso Proceedings irá receber uma avaliação referente ao seu trabalho, se ele foi aceito ou não, ou se foi selecionado para o reenvio, mas mais do que isso, é obrigatório que o avaliador deixe disponível para o autor um feedback escrito referente a sua avaliação. Desta forma não deixamos os cientistas com um feedback vago.

Além do feedback dado pelo revisor, o autor poderá avaliar sua avaliação, avaliando o quão o feedback contribui para o desenvolvimento pessoal (1 a 5) e para a pesquisa (1 a 5), e deixando comentários para o(a) avaliador(a).

image
Formulário de feedback de peer review

Acreditamos que avaliadores e autores precisam ter uma comunicação transparente voltada para o progresso individual de cada cientista e para o coletivo enquanto sociedade.

O feedback em nossa plataforma possibilita que nossos cientistas possam desfrutar de todos os aspectos fundamentais do feedback na Ciência.

Somos um software científico feito de cientistas para cientistas, prezamos e acreditamos que a comunicação transparente e construtiva pode mudar a nossa Ciência e nossos cientistas para melhor, os impulsionando a ir além!

Já imaginou seu evento podendo fomentar esses valores entre a comunidade científica?!

Venha bater um papo com um dos nossos especialistas e conheça mais sobre cada benefício que o Galoá pode proporcionar a você e a sua comunidade científica.

Agende uma conversa!

Veja também nossos últimos posts e acompanhe os diferencias do Galoá:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!