Anais e Proceedings

TOP 10: Os trabalhos mais visualizados do ENFE 2015 desde a sua publicação

A primeira edição do Encontro Nacional de Física Estatística (ENFE) ocorreu em novembro de 2015 e foi recepcionado por Vitória, capital do Espírito Santo. Desde então, os anais reunindo todos os trabalhos apresentados foram publicados na plataforma Galoá Proceedings.

A intenção do evento foi reunir os principais debates sobre física estatística, sistemas dinâmicos e complexidade. Apesar de pioneiro, o encontro trouxe palestrantes de renome internacional como Marcus Aguiar da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Katja Lindenberg da Universidade da Califórnia (EUA), Antonio Coniglio da Universidade de Nápoles Federico II (Itália), entre tantos outros que podem ser conferidos aqui.

Entre as apresentações, foram discutidos temas como fluidos quânticos e matéria condensada, além de física não-linear, mesma linha de debates dos 263 trabalhos apresentados (com resumos submetidos e reunidos nos anais em inglês) em 9 eixos temáticos diferentes (acesse os trabalhos por eixo aqui):

  • Fundamentos da mecânica estatística
  • Complexidade e tópicos interdisciplinares
  • Física biológica
  • Física não linear
  • Sistemas fora do equilíbrio
  • Fluidos quânticos e matéria condensada
  • Sistemas desordenados e vitrosos
  • Matéria mole
  • Outros

TOP 10: TRABALHOS MAIS VISUALIZADOS

Após mais de um ano de sua publicação, reunimos a seguir quais foram os 10 trabalhos mais visualizados do ENFE 2015:

1 A Langevin equation for a two-dimensional rotating fluid
2 A Lattice-Boltzmann Method for electrons in metals
3 Society Collapse through erroneous Annual Tax rates: Piketty Recipe
4 A Modern Approach to Computational Simulation of Phase Transitions
5 A Kinetic theory for nonlinear quantum transport in semiconductors
6 Efficient Wang-Landau Sampling for the Baxter-Wu Model
7 Instability of dewetting fronts in thin solid films
8 A random walk picture of basketball scoring and lead-change dynamics
9 A non-phenomenological model of competition and cooperation to explain population growth behaviors
10 A Monte Carlo Study of Entropy from Sound Spectra


Conhecendo rapidamente os trabalhos mais acessados:

  1. A Langevin equation for a two-dimensional rotating fluid: o resumo discute a equação de Langevin e sua atuação no comportamento dinâmico de variáveis. Dessa forma, ela pode ser utilizada no auxílio de diferentes problemas interdisciplinares, seja em questões na química, biologia, economia e também na linguística quantitativa.
  2. A Lattice-Boltzmann Method for electrons in metals: o trabalho discorre sobre uma derivação do Método de Lattice-Boltzmann (LBM) voltada funções de equilíbrio genéricas e sua aplicação na construção de um LBM capaz de descrever os elétrons numa superfície de Fermat.
  3. Society Collapse through erroneous Annual Tax rates: Piketty Recipe: o resumo discute a “receita de Thomas Piketty”, economista francês que supôs por uma previsível aceleração do colapso previsível de uma sociedade com taxas anuais de impostos erradas.
  4. A Modern Approach to Computational Simulation of Phase Transitions: a pesquisa discorre sobre modelos computacionais capazes de simular a transição e também apresenta uma introdução três métodos de Monte Carlo.
  5. A Kinetic theory for nonlinear quantum transport in semiconductors: como mencionado em trabalhos anteriores, métodos analíticos similares a de Boltzmann são importantes para física estática, mas não responde bem a questões envolvendo efeitos não lineares. Nesse contexto, se faz importante a discussão sobre “teorias cinéticas quânticas não-lineares”, como a deste resumo.
  6. Efficient Wang-Landau Sampling for the Baxter-Wu Model: a pesquisa busca melhorar a precisão da amostragem Wang-Landau pelo o modelo bidimensional Baxter-Wu de Spin-1/2 e Spin-1.
  7. Instability of dewetting fronts in thin solid films: o resumo discute o problema da anisotropia, característica de substância cristalizadas em que uma certa propriedade física varia segundo a direção de propagação, como a madeira, que se expande ou retrai segundo a umidade do ambiente. No caso da pesquisa, o foco é o efeito na remoção de água de filmes sólidos finos.
  8. A random walk picture of basketball scoring and lead-change dynamics: a pesquisa analisa os dados disponibilizados pela National Basketball Association (NBA) sobre as pontuações de um jogo na tentativa de compreender uma “quadro de caminhada aleatória” (random-walk) e entender a distribuição de tempos em que ocorre a liderança, a distribuição dos tempos em que a diferença de pontuação é máxima e a fração de tempo de jogo que uma equipe está liderando.
  9. A non-phenomenological model of competition and cooperation to explain population growth behaviors: a pesquisa é uma proposta de modelo não-fenomenológica de interações entre os indivíduos para explicar comportamentos de crescimento populacional, visto a ausência de modelos que respondem à conciliação entre competição e cooperação.
  10. A Monte Carlo Study of Entropy from Sound Spectra: o resumo discute a entropia de espectros de som, através do método Monte Carlo, de instrumentos de percussão, pois eles são considerados como “acidentalmente não-lineares” devido suas pequenas amplitudes de excitação.


Esses foram apenas os 10 trabalhos mais visualizados desde que os anais do ENFE 2015 foram publicados na plataforma Galoá. Quer conferir os outros trabalhos? É só buscar na nossa plataforma aqui.