Por que o Galoá Proceedings é ideal para indexar anais de Ciências Médicas e Biológicas?

Cada grande área científica tem suas particularidades em diferentes aspectos da produção e análise do conhecimento, seja na metodologia, maturação da pesquisa ou publicação dos estudos. Nesse longo processo da produção também há detalhes que diferem de área para área na indexação de anais de eventos, como exigências na grafia e linguagem.

O caso fica ainda mais complexo quando percebemos que em um mundo conectado e com diversas informações é necessário organização para se ter os trabalhos disponíveis online sem perder o rigor científico. Sobre isso que se trata este post, pois vamos apresentar quais são as principais vantagens ao publicar e indexar anais de eventos das áreas das ciências médicas e biológicas na plataforma Galoá Proceedings e como a qualidade e integridade das publicações são mantidas.

Antes de mais nada, vale apenas relembrar que anais e proceedings são termos usados para o mesmo fim: indicar o conjunto de trabalhos apresentados em um evento científico. Eles são considerados a memória constante do seu congresso, onde muitos pesquisadores podem acompanhar a evolução de uma linha de pesquisa e resgatar diversas análises.

Além do seu papel social em registrar os debates envolvidos, os anais de eventos são interessantes estratégias para manter o congresso ou simpósio em alta nas rodas de debates dos pesquisadores de seu campo científico.

Proceedings de eventos indexados no Galoá

A plataforma Galoá Proceedings Indexados é o espaço mais completo voltado para publicação de anais de eventos científicos e técnicos no Brasil. O mais interessante dessa proposta é que a plataforma abre opções de funcionalidades e organização que tornam a experiência do leitor mais agradável e suprem as necessidades de diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar um impacto maior da divulgação do evento.

Por exemplo, em vez de disponibilizar um arquivo único e extenso em pdf, a plataforma Galoá indexa cada trabalho, sendo possível que as pesquisas sejam acessadas e compartilhadas individualmente.

Essas vantagens também são mensuradas e apresentadas para cada autor, já que um dos diferenciais é o envio de estatísticas de acesso dos trabalhos para os autores mensalmente. Os pesquisadores também têm seus próprios perfis reunindo todos os trabalhos com autoria ou co-autoria no evento e que podem ser compartilhados facilmente nas redes sociais.

Essa facilidade oferecida aos eventos parceiros do Galoá é reconhecida internacionalmente, como relatado pela organização da 21º Conferência Mundial de Médicos de Família (WONCA) que aconteceu no Brasil e indexou seus trabalhos na plataforma:

“Por ser um evento mundial de grande porte, com mais de 93 países envolvidos e 2500 trabalhos submetidos, a publicação online é uma maneira prática de difusão e permite fácil acesso a todos. Ao verificar as publicações de outros eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da plataforma Galoá” – Comissão organizadora Wonca 2016.

Proceedings para Ciências Médicas e Biológicas

Além de todas essas facilidades que a plataforma Galoá Proceedings Indexados oferece para seus clientes, ainda existem vantagens voltadas para atender especificamente os eventos de Ciências Médicas e Biológicas.

Isso ocorre porque a plataforma busca sempre se adaptar às necessidades dos eventos parceiros, trazendo satisfação no resultado final.

Para ficar por dentro dessas vantagens, confira a seguir algumas funcionalidades específicas para indexar anais de Ciências Médicas e Biológicas:

Nomes científicos em itálico em anais de ciências Médicas e Biológicas

Os nomes científicos são extremamente importantes nos estudos e análises sobre algum ser vivo, já que todos precisam estar cientes sobre qual espécie está em debate. Os nomes científicos são formados por uma nomenclatura binominal, sendo um o nome do gênero da espécie e o outro algo que especifique mais a espécie.

Ter uma padronização da nomenclatura de espécies de seres vivos se faz importante para evitar ambiguidades, além de permitir que o nome científico possa ser usado de forma universal, ou seja, o conhecimento pode ser construído de forma coletiva com mais facilidade.

Essa nomenclatura binária foi formalizada no século XVII pelo botânico, zoólogo e médico sueco Carl Von Linné, considerado o pai da taxonomia moderna. Desde então, para manter um padrão, os nomes científicos são em latim ou com palavras latinizadas, sendo que a nomenclatura deve estar em itálico. Caso não seja possível deixá-lo em itálico, por exemplo, em manuscritos que a distinção da letra possa dificultar a leitura, os nomes científicos devem ser sublinhados.

Em anais científicos o padrão para nomes científicos utilizados em trabalhos das Ciências Médicas e Biológicas continua o mesmo, no entanto, um problema corrente que vemos em diferentes plataformas e sistemas é que eles não aceitam palavras em itálico, perdendo-se o rigor científico e prejudicando os eventos.

Para solucionar esse problema, a melhor opção é utilizar a plataforma de anais do Galoá que se adequa às necessidades dos eventos e respeita essa padronização, como você pode conferir nos anais do VIII Congresso Brasileiro de Herpetologia:

Layout de anais do CBH com nomes científicos em itálico
Anais do CBH na plataforma Galoá

A possibilidade de deixar logo nos títulos os nomes científicos em itálico ocorreu porque organização do 8º CBH enviou os arquivos no padrão utilizado pelo Markdown, uma linguagem simples de marcação que converte seu texto em XHTML, o que evita os problemas de leitura no sistema.

Caso os eventos utilizem o sistema Call for Papers do Galoá, é possível garantir que os resumos também tenham os nomes científicos em itálico desde o momento da submissão ao exigir que os autores utilizem o Markdown. Para deixar o nome científico em itálico pelo Marksdown, basta adicionar o sinal underline (_) no começo e final do termo (por exemplo: _underline_). Este mesmo atalho é usado em alguns aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Código Internacional de Doenças como filtro em anais de Ciências Médicas

Outra adaptação da plataforma Galoá Proceedings indexados para auxiliar a grande área de Ciências Biológicas, principalmente nos campos das Ciências Médicas, é a possibilidade de fazer a busca de trabalhos nos anais pelo Código Internacional de Doenças (CID).

Da mesma forma que é necessário uma padronização dos nomes científicos de espécies, também é importante uma classificação universal de doenças. A classificação normal é composta por uma letra e três números com a intenção de identificar todas as doenças conhecidas no mundo, evitando ambiguidades que podem prejudicar os pacientes.

A classificação das doenças é publicada e editada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que a lista foi adotada pelo Instituto Internacional de Estatísticas na década de 1940. Deve-se atentar que existem edições diferentes do CID, sendo importante que pesquisadores e profissionais utilizem a versão mais recente

Para que todos os trabalhos apresentados em eventos de Ciências Médicas tenham uma busca mais adequada, é possível realizar a busca de trabalhos pelo Código Internacional de Doenças, como ocorre com o filtro instalado nos anais do 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade:

Layout dos anais do 14º CBMFC
Plataforma com os anais do 14º CBMFC

Gostou das facilidades e adequações que a plataforma Galoá Proceedings Indexados tem a oferecer para eventos de Ciências Médicas e Biológicas? Sinta-se a vontade para comentar neste post.

Caso tenha dúvidas sobre como podemos atender alguma especificidade do seu evento ou deseja um orçamento, preencha o formulário que a nossa equipe está preparada para lhe ajudar na publicação dos anais de congressos e simpósio. Fazemos orçamentos de proceedings para eventos de todos os tamanhos, com ou sem depósito de DOI, e sem compromisso.

Entre em contato conosco para saber mais! 🙂

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!