Nomes de citação de autores: tratando da maneira certa

ABNT, Chicago, APA… Existem vários padrões de nomes de citação, mais do que o suficiente para a gente se perder.

Quanto mais organizados os nomes de citação são cadastrados durante a submissão de trabalhos, melhor para a organização, pois fica mais fácil preparar a edição dos cadernos de resumo e dos anais e proceedings do evento.

Pensando nisso, e para facilitar a vida do organizador do evento e do autor, o Galoá lançou a nova feature de Nomes de Citação. É simples: antes de começar o evento, você escolhe um padrão de nome de citação que deseja usar: ABNT, Chicago, APA, IEEE… ou define um padrão próprio para usar. Quando o autor estiver preenchendo o seu nome ou o de um de seus co-autores, o sistema de submissão de trabalhos do Galoá vai lhe sugerir automaticamente um nome de citação.

Veja só!

Nova feature Galoá lhe sugere automaticamente um nome de citação.

Não gosta de ABNT? Quer inventar o seu próprio formato de nome de citações? Isso você também pode!

Veja como configuramos para:

  • Primeiro nome capitalizado apenas na primeira letra
  • Nomes do meio apenas como iniciais
  • Último sobrenome em maiúsculas:
Confira como funciona a nova feature Galoá que facilita as citações em trabalhos acadêmicos.

É ótimo, não é?

Por que existem tantos padrões de nomes de citação?

Existe uma piada na computação que diz que “a vantagem de existirem vários padrões é que você pode escolher qual você prefere…

Os vários padrões de citação na verdade têm origem nas principais casas de publicação, como a Nature (Bohr, N.), ou em sociedades científicas como a American Sociological Association (Bohr, Niels) e a Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE (N. Bohr).

No Brasil, costumamos usar a ABNT (BOHR, N.), padrão definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, mas muitas vezes outros padrões são usados, especialmente em eventos internacionais.

Por que usar o Galoá para a submissão de trabalhos?

A submissão de trabalhos muitas vezes é tratada como algo tangencial na organização de um congresso, mas nós no Galoá acreditamos que o sistema de submissão de trabalhos é na verdade um pilar central para o evento. Afinal, estamos nos congressos e conferências para discutir ciência, não é?

Nós investimos em diversas facilidades no sistema de organização do evento, desde garantir que os nomes de citação e instituições estejam cadastrados corretamente até ferramentas automatizadas para distribuir de maneira inteligente e automática os trabalhos para os pareceristas.

Venha organizar seu evento com a gente!

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.