Anais do PIBIC Unicamp 2015 tem quase 30 mil visualizações

Um ano depois do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os anais eletrônicos do evento já tiveram quase 30 mil visualizações dos trabalhos apresentados até agora, demonstrando o impacto causado por sua disponibilização de forma online.

A edição que ocorreu entre os dias 17 a 19 de novembro de 2015 também teve como diferencial a inauguração da indexação com depósito do DOI para cada um dos trabalhos, o que permite aos autores inserirem de forma mais fácil o trabalho em seus currículos Lattes, além de facilitar para que os trabalhos não se percam e qualquer outro pesquisador ou interessado tenha acesso a esses estudos, conforme explica Fernando Coelho, químico da universidade e organizador do evento:

“A nossa motivação ao disponibilizar os anais online e com DOI foi aumentar a visibilidade do evento. No momento que conseguimos colocar em cada um dos trabalhos o código DOI, a ideia central era permitir que esses trabalhos fossem recuperados e vistos em qualquer lugar do mundo. Que as pessoas pudessem, a medida do possível, avaliar a qualidade do que é apresentado aqui [na Unicamp].” – Prof. Dr. Fernando Coelho, Unicamp

O químico complementa dizendo que a inovação se reflete também na apresentação dos trabalhos, que já começaram a serem escritos em inglês para atingir mais pessoas. Sobre os acessos em outros países, segundo a apuração dos dados  de visualização dos anais PIBIC 2015, como é mais conhecido o evento exigido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, apesar da maioria dos acessos ter ocorrido no estado de São Paulo (61,92%), onde se localiza as unidades da Unicamp, uma quantidade significativa ocorreu fora do país (32,45%), seguida pelo Rio de Janeiro (1%) e demais estados brasileiros (4,63%), confira no gráfico:

Fernando Coelho da organização do PIBIC Unicamp também comemora os acessos ao redor do mundo:

“As pessoas, às vezes, não têm noção de quanto o evento é importante e que o mundo está vendo as pesquisas. Essa quantidade de acessos significa que o nosso Congresso de Iniciação Científica é um evento de sucesso.” – Prof. Dr. Fernando Coelho, Unicamp 

Gráfico com as porcentagens de acesso por país, produzido pelo PIBIC Unicamp

TOP 10 de visualizações

Nesse um ano que os anais do PIBIC Unicamp 2015 estiveram online, muitos trabalhos foram acessados, tendo alguns destaques até agora (novembro de 2016). Conheça a seguir quais foram os trabalhos que tiveram mais acessos: 

         Trabalho apresentado                                                                         Área      Acessos 

