A quarta edição do CONPET Civil aconteceu na última semana, nos dias 28 a 30 de abril em Fortaleza, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento contou com a participação de 14 PETs (Programa de Educação Tutorial) com o tema “PET Civil: Filosofia, Ação e Legado”, sendo que os trabalhos apresentados já estão disponíveis para acesso na plataforma Galoá Proceedings Indexados.
A ideia do congresso surgiu após a realização do XVIII Encontro Nacional dos Grupos PET, que trouxe a sugestão de um evento para reunir todos os PETs apenas da Engenharia Civil do país. A primeira edição ocorreu em 2014 na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e desde de então tem conquistado sua reputação entre os graduandos da área. Segundo o aluno de Engenharia Civil da UFC e membro da organização deste ano, Felipe Saldanha, o congresso tem entre seus objetivos:
“Fomentar a discussão da filosofia que rege as atividades de todo grupo PET, ou seja, a prática da tríade: ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’. Portanto, tal ideologia leva o PET a praticar ações, as quais podem ser auxiliadas pelo empreendedorismo, que sejam atreladas à missão, à visão e aos valores de cada grupo, de modo que elas produzam mudanças no meio de atuação do PET, a fim de causar impacto na sociedade e na graduação” – Felipe Saldanha, aluno da Universidade Federal do Ceará
Durante o CONPET Civil foram realizadas três palestras, “Desmitificando a Protensão”, “O Papel do Engenheiro Civil e a questão da água” e “Plano Urbanístico de Fortaleza 2040”, além de mesas redondas e discussões sobre PET e empreendedorismo. Outra atividade realizada foi a Competição de Estruturas Recíprocas visando a interação entre os congressistas.
Os 22 trabalhos apresentados pelos 14 grupos podem ser acessados através deste link, onde eles estão separadas entre os três eixos temáticos do evento: ensino, pesquisa e extensão. Felipe Saldanha também comenta o que o motivou a publicar os anais do evento de forma online através da plataforma do Galoá:
“Atualmente, grande parte da população mundial tem acesso à Internet. Dessa forma, torna-se fundamental que os congressos tenham a publicação online de seus anais para que haja a disponibilização do conhecimento produzido a todos. Tornar o conhecimento acessível é uma das premissas do programa PET. Anais eletrônicos facilitam o acesso aos trabalhos gerados pelo evento, além de aumentar o alcance desses” – Felipe Saldanha, aluno da Universidade Federal do Ceará
A parceria entre o Galoá e o CONPET se iniciou após a organização conhecer a plataforma Galoá Proceedings Indexados e o que chamou atenção para os nossos serviços foi o envio das estatísticas dos trabalhos para cada autor mensalmente.
“Além disso, também gostamos muito da organização do site e da possibilidade de mostrarmos a história do evento e as normas de submissão dos trabalhos. Essas ferramentas nos chamaram a atenção pois demonstra qualidade para os anais que vamos criar para o evento. É um serviço bem completo!” – Felipe Saldanha, UFC
Saiba mais sobre o CONPET através do site e confira os anais do evento aqui!