Aplicativos para Eventos

TOP 20: Conheça os trabalhos mais acessados pelo app durante o COBEQ 2016

Este ano o Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) inovou com um aplicativo para smartphone e tablet desenvolvido pelo Galoá. Ele trouxe muitas vantagens para o evento como a rápida comunicação entre a organização com seus congressistas, conforme explica Diana Azevedo, presidente do COBEQ 2016 e engenheira química da Universidade Federal do Ceará (UFC):

“O que nos motivou a investir em um aplicativo móvel foi a amplitude do evento. Nós temos um congresso que está quase chegando às proporções de congressos internacionais de engenharia química, onde essa ferramenta já é utilizada. Fora que em um congresso ocorrem várias atividades em paralelo e, com o aplicativo, o participante pode se organizar apenas com o seu crachá e com o seu celular, sem precisar carregar peso ou grandes livros de resumos, como costumava acontecer até pouco tempo atrás. Sendo muito sincera, a primeira coisa que me chamou atenção no aplicativo foi essa possibilidade do congressista poder consultar um trabalho que lhe interessa ou colocar na agenda qual vai participar na palma da sua mão.” - Diana Azevedo, UFC.

Outra novidade que o aplicativo trouxe no momento do COBEQ foi a elaboração de uma agenda personalizada, na qual cada participante poderia adicionar quais atividades tinha interesse para ser notificado com antecedência.

Com a ferramenta, foi possível além de acessar todos os trabalhos do evento, favoritar e compartilhar nas redes sociais ou por e-mail os resumos para que mais pessoas tivessem acesso aos debates da edição. O melhor é que com o aplicativo é possível medir quais trabalhos despertaram mais atenção e foram os mais acessados. Confira a seguir.

 TOP 20 de trabalhos mais acessados pelo aplicativo durante o COBEQ 2016

1 Avaliação da cinética de biorremediação de benzeno em água através da Pseudomona aeruginosa
2 Estimativa de propriedades termodinâmicas de ácidos graxos
3 Produção de gás de síntese a partir da gaseificação de biomassas residuais
4 Análise Comparativa entre Biodiesel da Unidade Piloto da PUC-PR e Biodiesel Comercial
5 Análise da formação de hidrato de THF em sistema óleo dominante
6 Formulação de Água de Injeção para Recuperação Avançada do Petróleo
7 Modelagem de processos químicos e sistemas de controle como máquinas de estados finitos
8 Modelagem e Simulação de uma Célula de Combustível para Biomassa
9 Modelagem matemática do processo reativo e de separação do biodiesel
10 Pão enriquecido com farinha proteica de Barata cinérea
11 Espectroscopia de infravermelho próximo aplicava a petróleos brutos
12 Formulações de Hidromel com Laranja (Melomel de Laranja) – Fabricação e Análise de Qualidade
13 Avaliação fluidodinâmica e reacional de reatores de hidrotratamento de óleo diesel via CFD
14 Prospecção tecnológica em bioplásticos: Uma visão geral dos aspectos e impactos relevantes abordados em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
15 Simulação e análise de processos de captura de CO2 gerados em refinaria e usina temoelétrica de gás natural usando o método de absorção com MEA
16 Otimização da produção do biossurfactante ramnolipídeo produzido por Pseudomona aeruginosa
17 Estimativa via redes neuronais do poder calorífico superior de biomassas usando dados de análise imediata
18 Determinação Experimental do Calor Específico das Folhas de Erva-Mate
19 Estudo de equilíbrio da adsorção binária de íons prata e cobre em argila bentonítica
20 Produção de Biodiesel Utilizando Lipase Imobilizada com Suporte Oriundo de Material Lignocelulósico

