Eventos

Trabalho, felicidade e segurança energética no Pint of Science

No terceiro dia do festival Pint of Science 2017 em Campinas, o Echos Bar recebeu o economista e pesquisador Fernando Nogueira, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE Unicamp), e José Dilcio Rocha, engenheiro químico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professor de agronegócios na Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

O local estava lotado de pessoas interessadas em ouvir um pouco mais sobre economia da felicidade e a questão energética, que eram os temas da vez na nossa conversa de bar.

Quem iniciou o papo foi o professor Fernando Nogueira, que apresentou suas ideias sobre a economia da felicidade na palestra intitulada "Trabalhar para produzir ou produzir para trabalhar? Felicidade se produz?”. Ele explicou o que é esse ramo da ciência econômica que estuda o bem estar e satisfação dos agentes econômicos, utilizando-se de conceitos também da sociologia e a psicologia.

Para isso, Nogueira falou dos "cinco C's da classe C" (Carro, Casa, Casar, Criar Filhos, Consumir) como motores para a ascensão social e o consumo conspícuo como ilusão de felicidade. Ilusão porque o economista defendeu que a busca por uma vida sempre feliz não existe, sendo que o importante seria termos todos boas condições de vida para desfrutar dos momentos pontuais de alegria e felicidade.

Já na conversa sobre "A Energia que vem do Sol e da Lua", o engenheiro químico José Dilcio, discutiu sobre energia, segurança energética e fontes de energia renováveis e não-renováveis como o bioetanol.

Rocha proporcionou uma conversa bastante lúdica, uma vez que na ausência da possibilidade de projetar imagens, ele levou pequenas amostras das fontes de energia sobre as quais falava para mostrar para as pessoas presentes. No final, público e palestrantes se engajaram num debate animado sobre modelos de consumo sustentáveis, reciclagem e reuso de materiais.

Participar do Pint of Science 2017 foi uma experiência incrível e oportunidade de discutir ciência no dia-dia de maneira descontraída e, ainda assim, reflexiva.

Quem perdeu, não se preocupe que a nossa equipe fez a cobertura de alguns outros eventos, confira aqui: