Entre os dias 05 e 09 de agosto de 2012, a cidade de Foz do Iguaçu, no sul do Brasil se transformou na capital mundial da ciência e tecnologia de alimentos. Essa foi a primeira vez que um país latino-americano sediou um evento deste setor com mais de 3000 participantes, de todos os continentes.
O 16° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IUFoST, teve como tema principal a segurança de alimentos processados pela indústria. Com o objetivo de promover oportunidades de cooperação internacional, troca de informações e discussões entre cientistas e especialistas de alimentos de todo o mundo.
A presidente do IUFoST 2012, Glaucia Pastore, frisou ao longo do evento a potencialidade da ciência e tecnologia que se pratica em toda a América Latina, a produção crescente de alimentos in-natura ou industrializados.
Sobre a constantes ações do IUFoST no setor, a presidente do comite científico Delia Rodriguez-Amaya declarou: “Tem que haver continuidade com todas as atividades do IUFoST se realmente queremos para combater os problemas do mundo, temos de continuar a trabalhar continuamente e harmoniosamente”.
Um dos principais focos da 16ª edição do evento foi o envolvimento de jovens cientistas e estudantes. Ter a oportunidade de falar com alguns destes jovens profissionais é importante a entendimento da organização do Congresso Mundial. Com essa visão, contemplou-se durante o evento, as apresentações do Prêmio Jovem Cientista. Destaque para brasileira, Profa. Dra. Fernanda Maria Vanin, que foi uma pesquisadora entre os premiados.
Além desse prêmio, o IUFoST e jurados de representatividade internacional tiveram o prazer de anunciar ao longo do evento, os vencedores do Prêmio Global da Indústria de Alimentos.
Com isso, o programa científico foi composto de modo abrangente, cobrindo pontos-chave na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, dentre eixos temáticos como: processamentos, análise, engenharia e microbiologia de alimentos, biotecnologia alimentar, e nanotecnologia.
IUFoST refletiu a importância da ciência e tecnologia de alimentos para o mundo, com mais de 47 países representados, mais de 2800 trabalhos científicos inscritos no congresso, e depoimentos como o do Michael Knowles, vice-presidente mundial da Coca-cola: “A ciência e tecnologia de alimentos transformou-se com as significativas mudanças globais, inclusive econômicas, que marcaram a última década”.
Para guardar os registros de memória deste evento, o Galoá está disponibilizando o Proceedings IUFoST-2012. Nele você pode consultar os trabalhos apresentados durante o congresso, classificados pela categoria de apresentação, e por tema, de forma simples e prática.