Eventos

Programação do Pint of Science em São Paulo (capital)

São Paulo, capital, é uma das cidades que sediará o Pint of Science 2017, o maior evento internacional de divulgação científica que ocorre em 11 países simultaneamente (confira quais no site oficial).

A edição brasileira é patrocinada pelo Galoá e ocorrerá gratuitamente em 22 municípios brasileiros (confira o site nacional), onde os participantes pagarão apenas o que consumir nos cafés, bares e restaurantes.

Confira a programação, datas e locais da versão paulistana:

 

Programação Pint of Science São Paulo

Clique nos títulos das palestras para saber mais sobre os temas tratados.

 

Segunda-feira, 15/05 - 19h30 até 21h

Local: Laundry Deluxe (R. da Consolação, 2937 - Cerqueira César,)

Foto de Roberto André Kraenkel

Roberto André Kraenkel

A matemática por trás da crise da Cantareira

A crise de abastecimento de água pelo sistema Cantareira foi um exemplo de um fenômeno conhecido pelo físicos de bi-estabilidade. Através de exemplos simples, vamos explicar o que é isso e por que a crise custou tanto a passar.

Foto de Marcus Aguiar

Marcus Aguiar

Como surgem novas espécies?

Desde a publicação de A Origem das Espécies por Charles Darwin em 1859, os cientistas têm acumulado evidências extraordinárias do processo evolutivo, tanto através da análise de fósseis quanto em espécies vivas. No entanto, apesar dos vários avanços ocorridos nas áreas de genética e ecologia, os mecanismos que levam à formação de novas espécies ainda não são totalmente compreendidos. Neste seminário discutirei algumas das questões em aberto nessa área e como as respostas podem ser obtidas usando métodos da Física.

Local:Bar Memorial (R. República do Iraque, 1326 - Campo Belo)

Foto de Rodrigo Nemmen

Rodrigo Nemmen

13 Mistérios Cósmicos

Agora que os físicos observaram diretamente as ondas gravitacionais, o que falta para descobrir? Muita coisa—incluindo algumas das questões mais fundamentais da ciência. Nesta apresentação, falarei sobre os mistérios cósmicos que mais têm intrigado os cientistas, e cujas soluções renderão muitos prêmios Nobel.

Foto de Alexandre L. Correia

Alexandre L. Correia

Nuvens em um copo de cerveja

O que nuvens no céu podem ter a ver com um copo de cerveja? Se as nuvens são feitas de água, por que elas não caem? Por que as nuvens são brancas quando olhamos de cima, mas podem ser bem escuras olhando de baixo? Nesse bate-papo vamos conversar sobre essas e outras curiosidades envolvendo a ciência das nuvens e o clima da Terra.

Foto de Lia Queiroz do Amaral

Lia Queiroz do Amaral

Pelos x Pele x Andar de Pé: o que nos faz Humanos

A análise mecânica da forma como fêmeas primatas carregam seus filhotes, agarrados aos pelos do corpo das mães, junto com estudo de propriedades físicas dos pelos, mostra que o processo de redução dos pelos do corpo leva necessariamente ao andar de pé, por seleção natural: fêmeas capazes de andar carregando a cria nos braços deixam mais descendentes.

Local:Cervejaria Nacional(Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros)

Foto de Samira Almeida

Samira Almeida

Coleção de livros

Apresentarei os livros-aplicativos da StoryMax e nossa proposta de ajudar a criar o hábito de leitura a partir de experiências memoráveis publicadas em aparelhos mobile. Em especial, apresentarei a coleção Nova Perspectiva, que parte da literatura universal para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e o potencial da Biologia na transformação do mundo para melhor.

Foto de Walter Neves

Walter Neves

Tudo que você queria saber sobre evolução humana e tinha vergonha de perguntar a um chimpanzé

Não se trata propriamente de uma palestra, mas sim de um “brain storm” sobre o processo evolutivo humano, desde 7 milhões de anos atrás. O exercício será desenvolvido a partir da demanda da própria platéia sobre o tema.

Local: Tubaína (Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César)

Foto de Tânia Araújo Viel

Tânia Araújo Viel

Tô com a caixa de remédio na mão porque tomei ou porque ia tomar?

(Organização local não informou)

Foto de Hudson de Sousa Buck

Hudson de Sousa Buck

Perdi minhas chaves........será que estou com Alzheimer???

(Organização local não informou)

Local:Finnegans (R. Cristiano Viana, 358 - Pinheiros)

Foto de Claudia Forjaz

Claudia Forjaz

Exercício físico: polipílula na saúde cardiovascular

Há muitos anos, ambulantes tentam vender medicamentos milagrosos que curam qualquer doença. Mais recentemente, cientistas têm tentado desenvolver um medicamento para combater as doenças cardiovasculares com uma só pílula – a polipílula. Interessantemente, a prática regular de exercícios físicos produz todos os benefícios da polipílula na prevenção cardiovascular, além de trazer os outros benefícios à saúde, aumento da aptidão física e melhora qualidade de vida. A exposição no Pint of Science versará sobre esses efeitos.

Foto de Hamilton Roschel

Hamilton Roschel

Força é Saúde: Combatendo a perda de massa muscular com o exercício e nutrição

Mais do que o peso que um indivíduo é capaz de levantar em um exercício na academia de ginástica, a força muscular guarda uma importante relação com a forma como envelhecemos. Nesta palestra, discutiremos como o exercício e a nutrição podem nos auxiliar a garantir a qualidade de vida ao longo da vida.