Saiba mais sobre os trabalhos mais acessados

  1. Avaliação da cinética de biorremediação de benzeno em água através da Pseudomona aeruginosa: Muitas substâncias têm sido motivos de preocupação ambiental devido às suas propriedades poluentes e mutagênicas, como o benzeno, que mesmo em baixas concentrações provoca danos, como leucemia linfoide e a anemia apática. Pensando em alternativas para esse problema com custos operacionais menores, essa pesquisa avaliou o uso de biorremediação, que é uma técnica que utiliza grupos microbianos para degradar hidrocarbonetos. No caso, foi utilizada a biorremediação em água pela bactéria Pseudomona aeruginosa com resultados promissores.
  2. Estimativa de propriedades termodinâmicas de ácidos graxos: Com o crescimento de interesse sobre o biodiesel brasileiro, mais pesquisas sobre os ácidos graxos vêm surgindo. Mas essa se diferencia na busca da estimativa de pressão de saturação, entalpia de vaporização e volume molar de certos ácidos a fim de indicar qual modelo equacional seria mais preciso.
  3. Produção de gás de síntese a partir da gaseificação de biomassas residuais: A demanda por energia é crescente de forma global, sendo estimado um aumento de 56% de 2010 a 2040, segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Essa expectativa pressiona por alternativas no mercado, sendo a gaseificação de biomassas residuais um caminho. Esse foi o motivacional desta pesquisa que avaliou a gaseificação de resíduos do bagaço da maçã, borra de café, serragem e cevada. As análises apontam que o bagaço da maçã e a borra de café possuem biochar (componente rico em carbono) e foram mais reativos devido a suas composições químicas.
  4. Análise Comparativa entre Biodiesel da Unidade Piloto da PUC-PR e Biodiesel Comercial: Conforme apontado no trabalho anterior, a necessidade por alternativas para produção energética cresce, sendo importante a busca por diversos caminhos como o biodiesel. Segundo os autores, a unidade piloto de biodiesel da PUC-PR passa por otimização no processo e por isso necessidade de constantes comparações físico-químicas com o biodiesel comercial, demonstrando que constantemente há melhoria.
  5. Análise da formação de hidrato de THF em sistema óleo dominante: O trabalho se justifica devido à necessidade de pesquisas sobre a formação de hidratos em sistema óleo-dominante para aperfeiçoar a exploração de petróleo offshore (ou fora da costa), já que é perceptível sua formação em dutos de transporte de óleo. O sistema escolhido foca a análise com uso do tetrahidrofurano (THF).
  6. Formulação de Água de Injeção para Recuperação Avançada do Petróleo: Ainda falando sobre petróleo, esta pesquisa avalia as interações óleo/rocha/solução aquosa e sua interferência na extração de petróleo, demonstrando que água com baixa salinidade promoveu condições mais favoráveis para a recuperação do petróleo.
  7. Modelagem de processos químicos e sistemas de controle como máquinas de estados finitos: O trabalho discute sobre o desenvolvimento de metodologias simples para tradução automática de equações tradicionais de máquinas com a intenção de verificar se não há violação de propriedades especificadas, o que possibilitaria um equipamento com menos riscos de falhas.
  8. Modelagem e Simulação de uma Célula de Combustível para Biomassa: Diferente dos métodos tradicionais, que geram energia elétrica a partir da conversão do calor em energia mecânica, a célula de combustível transforma a energia química direto em energia elétrica e por isso é usada em diversos utensílios de nosso cotidiano, como carros. Essas células de combustível são separadas em diferentes grupos conforme seu tipo de eletrólito (condutor de energia), sendo analisado neste trabalho a alimentação por etanol em uma célula de combustível de membrana trocadora de prótons (PEMFC), por emitir menos poluentes, para aperfeiçoar a tecnologia.
  9. Modelagem matemática do processo reativo e de separação do biodiesel: O trabalho desenvolveu um modelo matemático que pode ser usado com o Microsoft Excel para simular de forma computacional o processo de produção e separação do biodiesel para minimizar custos.
  10. Pão enriquecido com farinha proteica de Barata cinérea: Os autores explicam que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de pão e por isso buscaram melhorar o alimento com farinha composta por Barata cinérea devido ao valor nutritivo de insetos comestíveis, como proteínas, ácidos graxos, sais minerais e vitaminas. O trabalho comparou o pão de farinha do inseto, com farinha integral e de trigo sobre as tecnologias empregadas, teor proteico e qualidade sensorial.
