Galoá { Depósito de DOI e prefixo Crossref

Depósito de DOI e prefixo Crossref

Digital Object Identifier

O que é DOI?

O DOI (Digital Object Identifier) é a sigla em inglês para “Identificador Digital de Objetos” usado para diferentes publicações científicas.

Ele não é um número, mas sim um código alfanumérico individual que ao ser depositado nos seus trabalhos ou artigos científicos garante que eles estejam sempre disponíveis para consultas.

Com o DOI, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá encontrar facilmente e sempre acessar seus trabalhos, aumentando a visibilidade de sua produção. Ou seja, mesmo que a URL do periódico científico, plataforma de anais de eventos ou site seja alterada, os trabalhos não se perdem porque estão seguros com link único e permanente, o que também evita duplicações do texto em outros sites e acelera o processo de checagem e contagem de citações.

Quero um Orçamento

Que tipo de publicação pode receber DOI?

Com o depósito de DOI você cria um caminho único e permanente para os seus trabalhos serem encontrados facilmente.

O código DOI é único e pode ser usado para todas as formas de publicação científica, como trabalhos publicados em anais de eventos, artigos de revistas científicas e até mesmo preprints. Mas não se preocupe, a Crossref (entidade internacional responsável pelo registro de DOI para ciência) mantém uma infraestrutura que vincula os DOIs de preprints com os dos possíveis artigos científicos revisados por pares, indicando qual é a primeira versão para não confundir os pesquisadores.

No Brasil, o Galoá foi a primeira empresa credenciada como Sponsoring Publisher da Crossref e autorizada a fazer o depósito de DOI. Nós também podemos criar um prefixo próprio para os seus anais de evento, repositório ou periódico científico, entre outros serviços.

Quero um Orçamento

Como é composto um código DOI?

Todo código DOI é composto por duas partes:

1 - O número antes da barra é chamado de Prefixo e identifica a instituição ou empresa responsável pelo depósito do DOI, caso você deseje, com o Galoá você pode ter um prefixo próprio.
10.17648 / galoa-cbee-6-30197
2 - O número após a barra é um Identificador único do documento em si, definido pelo depositante.

Qual prefixo devo usar no DOI?

Prefixo Próprio

ADQUIRIR UM PREFIXO PRÓPRIO

Se você pretende sempre depositar DOI nas suas próximas publicações, a melhor opção é criar um prefixo próprio para sua instituição, evento científico ou periódico. Isso também valorizará sua marca no meio científico e lhe dará direito a voto nos debates da Crossref.

Quero criar um Prefixo Próprio
Prefixo do Galoá

USAR UM PREFIXO EXISTENTE

Se você pretende depositar DOI poucas vezes ou procura a forma mais rápida e econômica para começar a depositar DOI para o seu periódico ou evento científico, a melhor opção é utilizar um dos prefixos pré-existentes do Galoá.

Quero utilizar um Prefixo Galoá

Qual é o processo para depositar DOI?

É muito fácil! Converse com a nossa equipe especializada e tenha rapidamente os seu códigos. Vamos avaliar sua demanda e:

1 - Definir com você se a melhor opção será utilizar um prefixo próprio ou o prefixo Galoá.
2 - Você escolhe qual dos padrões apresentados de sufixo você deseja utilizar.
3 - Pronto! Após a escolha, os DOIs de suas publicações serão depositados em até 48 horas.
Quero depositar doi

Quais são as outras vantagens em depositar DOI em publicações científicas?

1

Você pode contabilizar citações com mais precisão

O código DOI é único e evita duplicação de textos, isso assegura que você tenha mais controle sobre as citações e métricas alternativas das suas publicações científicas.

Além de estar sempre online, com o depósito de DOI em seus trabalhos e artigos científicos você armazena metadados sobre os autores e instituições financiadoras, o que assegura os direitos autorais e uma busca rápida, além de fornecer mais controle do número de citação e demais métricas complementares.

Isso é possível porque o DOI pode ser usado como URL, facilitando o compartilhamento nas redes sociais e a contabilização mais precisa de ferramentas de métricas alternativas, como o Altmetric, ImpactStory, entre outros.

Outro ponto positivo do código DOI ser usado como URL é a inclusão do web endereço da publicação nas referências de novos artigos científicos, ganhando mais visibilidade acadêmica com o acesso direto de novos pesquisadores.

Quero um orçamento
2

Você pode Integrar seus trabalhos facilmente nos currículos acadêmicos

O código DOI certifica que as suas publicações realmente existem e por isso é aceitos na plataforma Lattes e ORCID.

O depósito de DOI em publicações científicas é internacionalmente reconhecido, por isso que os principais currículos acadêmicos aceitam a inclusão deles nas publicações científicas como legitimação de que eles existem.

Isso garante que qualquer pessoa encontre rapidamente os seus artigos, trabalhos apresentados em eventos científicos ou demais publicações cientificas ao acessar o seu currículo acadêmico. (saiba como incluir o DOI no currículo Lattes).

Quero um orçamento

Orçamento sem compromisso