4 coisas que não podem faltar em certificados de eventos e cursos

1. Antes de começar a fazer seu modelo de certificado, verifique e defina todos os tipos de documentos que irá precisar: certificados de participação, certificados de apresentação de trabalhos, presença em cursos, palestras, comitês, pareceristas, entre outros. Dessa maneira fica mais fácil de estabelecer as dimensões e distribuições baseado no conteúdo para cada tipo de certificado.


2. Assinaturas

É preciso saber quem emitiu esse certificado. Pode ser apenas o carimbo ou o registro de uma instituição ou do comitê organizador, no entanto o mais comum é que o coordenador e/ou presidente registre sua assinatura digital ao modelo de certificado, conferindo assim uma maior confiabilidade ao documento.


3. Logos

A identidade visual do evento ou curso é extremamente importante, mas também é comum termos os logotipos das secretarias de organização, apoio, realização, patrocinadores, e demais instituições e empresas que contribuiram para o sucesso e divulgação do acontecimento.


4. Token de segurança

Sendo um documento online, esse é passível de falsificação ou mesmo adulteração facilmente. No entanto, com o Galoá, você conta com um sistema de autenticação de documentos, onde cada certificado recebe um código único, o qual permite a validação dos dados em nossa plataforma por qualquer pessoa ou instituição para conferencia de sua veracidade.


Além disso, é importante que verificar se todas as informações necessárias estão presentes no seu certificado. Para te ajudar, nós preparamos um post sobre isso, confira as informações que não podem faltar no certificado do seu evento ou curso.

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.