Chopp comCiência: Dinossauros brasileiros na ficção

Eventos científicos, submissão de artigos, editoração do novo fascículo de um periódico, correção de dissertações e teses entre tantas outras atividades facilitam muito a nossa comunicação entre nossos colegas, ainda mais em rotinas com prazos tão apertados como a de nós, pesquisadores, mas será que só isso basta para aguçar nossa mente e quem sabe até ter mais ideias que nos ajudem em nossas pesquisas?

Já deu para perceber que o post de hoje vai ser um pouco diferente do que costumamos publicar, não? É que nós, do Galoá, frequentamos pela primeira vez o evento quinzenal “Chopp comCiência”, que ocorre em Barão Geraldo, distrito de Campinas no interior de São Paulo. A proposta do evento é quebrar essa visão do pesquisador “dentro dos muros da academia” e levá-lo para discutir suas pesquisas de uma forma bem descontraída com não-especialistas da área, sem power point e (como o nome sugere) com uma boa caneca de chopp na mão.

Se pararmos para lembrar como era o diálogo entre os cientistas antes do advento da “Philosophical Transactions” em 1665, da inglesa Royal Society e pioneira entre as revistas científicas, além das tradicionais cartas e reuniões científicas os bares e cafés eram frequentes pontos de encontros e debates dos pesquisadores. Por que não voltar com essa tradição e ainda aumentar o público interessado em diferentes temas científicos?

Na edição de ontem (30 de agosto de 2016), fomos discutir sobre os dinossauros brasileiros na ficção, bate-papo mediado por Tito Aureliano e Aline Ghilardi, que além de pesquisarem sobre paleontologia no Brasil, desenvolvem vários projetos de divulgação científica sobre a temática, como o blog Colecionadores de Ossos, que também tem um canal no YouTubePaleoartejogo de tabuleiro e recentemente o lançamento de um livro de ficção científica “Realidade Oculta” de Tito Aureliano.

O encontro rendeu uma boa conversa informal sobre como os dinossauros são retratados nos filmes e literatura, o que tem de diferente entre os fósseis encontrados no Brasil com os que popularmente conhecemos, curiosidades sobre o trabalho nos sítios paleontológicos, além da críticas sobre a ausência de políticas assertivas para possibilitar o crescimento do campo de pesquisa e dos problemas enfrentados pela paleontologia no Brasil, como o tráfico e destruição de fósseis.

Livro: Realidade Oculta

Um dos destaques do encontro foi entender a construção da narrativa “Realidade Oculta”, lançamento de Tito Aureliano. A ficção científica retrata com bastante fidelidade as pesquisas paleontológicas brasileiras, benefício de ter uma história escrita por um pesquisador da área, por isso que na conversa o casal já adiantou para esquecermos a imagem fantasiosa de dinossauros dos cinemas, porque o que vamos encontrar no livro são as criaturas brasileiras, pouco retratadas nas mídias populares, mas nem por isso menos atraentes.

A premissa do livro pode fisgar até mesmo os não amantes de ficção científica (como eu). A história começa com a descoberta do diário de uma senhora do século XIX em um antigo manicômio contando curiosas aventuras de uma acidental “viagem no tempo” por um grupo de pesquisadores até o Período Cretáceo, quando e onde eles tentam encontrar uma forma de retornarem para a realidade que viviam utilizando, claro, a ciência a seu favor. A história carregada de suspense mostra com ilustrações os desafios para sobreviver com dinossauros, pterossauros e outras ameaças do período. Mas…. Será que a história dessa senhora é verdadeira ou só mais uma das alucinações da paciente internada no manicômio? O que aconteceu com o grupo de pesquisadores? Dúvidas instigadas por Tito e Aline para desvendarmos no livro.

Além de relaxar com um bom chopp, a experiência foi ótima e estimulante para conhecermos e discutirmos outras áreas científicas. Ficou interessado nos encontros do Chopp comCiência também? Eles ocorrem no Echos Studio Bar, com entrada gratuita, normalmente nas terças feiras, confira a programação.

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!

1 comentário em “Chopp comCiência: Dinossauros brasileiros na ficção”

Os comentários estão encerrado.