PDPETRO e Proceedings Galoá, modernizando para ampliar a disseminação e visibilidade científica

Indo além, a Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) inovou com a publicação de mais de 300 produções científicas junto ao maior indexador de anais do Brasil, o Galoá Proceedings!

A 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO foi realizada entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a ABPG e teve como tema principal “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição Energética”. Com mais de 800 autores, e uma comunidade bastante ativa, ter os anais publicados rapidamente e permitir que o evento continue vivo com as discussões é uma novidade e tanto para o Congresso e que foi possível com a parceria Galoá.

Conversamos com o professor Pedro Tupã Pandava Aum, presidente da 11ª edição, que nos contou um pouco sobre como foi a experiência da nossa parceria e a utilização do Galoá Proceedings. O professor relata que nos conheceu de eventos anteriores que havia participado e que a nossa interface chamou sua atenção por conta da modernidade e praticidade, motivos esses pelos quais escolheu a nossa plataforma para a indexação dos anais da 11ª edição do congresso.

Nos anais das edições anteriores não era possível realizar buscas pelo conteúdo e autores, o que dificultava a assertividade na interação com as publicações, bem como a visibilidade para as incríveis produções científicas e seus pesquisadores. Com a indexação junto ao Galoá Proceedings trouxemos um formato novo para os anais.

Contamos com o buscador mais rápido e interativo, que permite encontrar resultados em tempo real, basta ir digitando que o sistema já vai realizando a filtragem. Além de autores e títulos, também conectamos buscas por palavras-chave, instituições e metadados do resumo, o que potencializa essa informação para ser encontrada facilmente na web. Essas ferramentas de filtros e organização dos trabalhos facilitam a navegação e visualização, o que foi um grande destaque de acordo com o professor. 

A indexação com DOI pela primeira vez para os anais do PDPETRO também foi uma conquista especial na jornada do Congresso. Os trabalhos agora possuem um impacto diferenciado e os autores conseguem citar facilmente suas publicações, promovendo maior acesso e interação junto à quaisquer pessoas interessadas.

Um outro ponto alto apontado pelo professor como diferencial foi a agilidade e praticidade na concatenação das informações. Sabemos que a importação de dados e migração de bancos é algo bastante delicado, e realizamos diversos procedimentos para garantir a consistência das informações.

Esse zelo e rigor são registros bastante fortes em nossas premissas pois sabemos da importância em ter qualidade e veracidade nos dados para termos robustez na ciência, e por isso trabalhamos com o processo de validação inclusive pelos autores, que podem contar com nosso suporte para eventuais ajustes e atualizações.

Agradecemos a conversa com o professor Pedro Tupã Pandava Aum, o seu feedback demonstrou que a parceria foi extremamente positiva, sendo que os objetivos do congresso foram superados e seguimos caminhando juntos para um mundo melhor com mais ciência e acessibilidade!

Procurando como ter mais impacto dos trabalhos apresentados no seu evento e visibilidade de seus pesquisadores? Converse e indexe conosco!

Leia mais

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!