Eventos

SLACA 2017 está com submissões de trabalho e inscrições abertas

O Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA) já está com data marcada, submissões de trabalhos e inscrições abertas para 2017. O evento bianual organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está em sua 12ª edição e desta vez será realizado no Expo Dom Pedro com data marcada de 05 a 08 de novembro deste ano.

O tema da atual edição é “A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação”, que busca abordar novas formas de produção de alimentos processados, aproveitamento de alimentos in natura além de relações entre os alimentos com saúde e bem estar, conforme explica a presidente da comissão organizadora do SLACA vinculada à Unicamp, Glaucia Pastore:

“A grande importância do Slaca é trazer o conhecimento de fronteira na Ciência de Alimentos e sua correlação com as demais áreas de nutrição, saúde, engenharia e processamento industrial. Neste evento abordaremos com profundidade as interações dos componentes dos alimentos com sede, bem estar e desejos do consumidor, além das novidades em alimentos processados.” - Prof. Dra. Glaucia Pastore, pró-reitora de pesquisa da Unicamp.

Pela abrangência internacional do simpósio, o evento também se propõe a fomentar parcerias e trocas de experiências com outros grupos de pesquisa e indústrias da área, tendo reservado espaço de patrocínio (saiba como ser um patrocinador do SLACA aqui).

A programação completa ainda está em construção, mas entre as novidades a pró-reitora de pesquisa da Unicamp anuncia que o evento manterá a parceria com a revista científica internacional LWT - Food Science and Technology, uma das mais conceituadas da área:

“Essa parceria é sujeita a aprovação pelo comitê da revista LWT a cada edição. Então, após aprovação de parceria com a revista, os trabalhos científicos apresentados durante a edição do SLACA são pré-selecionados pelo comitê científico do simpósio (que é composto por pesquisadores de excelência de várias instituições brasileiras) e depois são submetidos ao editor da revista que envia para os pareceristas do próprio periódico, seguindo a via normal dos demais artigos submetidos para revisão por pares.” - Prof. Dra. Glaucia Pastore, pró-reitora de pesquisa da Unicamp.

Mesmo sem a programação final fechada, a organização já antecipou os seguintes temas a serem abordados na edição:

  • Os compostos bioativos e sua importância na prevenção de doenças e na relação com saúde;
  • Métodos analíticos avançados que identifiquem as características dos novos compostos a serem utilizados;
  • Identificação de novos alimentos oriundos da biodiversidade brasileira e seu processamento industrial;
  • A microbiologia de alimentos: A importância da microbiota intestinal e sua relação com dieta e saúde.
  • Novos alimentos que tenham atuação sobre as doenças degenerativas não transmissíveis;
  • A importância dos compostos obtidos de vegetais na prevenção e controle do Diabetes Mellitus, da obesidade mórbida e das degenerações neurais;
  • A nova indústria de alimentos que interpreta as necessidades do mundo moderno;
  • O consumidor e suas aspirações em relação à saúde, dieta e fatores de envelhecimento;
  • A nutrição moderna e a Ciência de Alimentos;
  • Utilização dos princípios de Engenharia de Alimentos para preservação das propriedades funcionais dos alimentos.
  • Alimentos e Imunidade.

Vale lembrar que para submeter os trabalhos, os autores devem primeiro se inscreverem no evento. Todo sistema de inscrição, submissão e avaliação de trabalhos foram desenvolvidos pelo Galoá, que também mantém online as publicações dos anais das edições anteriores do SLACA na plataforma Galoá Proceedings, ressalta Pastore sobre a importância das ferramentas utilizadas e desenvolvidas pela empresa:

“O SLACA foi um dos pioneiros na utilização da plataforma Galoá. Então, ao longo desses anos, o sistema foi aperfeiçoado para atender as características do SLACA, resultando em contabilidade, organização e facilidade durante todo o processo técnico do evento. Por isso, o sistema apresentado pelo Galoá tem demonstrado extrema eficiência no que concerne a infraestrutura informatizada, gerando acesso fácil e seguro para os participantes, o comitê organizador e também para os leitores dos trabalhos publicados online posteriormente.”  - Prof. Dra. Glaucia Pastore, pró-reitora de pesquisa da Unicamp.

Os valores de inscrição vão começar a sofrer crescentes aumentos a partir do dia 28 de fevereiro de 2017, por isso não deixe para última hora! Inicie sua inscrição agora no site oficial do evento.