Novidades na CrossRef, fique por dentro do que mudou!

O Crossref é uma fundação internacional, formada por editoras, empresas e instituições científicas, que tem como objetivo a criação de sistemas para catalogar adequadamente as publicações científicas, facilitar as referências e garantir a interoperabilidade entre os sistemas das entidades associadas (ou seja, garantir que os sistemas consigam conversar entre si).

A iniciativa mais conhecida da Crossref é o DOI, ou Digital Object Identifier. É um código que é emitido para os trabalhos científicos publicados na Internet ou em revistas. De posse do código de um artigo, qualquer pessoa pode consultar todos os metadados (informações de autor, dados bibliográficos) e ter ter um link para onde ter acesso ao texto completo do trabalho. 

A novidade é que no começo do mês a Crossref anunciou uma série de mudanças em serviços super famosos como o CrossCheck, além de mostrar um novo nome e marca.

Como Sponsoring Publisher da Crossref no Brasil preparamos esse artigo para divulgar essas mudanças junto à comunidade científica brasileira.

Agora, Crossref se escreve com o R em minúsculo

Depois de 15 anos utilizando a grafia da marca CrossRef com o R em maiúsculo, a Crossref decidiu adotar um formato mais natural de ortografia da própria marca e escrever seu nome com o r em minúsculo.

Nova logomarca da Crossref

A principal mudança visual da Crossref foi a mudança de seu logo. Agora o logo é flat e muito mais elegante, segue:

Não se esqueça: caso você use a logomarca antiga da Crossref no site do seu periódico, é necessário atualizá-la para a nova versão.

Comparação entre a nova marca do Crossref e a antiga

Mudança nos nomes dos serviços da Crossref

Uma das mudanças que pode causar mais confusão para o público científico é a mudança no nome dos serviços prestados pela Crossref:

Crossref Content Registration é o serviço principal da Crossref, onde editores publicam o conteúdo e efetuam o depósito de DOI.

Similarity Check é o novo nome para o CrossCheck, uma ferramenta para identificar automaticamente suspeitas de casos de plágio. Além disso, o logo do serviço agora segue a identidade visual padrão da Crossref

Open Funder Registry, é o novo nome para o FundRef Registry, um banco de dados de instituições de fomento.

Além disso, serviços antes de beta da Crossref agora receberam um release oficial, são eles:

  • Metadata API, uma API aberta para consultar metadados de DOIs depositados;
  • Metadata Search, uma ferramenta para busca de artigos indexados;
  • Cited-by Linking, uma ferramenta para busca de citações em artigos indexados;

Caso você precise de ajuda para atualizar sua revista ou periódico devido a essas mudanças, ou deseja conhecer mais sobre os serviços relacionados à Crossref, entre em contato com nossa equipe.

Leia mais:

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.