Aplicativos para Eventos

Vale a pena usar o Galoa App? Congressistas do 21º SIBEE respondem!

Em abril de 2017 aconteceu a vigésima primeira edição do Simpósio Internacional de Eletroquímica e Eletroanalítica (SIBEE) em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. O evento, já bem estabelecido na área, contou pela primeira vez com um aplicativo para smartphones exclusivo, desenvolvido pelo Galoá especialmente para o 21º SIBEE.

Com o objetivo de estudar a reação do público perante a introdução de uma nova tecnologia em um evento tradicional, realizamos uma pesquisa de opinião voluntária com usuários do app para descobrir o que mais agradou, além de sugestões de melhorias para a próxima edição.

Por dentro do SIBEE app

O aplicativo forneceu aos participantes um leque de ferramentas e novas formas de integração com o simpósio. Por exemplo, a agenda possibilitou que os simposistas marcassem em seu calendário todas as atividades de interesse, presentes na programação digital, para que fossem comunicados de seu início e localização.

Também foi possível buscar os trabalhos pelo nome do autor, título ou eixo temático disponíveis offline, ao encontrar um resumo interessante o usuário pode favoritar o trabalho para acessá-lo rapidamente mais tarde. Outra vantagem do aplicativo foi permitir que os participantes conectados a internet recebessem notícias e notificações sobre o evento em tempo real, mantendo-se informados do que estava ocorrendo.

Avaliações dos usuários

Um dos nossos questionamentos para os usuários foi sobre a frequência com que eles utilizaram o aplicativo durante a semana do SIBEE, visto que foi a primeira edição que o evento utilizou a ferramenta. Os resultados foram positivos, apresentando que 63% dos entrevistados utilizaram o app durante os 5 dias do evento.

gráfico sibee app

Os participantes também indicaram quais ferramentas eles mais utilizaram, sendo que as cinco funções mais relevantes do app, na opinião dos simposistas, ficaram nas seguintes colocações:

  1. Programação Digital
  2. Busca de Resumos
  3. Lista de trabalhos favoritos
  4. Agenda personalizada
  5. Últimas notícias

Vale ressaltar que a colaboração da organização do SIBEE na divulgação do aplicativo foi muito importante para sua adesão entre os  participantes, como nos contou o químico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Carlos M. Huitle, presidente da comissão organizadora do evento:

“Uma iniciativa que tive durante as atividades sociais e que  trouxe muito resultado, foi me aproximar dos pequenos grupos  e fazer um tutorial sobre o aplicativo. Era uma apresentação rápida, perguntávamos se eles estavam usando o aplicativo, falávamos de algumas funções, como a localização das salas, o agendamento das apresentações, fotografias e informações dos palestrantes mais importantes, a abertura dos resumos em pdf, etc. Isso também incentivou o uso do aplicativo.” - Prof. Dr. Carlos M. Huitle (UFRN), comissão organizadora do 21º SIBEE.

Outros quesitos técnicos do app avaliados pelos usuários foram: design, desempenho e relevância (o app foi útil durante o evento?). Pedimos para que os participantes dessem uma nota de 0 a 10 para cada das categorias, e a médias das notas alcançadas foram:

nota sibee app

Finalmente perguntamos aos usuários como eles classificam o aplicativo e sua experiência (de 0 a 5 estrelas), sendo que o app do SIBEE recebeu a incrível avaliação de 4 estrelas na primeira edição que foi implementado.

Comentários sobre o app SIBEE

O 21º SIBEE foi a primeira edição a utilizar um aplicativo para smartphones e substituir a programação impressa do evento, por isso já era esperado que houvesse um período de adaptação dos palestrantes e congressistas com app. Mesmo assim, percebemos que a recepção do público foi muito positiva, como eles mesmo relataram:

“Foi bem bacana, uma vez que o evento não disponibilizou a programação impressa, consegui me organizar com os horários e as apresentações graças ao aplicativo.” - Valdeise Lemos, congressista do 21º SIBEE

“Fui muito útil para mim, pois possibilitou que eu acompanhasse as apresentações nas quais eu tinha mais interesse sem me perder.” - Nathalia Almeida Leite da Silva, congressista do 21º SIBEE

“Do meu ponto de vista, [o aplicativo] atingiu bastante as expectativas. Foi muito bom e, de fato, interessante o uso dele, já que foi bastante fácil o manuseio e utilidade.” - Pof. Carlos M. Huitle (UFRN), comissão organizadora do 21º SIBEE.

Ao organizar um evento, faz-se necessário ter em mente o estilo de vida e hábitos do seu público.

Em um mundo conectado como hoje, é muito difícil encontrar alguém do meio acadêmico que não possua um smartphone, seja para trabalho ou mesmo lazer. Dessa forma, ao optar por ter um aplicativo para seu congresso, a organização está ampliando as formas de interagir com seu público.

Os aplicativos desenvolvidos pelo Galoá são feitos sob-medida de acordo com as necessidades de cada evento, como no caso do SIBEE, onde não era possível adicionar imagens nos resumos de trabalhos sem comprometer o desempenho do app. A solução encontrada foi adicionar um link que permitia os usuários acessarem o pdf do trabalho completo com as imagens.

“Esse crescimento do aplicativo, mostrando no display o resumo sem imagem, para poder colocar o link e permitir baixar o pdf no celular foi um crescimento muito bom para o aplicativo. Foi aquela função que eu mais adorei.” - Prof. Dr. Carlos M. Huitle (UFRN), comissão organizadora do 21º SIBEE.

Finalmente, o presidente da comissão organizadora do 21º SIBEE conta porque eles escolheram o aplicativo e outras soluções do Galoá como a publicação dos anais do evento no Galoá Proceedings Indexados:

“O evento foi organizado com muito carinho para que os participantes se sentissem acolhidos pela cidade e pela comissão organizadora. Visando isso, selecionamos o Galoá, bem como o uso do aplicativo como uma ferramenta inovadora, para deixar marca no proceedings e continuar usando essa ferramenta para nos aderir nas atividades de meio ambiente, assim, também economizamos o uso de papel e tinta ao usar nosso celular, que é um item de vida cotidiana.” - Carlos M. Huitle, comissão organizadora do 21º SIBEE

 

Conheça mais sobre os benefícios do app do Galoá e a opinião de outros clientes:

Tenha um aplicativo para seu evento!

Converse com a nossa equipe e faça um orçamento sem compromisso!

"Estou muito feliz por estarmos trazendo essa inovação para o COBEQ, o tempo corre e temos que usar as tecnologias para facilitar a vida e economizar tempo e dinheiro, carregando no congresso apenas seu crachá e celular e não mais o peso dos resumos e trabalhos." - Prof. Dra. Diana Azevedo (UFC)