1A heuristic approach to allocate products in a warehouse: mathematical model and real applicationsExatas1008
2A experiência do Projeto História Nova do Brasil: uma análise críticaHumanas970
3Assembleias de classe: possibilidade de construção da autonomia da escolaHumanas938
4Avaliação da resistência da união dentina-adesivo utilizando diferentes condicionamentos dentináriosBiomédicas929
5Caracterização da fração volátil de fungos sapróbios do gênero MyrotheciumExatas925
6Efeito térmico de plantas trepadeiras no envelope de edificações, como protetores solares de paredes e coberturas e anteparos à ventilação naturalTecnológicas901
7“Circo Coragem”: O jogo como estratégia de ensino das Atividades CircensesHumanas896
8Implementação de um Modulo de Economia de Energia para Terminais de Usuário LTE no Simulador LTE-SimExatas885
9“O Corpo-Lugar”: revisitações através de Deleuze e GuattariArtes870
10Optimization of the procedure for the liquid-liquid extraction (LLE) of phenolic compounds from extra-virgin olive oilTecnológicas867
  1. A heuristic approach to allocate products in a warehouse: mathematical model and real applications: Como indicado por Prof. Fernando Coelho, visando a internacionalização o PIBIC da Unicamp passou a receber trabalhos em inglês dos alunos de iniciação científica, permitindo que mais pesquisadores tenham acesso ao material, como no caso do trabalho com mais acessos dentro deste um ano que os anais do congresso de 2015 foram publicados. O trabalho em si aplicou em situações reais um modelo matemático que diminuiu a distância média de entrega de um certa quantidade de encomendas de um armazém para seus clientes, com resultados positivos para a proposta de otimização dos processos.
  2. A experiência do Projeto História Nova do Brasil- uma análise crítica: A pesquisa se debruça em livros didáticos censurados após o golpe civil-militar de 1964 e que compunham o projeto História Nova do Brasil, que tinha em seu escopo a produção de 10 volumes de livros destinados a professores do ensino secundário. No entanto, com sua composição diversificada que colocava no centro das narrativas o próprio povo, o projeto censurado também motivou as perseguições, prisões e exílios dos autores.
  3. Assembleias de classe: possibilidade de construção da autonomia da escola: A pesquisa compõe o projeto piloto “A elaboração do projeto político-pedagógico na escola básica e o trabalho docente coletivo: entre determinações, tensões e resistências” na busca pela autonomia dos alunos. Nesse fragmento, o trabalho fez uma revisão bibliográfica sobre o tema para embasar análises sobre a influência das participações coletivas no desenvolvimento dos alunos.
  4. Avaliação da resistência da união dentina-adesivo utilizando diferentes condicionamentos dentinários: A pesquisa dividiu 24 molares que tiveram o esmalte (parte mais superficial do dente) removido em três grupos distintos, por um ano, para avaliar a resistência entre a dentina (camada abaixo do esmalte que forma o corpo do dente) com a resina. O que motivou o estudo foram recentes demonstrações de que a restauração com ácido fosfórico provoca degradação ao longo do tempo.
  5. Caracterização da fração volátil de fungos sapróbios do gênero Myrothecium: O trabalho identificou qual foi o dia de produção máxima de metabólitos de fungos sapróbios, além das análises de seu uso para controle de doenças de grandes lavouras comerciais, como nas plantações de soja no Brasil.
  6. Efeito térmico de plantas trepadeiras no envelope de edificações, como protetores solares de paredes e coberturas e anteparos à ventilação natural: Com o aumento da temperatura global, um tema de preocupação tem sido como proporcionar o melhor conforto térmico em um ambiente. Uma das estratégias foi a analisada por este trabalho de arquitetura e urbanismo que comparou em dois protótipos similares, sendo um com e outro se m vegetação, se as plantas trepadeiras influenciaram  de alguma forma o ganho ou perda de calor, sendo que os dados preliminares demonstraram existir no experimento uma diferença de 1,5º C de diferença entre os ambientes.
  7. “Circo Coragem”: O jogo como estratégia de ensino das Atividades Circenses: A pesquisa analisa de forma qualitativa como que as atividades circenses no formato de jogo, constando que não só por conta do jogo e si, mas de todo o ambiente proporcionado de forma coletiva, aumentou-se a socialização, criatividade e ludicidade dos participantes.
  8. Implementação de um Modulo de Economia de Energia para Terminais de Usuário LTE no Simulador LTE-Sim: Com a crescente popularização dos dispositivos móveis que se conectam à internet, algo que todos os usuários de smartphones devem ter percebido é o alto consumo de energia desses dispositivos e o desconforto que isso gera. A fim de minimizar esses problemas, esta pesquisa busca alternativas para economia de energia. No momento da apresentação do trabalho, já havia a eficiência energética de três escalonadores mais usados nas redes de telecomunicações.
  9. “O Corpo-Lugar”: revisitações através de Deleuze e Guattari: Será que o momento criativo pode ser compreendido com bases teóricas? Esse é um dos questionamentos que aparenta ter a pesquisa da área de Artes, que à luz de Deleuxe e Guattari tenta encontrar as convergências dos pontos de criação e do conceito de “Corpo sem órgãos”, permitindo a experimentação.
  10. Optimization of the procedure for the liquid-liquid extraction (LLE) of phenolic compounds from extra-virgin olive oil: Um dos objetivos das ciências dos alimentos é otimizar processos para qualidade melhores e custos menores de produção, como busca esta pesquisa sobre azeite extra-virgem na otimização da extração líquido-líquido de seus componentes, com resultados positivos.

Esses foram apenas os 10 trabalhos mais acessados durante um ano de indexação dos anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Quer conferir outros trabalhos do evento? Acesse os anais online PIBIC Unicamp 2015 aqui.

Leia mais:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!