Universidade da Califórnia anuncia política de Acesso Aberto

A Universidade da Califórnia (UC) determinou que todos os artigos produzidos a partir de 26 de outubro na universidade estejam disponíveis como Acesso Aberto ao público.

Com dez campi (incluindo o respeitadíssimo campus de Berkeley) e duzentos mil funcionários, UC é responsável por 2% da produção científica mundial. Todos os trabalhos produzidos a partir da data do anúncio da nova política podem ser depositados pelos autores pelos sistema de Acesso Aberto da Universidade. No caso do autor querer publicar com uma revista que exige exclusividade, exceções podem ser feitas na política.

Esta é uma grande notícia para o movimento de acesso aberto; a Universidade da Califórnia certamente não é a primeira universidade a promover esse modelo, mas é uma das maiores a fazê-lo.

Publique papers de Acesso Aberto com o Galoá

Aqui no Galoá, nós acreditamos na Ciência aberta e já ajudamos vários congressos e periódicos publicarem seus artigos no modelo acesso aberto, como por exemplo:

Além disso, o Galoá é entidade parceira da Crossref para emissão de DOI no Brasil, o que garante que seja fácil distribuir e citar os seus artigos.

E você? O que acha dos desafios, vantagens e desvantagens do acesso aberto? Deixe seu comentário abaixo!

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!