O que é DOI? Como conseguir um prefixo Crossref?

O que é DOI? Como conseguir um prefixo Crossref?

O DOI (Digital Object Identifier) é a sigla em inglês para “Identificador Digital de Objetos” usado para diferentes publicações científicas.

Ele não é um número, mas sim um código alfanumérico individual que ao ser depositado nos seus trabalhos ou artigos científicos garante que eles estejam sempre disponíveis para consultas.

Com o DOI, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá encontrar facilmente e sempre acessar seus trabalhos, aumentando a visibilidade de sua produção. Ou seja, mesmo que a URL do periódico científico, plataforma de anais de eventos ou site seja alterada, os trabalhos não se perdem porque estão seguros com link único e permanente, o que também evita duplicações do texto em outros sites e acelera o processo de checagem e contagem de citações.

Que tipo de publicação pode receber DOI?

Com o depósito de DOI você cria um caminho único e permanente para os seus trabalhos serem encontrados facilmente.

O código DOI é único e pode ser usado para todas as formas de publicação científica, como trabalhos publicados em anais de eventos, artigos de revistas científicas e até mesmo preprints. Mas não se preocupe, a Crossref (entidade internacional responsável pelo registro de DOI para ciência) mantém uma infraestrutura que vincula os DOIs de preprints com os dos possíveis artigos científicos revisados por pares, indicando qual é a primeira versão para não confundir os pesquisadores.

No Brasil, o Galoá foi a primeira empresa credenciada como Sponsoring Publisher da Crossref e autorizada a fazer o depósito de DOI. Nós também podemos criar um prefixo próprio para os seus anais de evento, repositório ou periódico científico, entre outros serviços.

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.