A divulgação de Conference Proceedings no meio on-line é vital para o seu planejamento e sucesso do evento científico.
O formato dos proceedings no Galoá estimula que os autores compartilhem seus trabalhos, potencializando assim a divulgação que o organizador de evento sozinho teria muito mais dificuldade para realizar. No entanto, uma dúvida comum entre os organizadores de eventos científicos é como fazer o Proceedings chegar a um número maior de pessoas, não é mesmo?
Sobre isso, não há uma resposta única, mas a forma mais simples, rápida e eficiente é utilizar o potencial de divulgação das redes sociais.
Para entender a importância em realizar uma divulgação nas redes sociais, vale saber que o brasileiro médio passa mais de 3 horas diárias nas redes sociais, segundo um estudo sobre o uso de Internet e redes sociais no mundo em 2017 que foi promovido pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite.
Logo, colocar Proceedings nas redes sociais vai além da divulgação entre pesquisadores científicos. A ação nas redes sociais pode colocar a Ciência na pauta cotidiana das pessoas. O primeiro passo para divulgação nas redes sociais é escolher qual mídia é apropriada à sua divulgação, pois cada rede social possui linguagem, características e alcance próprio.
Vamos detalhar algumas características neste texto.
Proceedings no Facebook
O número de usuários do Facebook é o principal motivo para a divulgação de Proceedings no Facebook.
Segundo dados da própria empresa, no mundo já são 1,65 bilhão de pessoas com contas no Facebook. No Brasil, 102 milhões de usuários se conectam na plataforma todos os meses. Para além do público alvo de pesquisadores e cientistas, a possibilidade de difusão de conhecimento é muito abrangente.
Como divulgar Proceedings no Facebook
Para apresentar o seu trabalho para o público alvo dessa rede social, uma boa opção é compartilhar os Proceedings em grupos fechados de pesquisadores que tratam do mesmo tema que você pesquisa.
No início, você solicita a participação nesses grupos e observa as regras determinadas em cada um deles. Presente nesses grupos, você pode ter acesso também ao material produzido por outros pesquisadores, além de tirar dúvidas e estar por dentro do que está sendo discutido entre os seus pares.
Você também pode criar o seu próprio grupo adicionando pessoas que têm interesse no assunto. Para postagens em seu perfil ou na página do evento, compartilhe feedbacks dos participantes e também use fotos e pequenos vídeos do evento. Além disso, há uma ferramenta para eventos na rede social na qual os próprios participantes podem produzir conteúdos de divulgação do congresso.
Proceedings no Twitter
No mundo, o Twitter tem mais de 330 milhões de usuários. No Brasil são 30 milhões de tuiteiros que utilizam a rede social para acompanhar os assuntos mais quentes do momento, interagir com grandes eventos e postar fotos, vídeos e textos curtos.
Antes, os posts nessa rede social já tiveram limite de 140 caracteres e hoje estão com o limite de 280 caracteres.
Como divulgar Proceedings no Twitter
Uma boa dica é deixar fixado o tweet com o link de acesso para o Proceeding no topo da sua conta. Assim, o documento será a primeira informação visualizada em seu perfil pelos outros usuários que te seguem ou passarem pela sua conta (se ela for pública).
Outra estratégia é criar um Moments. Por meio da ferramenta, você seleciona alguns dos seus tweets e junta em uma única página. Assim, a página fica no formato de um álbum de tweets com assunto determinado.
Proceedings no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo com cerca de 200 milhões de usuários, sendo que desse total 29 milhões são brasileiros.
Como ela é uma rede corporativa, vale a pena investir na divulgação.
Como divulgar Proceedings no LinkedIn
As publicações acadêmicas impactam o que é produzido pelo mercado e a sociedade.
Esse é o ponto que você precisa destacar dos anais de eventos nesta rede social que preza pelo networking.
Tente escrever posts mostrando alguns dos resultados e linkando seu trabalho no Proceedings.
Devo divulgar anais de eventos em todas as mídias sociais?
Cada rede social funciona com as suas especificidades e é usada com objetivo determinado.
Utilize aquelas mídias que você usa frequentemente e já conhece um pouco dos seus segredos para que a sua divulgação tenha sucesso.
Uma divulgação mais efetiva na rede que você tem familiaridade ou pretende investir mais para divulgar seu trabalho vale muito mais do que divulgações espalhadas aleatoriamente e sem público engajado.
E agora? Vamos divulgar o Proceedings nas redes sociais?
Essas são pequenas dicas para divulgar o Proceedings por meio das mídias sociais.
Adequando a sua comunicação e objetivos para cada mídia, o público interessado nos eventos que você organiza tende a crescer consideravelmente.
Nós também queremos saber, quais as suas experiências e estratégias para divulgação dos seus Proceedings? Deixe seus comentários abaixo.
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