  11. Espectroscopia de infravermelho próximo aplicada a petróleos brutos: A produção petrolífera brasileira se concentra basicamente em exploração de reservatórios offshore em altas temperaturas, deixando o óleo com baixa viscosidade. No entanto, durante o transporte o óleo pode sofrer alteração de temperatura, o que permite a precipitação de parafinas (ou petróleo pesado), tornando o material de qualidade inferior ao petróleo leve. Assim, o trabalho foca na avaliação do tempo necessário para a remoção do histórico térmico em petróleo para que não existam núcleos de crescimentos de cristais parafínicos pré-existentes.
  12. Formulações de Hidromel com Laranja (Melomel de Laranja) – Fabricação e Análise de Qualidade: A bebida é um produto secundário na atividade apícola, mas os autores ressaltam que com as devidas pesquisas pode ser uma fonte de renda lucrativa para os produtores. Por isso, a pesquisa focou no acompanhamento da fabricação e análise de desempenho das leveduras do gênero Saccharomyces contendo diferentes níveis de suco de laranja e sua casca na composição para se ter mais produtividade e eficiência no produto final.
  13. Avaliação fluidodinâmica e reacional de reatores de hidrotratamento de óleo diesel via CFD: Um dos grandes problemas na produção de diesel tem sido o controle de enxofre em sua composição, por isso que normalmente se usa o reator de leito gotejante para diminuir o teor. Porém, os autores explicam que seu uso é limitado e não atinge o baixo teor exigido pelas legislações atuais, sendo o motivo pela análise de uso de outros arranjos de reatores.
  14. Prospecção tecnológica em bioplásticos: Uma visão geral dos aspectos e impactos relevantes abordados em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): O alto uso e desperdício de plásticos convencionais tem sido uma preocupação porque são produtos feitos a partir de fontes fósseis, sendo estimulada a produção de bioplásticos para minimizar possíveis impactos ambientais. Com esse panorama, os autores justificam uma prospecção tecnológica sobre o ciclo de vida do bioplástico tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social.
  15. Simulação e análise de processos de captura de CO2 gerados em refinaria e usina termelétrica de gás natural usando o método de absorção com MEA: Um dos protagonistas do aquecimento global é a alta concentração de dióxido de carbono, sendo necessário melhorar os processos de diversos ambientes de emissão. Essa pesquisa focou no uso de Monoetanolamina (MEA) para absorção de CO2, indicando uma redução  de 98% na simulação da refinaria e 88% para as termelétricas a gás natural, além de indicar a reutilização do dióxido de carbono armazenado.
  16. Otimização da produção do biossurfactante ramnolipídeo produzido por Pseudomona aeruginosa: Surfactantes são compostos anfifílicos (parte polár hidrofílica e parte apolar hidrofóbica) utilizada em diversos produtos, como detergentes e também na indústria petroquímica. No entanto, os surfactantes sintéticos são tóxicos e causam danos ambientais, sendo necessária a busca por biossurfactantes produzidos por microorganismos como de bacterias Pseudomona aeruginosa. Este estudo buscou a otimização desse biossurfactante com análises de influência do pH, temperatura, concentração inicial de glicerol e tempo de cultivo
  17. Estimativa via redes neuronais do poder calorífico superior de biomassas usando dados de análise imediata: A necessidade por fontes de energia renováveis movimenta as pesquisas para o tema, como este trabalho que busca estimar o poder calorífico superior de biomassas de forma mais simples e menos custoso, como as redes neurais artificiais (métodos computacionais de programação que imitam o cérebro humano).
  18. Determinação Experimental do Calor Específico das Folhas de Erva-Mate: A erva-mate é componente importante em bebidas populares no Brasil como o chimarrão ou chá de mate. No entanto, para o armazenamento das folhas trituradas a secagem é um processo importante, sendo o objetivo deste trabalho a determinação experimental de seu calor específico.
  19. Estudo de equilíbrio da adsorção binária de íons prata e cobre em argila bentonítica: A contaminação de meios aquáticos devido ao despejo sem tratamento ou com tratamento inadequado de metais tóxicos tem estado em alerta pelas agências reguladoras, sendo necessária a busca por alternativas, segundo os autores deste trabalho que utiliza o processo de adsorção (junção de moléculas de um fluído para uma superfície sólida) de prata e cobre em solução binárias de argila bentonítica Verde-lodo, indicando um equilíbrio favorável para ambos metais.
  20. Produção de Biodiesel Utilizando Lipase Imobilizada com Suporte Oriundo de Material Lignocelulósico: Segundos os autores do trabalho, o Brasil se destaca na produção de frutas frescas, com destaque ao nordeste, onde cresce o número de agroindústrias e consequentemente produção de resíduos. Essa biomassa pode ser utilizada como biodiesel, sendo assim, o estudo avalia o resíduo de abacaxi para imobilização de enzimas.

Esses foram os 20 trabalhos mais acessados pelo aplicativo durante o COBEQ 2016. Quer conhecer os outros da edição? Confira nos anais online do evento.