Eventos

"Workshop em Espectrometria Atômica" ocorrerá em março na PUC-Rio

O Workshop em Espectrometria Atômica (WEA) ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e é considerado o curso pré-simpósio do 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry, evento bienal agendado para ocorrer do dia 2 a 7 de abril de 2017 em Vitória, no Espírito Santo.

Isso significa que os inscritos no 14h Rio Symposium que são estudantes terão participação gratuita no workshop. Já os inscritos que são profissionais ou os interessados que não se inscreveram no simpósio devem pagar uma taxa de R$100,00.

Outra diferença para se atentar é que o workshop não ocorrerá no Espírito Santo, mas sim na cidade do Rio de Janeiro, pois ele está sendo realizado pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Segundo a coordenadora do curso pré-simpósio, Tatiana Saint’Pierre, o WEA foi criado pelo Departamento de Química da PUC-Rio, com o Prof. Reinaldo Calixto Campos, e sempre teve participações internacionais:

“Nesta edição, o VII WEA se dedicará principalmente na espectrometria atômica aplicada a análises ambientais, com palestras de professores do estado do Rio de Janeiro com experiência nessa área e da professora Maria Luisa Fernandez Sanchez, da Universidad de Oviedo, Espanha. A professora Maria Luisa faz pesquisa na área de especiação no grupo do professor Alfredo Sanz-Medel, já aposentado, e tem um histórico de parceria com o Brasil, por meio do programa Professor Visitante, coordenado pelo professor Ricardo Santelli, da UFRJ.” -  Prof. Dra. Tatiana Saint’Pierre, PUC-Rio.

As atividades do curso pré-simpósio estão previstas para ocorrer na sala de reuniões do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

Faça a sua inscrição o quanto antes no site SGU da PUC-Rio para garantir a sua vaga.

Mais informações sobre o evento com: Tatiana Dillenburg Saint’Pierre, Coordenadora do VII WEA / Pre-symposium course e Decanato do CTC da PUC-Rio. (tatispierre@puc-rio.br)

Programação: WEA 2017

O evento ocorrerá das 9h até Às 17h nos dias 30 e 31 de março de 2017, a sala de reuniões do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, que se localiza no 12º andar do prédio Cardeal Leme, na Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro.

 Confira a seguir a programação:

 

30/03/2017

09h Recebimento de material + abertura
09h15  Espectrometria atômica aplicada à análise de amostras ambientais com Tatiana Saint’Pierre da PUC-Rio
10h Determinação da composição química do material particulado da região metropolitana do Rio de Janeiro e suas potenciais origens com José Marcus Godoy da PUC-Rio
11h Algumas Aplicações da Espectrometria Atômica: Ambientais, em Nutrição e em Saúde Humana com Ricardo E. Santelli da UFRJ
12h Intervalo
13h30 Análise direta de amostras sólidas por espectrometria atômica com Fábio G. Lepri da UFF
14h30 Espectrometria atômica aplicada à análise de amostras de particulado atmosférico com Alex R. H. de la Cruz da PUC-Rio
15h30 Coffee break
15h45 Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana Saint’Pierre da PUC-Rio

 

31/03/2017

09h  Espectrometria de fluorescência de raios-X na análise de petróleo: Determinação de cloro com Ricardo Q. Aucélio da PUC-Rio
10h Coffee break
10h30 Técnicas híbridas para análisis de especiación elemental com Maria Luisa F. Sanches da Universidad de Oviedo
12h Intervalo
13h30 Quantificação de espécies organometálicas em matrizes orgânicas por HPLC-ICPMS com Christiane B. Duyck da UFF
14h30 Aplicación del análisis por dilución isotópica a la especiación elemental com Maria Luisa F. Sanches da Universidad de Oviedo
15h30 Coffee break
15h45 Visita aos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio com Tatiana Saint’Pierre da PUC-Rio

 

Leia mais: