Recebendo por Nota de empenho sem complicação!

Atualmente, ainda são encontrados problemas para realizar inscrições nos eventos acadêmicos, sendo que algumas opções modernas não são utilizadas ou conhecidas. Torna-se complexo quando é feita a solicitação por nota de empenho, mesmo existindo outras alternativas muitas instituições públicas não modernizaram seu ERP (Enterprise Resource Planning), por isso só permitem pagamento de inscrições por Notas de Empenho (NE).

O que é Nota de Empenho?

“O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.” 

Fonte: Portal da Transparência do Governo Federal

Ou seja, no pagamento por empenho é emitido um documento que representa uma garantia de pagamento referente a algum bem ou serviço (no caso de congressos, a inscrição no evento). Quando é emitida uma NE (Nota de empenho), a máquina pública está afirmando ou se comprometendo a reservar parte da verba orçamentária para efetuar esse pagamento no futuro próximo, após a realização do seu evento.

Como faço para receber Pagamento por Empenho no meu Congresso?

O problema enfrentado nessa parte se remete a dificuldade de modernizar estes passos, seja em fazer a solicitação de pagamento por nota de empenho ou de como realizar o recebimento por este meio, o processo usado é pelo recolhimento de todos os dados e mais horas de confirmação para o recebimento, é um processo burocrático e que pode gerar um tempo gasto desnecessário.

Para que entenda melhor vou explicar como este passo poderia ser realizado com mais facilidade e sem dor de cabeça, temos uma ferramenta que acompanha você em todos os processos pelos próprios relatórios gerados pelo nosso sistema, desse jeito todos os passos necessários para aceitar o pagamento por empenho são executados com facilidade. Funciona assim:

  1. Acesse a área administrativa do seu evento e forneça as informações necessárias
  2. Nossa equipe vai validar as informações e documentos fornecidas e habilitar o pagamento por empenho para seu evento
  3. O participante ao se inscrever no seu evento poderá solicitar o pagamento por nota de empenho
  4. O nosso sistema intermediará todo o processo de obtenção da documentação
  5. Você recebe uma confirmação de que a documentação está toda em dia e a inscrição do participante é liberada

A única coisa que você não pode esquecer é de, no dia do evento, emitir os recibos em nome da instituição pública, assinar, colher a assinatura do participantes para depois enviar ao contato na instituição pública, solicitando a Liquidação do Empenho. Assim, o dinheiro estará na sua conta em poucos dias.

Com o Galoá, receber por Nota de Empenho é seguro, confiável e sem dor de cabeça. Você pode escolher fazer um orçamento sem compromisso no nosso site, acesse por aqui e conheça mais sobre o que oferecemos para o seu evento.

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.