Indo além, a Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) inovou com a publicação de mais de 300 produções científicas junto ao maior indexador de anais do Brasil, o Galoá Proceedings!
A 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO foi realizada entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a ABPG e teve como tema principal “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição Energética”. Com mais de 800 autores, e uma comunidade bastante ativa, ter os anais publicados rapidamente e permitir que o evento continue vivo com as discussões é uma novidade e tanto para o Congresso e que foi possível com a parceria Galoá.
Conversamos com o professor Pedro Tupã Pandava Aum, presidente da 11ª edição, que nos contou um pouco sobre como foi a experiência da nossa parceria e a utilização do Galoá Proceedings. O professor relata que nos conheceu de eventos anteriores que havia participado e que a nossa interface chamou sua atenção por conta da modernidade e praticidade, motivos esses pelos quais escolheu a nossa plataforma para a indexação dos anais da 11ª edição do congresso.
Nos anais das edições anteriores não era possível realizar buscas pelo conteúdo e autores, o que dificultava a assertividade na interação com as publicações, bem como a visibilidade para as incríveis produções científicas e seus pesquisadores. Com a indexação junto ao Galoá Proceedings trouxemos um formato novo para os anais.
Contamos com o buscador mais rápido e interativo, que permite encontrar resultados em tempo real, basta ir digitando que o sistema já vai realizando a filtragem. Além de autores e títulos, também conectamos buscas por palavras-chave, instituições e metadados do resumo, o que potencializa essa informação para ser encontrada facilmente na web. Essas ferramentas de filtros e organização dos trabalhos facilitam a navegação e visualização, o que foi um grande destaque de acordo com o professor.
A indexação com DOI pela primeira vez para os anais do PDPETRO também foi uma conquista especial na jornada do Congresso. Os trabalhos agora possuem um impacto diferenciado e os autores conseguem citar facilmente suas publicações, promovendo maior acesso e interação junto à quaisquer pessoas interessadas.
Um outro ponto alto apontado pelo professor como diferencial foi a agilidade e praticidade na concatenação das informações. Sabemos que a importação de dados e migração de bancos é algo bastante delicado, e realizamos diversos procedimentos para garantir a consistência das informações.
Esse zelo e rigor são registros bastante fortes em nossas premissas pois sabemos da importância em ter qualidade e veracidade nos dados para termos robustez na ciência, e por isso trabalhamos com o processo de validação inclusive pelos autores, que podem contar com nosso suporte para eventuais ajustes e atualizações.
Agradecemos a conversa com o professor Pedro Tupã Pandava Aum, o seu feedback demonstrou que a parceria foi extremamente positiva, sendo que os objetivos do congresso foram superados e seguimos caminhando juntos para um mundo melhor com mais ciência e acessibilidade!
Procurando como ter mais impacto dos trabalhos apresentados no seu evento e visibilidade de seus pesquisadores? Converse e indexe conosco!