Local: Pizzaria Dona Firmina (Alameda dos Anapurus, 1491 - Moema)

Foto de Alicia Kowaltowski

Alicia Kowaltowski

Metabolismo: Mitos e Verdades

Discutiremos questões populares sobre o metabolismo, dentre elas: Existe metabolismo lento ou acelerado? Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo? Dieta sem carboidratos emagrece? Suplementos fazem aumentar a massa muscular?

Foto de Katia Rubio

Katia Rubio

O que são os Jogos Olímpicos no mundo contemporâneo?

(Organização local não informou)

Local:Taverna Medieval (R. Gandavo, 456 -Vila Clementino)

Foto de Emmanuel Dias-Neto

Emmanuel Dias-Neto

Como viver em meio ao microambiente do câncer

(Organização local não informou)

Foto de Dirce Maria Carraro

Dirce Maria Carraro

Por uma Oncologia de precisão

(Organização local não informou)

Foto de Vladmir Cordeiro de Lima

Vladmir Cordeiro de Lima

Onde estamos e para onde podemos ir com a imunoterapia

(Organização local não informou)

 

Terça-feira, 16/05 - 19h30 até 21h

Local: Laundry Deluxe (R. da Consolação, 2937 - Cerqueira César,)

Foto de Adriano Antonio Natale

Adriano Antonio Natale

Ferro, Diamante, Urânio, como estes elementos são formados na Natureza?

Será feita uma breve discussão sobre como os diferentes elementos químicos são gerados na Natureza.

Foto de Diógenes Galetti

Diógenes Galetti

Energia Nuclear: Das estrelas para a Terra

Moléculas, átomos, núcleos. No centro dos átomos estão os núcleos que são cerca de 100 000 vezes menores que aqueles. Por sua vez, os processos nucleares envolvem energias 1 000 000 vezes maiores que aquelas dos processos atômicos.

Local:Bar Memorial (R. República do Iraque, 1326 - Campo Belo)

Foto de Manfredo Harri Tabacniks

Manfredo Harri Tabacniks

Longitude, Relógios e GPS: Um problema com mais de 400 anos

Em 22 de outubro de 1707, quatro portentosos navios da esquadra Britânica de Sua Majestade, retornando para casa, naufragaram nas rochas do arquipélago das ilhas Scilly, 37 km a sudoeste da Inglaterra, matando quase 2000 homens. A causa foi um grosseiro erro de determinação da longitude. Um erro da ordem de 200 km. Na época, a navegação marítima era um negócio lucrativo e arriscado. Reconhecendo a necessidade de resolver o problema da determinação da logitude, em 1714 o parlamento britânico promulgou o Edital da Longitude oferecendo um prêmio de £ 20 000 (cerca de U$ 20 milhões em 2017) para quem inventasse um método acurado (±0,5 graus ou ±64 km) para medir a longitude no mar. Entre as várias autoridades do comitê, Sir Isaac Newton ajudou a escrever o edital. A disputa entre astrônomos (apoiados por Newton) e relojoeiros (com destaque para John Harrison) promoveu enormes avanços técnico-científicos, com direito a tráfico de influência e trapaças. O prêmio total nunca foi entregue, mas o Conselho criado em 1714 é considerado o embrião das atuais agências de fomento científico. Atualmente, os sistemas GPS acessíveis em qualquer telefone celular permitem determinar a latitude, longitude e altura de qualquer objeto na Terra com precisão em torno de 5 metros. Isso significa que as posições dos 31 satélites em órbita terrestre, que geram o sinal do GPS, distantes 20 100 km da superfície da Terra, são conhecidas e controladas com a mesma precisão, da ordem de alguns metros.

Foto de Patricia Targon Campana

Patricia Targon Campana

Agora você me vê; agora não me vê mais! – Mistérios da invisibilidade

Nos últimos 15 anos, novos polímeros têm sido desenvolvidos com o objetivo de mudar suas formas de interação com a luz, para fins específicos como desvio de luz polarizada e de campos elétricos e magnéticos. Eles são os chamados metamaterais. Neste bate-papo falaremos da aplicação destes materiais no desvio da luz e a possível construção de materiais invisíveis.

Local:Cervejaria Nacional(Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros)

Fernando Malta | Roberto "Pena" Spinelli | Natalia Nakamura Gouvea |
Juliana Vilela França

SciCast Especial: Teoria do Caos

Assista uma gravação ao vivo de um episódio especial do podcast de ciência mais divertido da internet brasileira! Falaremos sobre as origens dos conceitos; as dinâmicas deterministas, porém imprevisíveis do universo; como o "Efeito Borboleta" é visto no nosso dia-a-dia; e porque Ashton Kutcher é o viajante no tempo mais infeliz do cinema.

Local: Tubaína (Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César)

Foto de Frederico José Gueiros Filho

Frederico José Gueiros Filho

O nariz das bactérias

(Organização local não informou)

Foto de Jean Pierre Schatzmann Peron

Jean Pierre Schatzmann Peron

Zika vírus: Onde estávamos, onde estamos, e aonde queremos ir?

O objetivo da palestra é fazer um apanhado sobre os achados científicos e clínicos acerca deste assunto tão importante que é a epidemia de Zika vírus em nosso país. Neste sentido, discutiremos como algumas áreas de conhecimento evoluíram bem em relação a novos conceitos e resultados, porém outras ainda permanecem sem respostas. Abordaremos tópicos como Microcefalia e a síndrome congênita do zika vírus, zika e transmissão sexual, zika no mundo, a importância da pesquisa básica, vacina contra zika, etc...

Local:Finnegans (R. Cristiano Viana, 358 - Pinheiros)

Foto de Patricia Chakur Brum

Patricia Chakur Brum

Exercício físico e doença: lições do coração

(Organização local não informou)

Foto de José Eduardo Krieger

José Eduardo Krieger

Por que o que é bom para a saúde é bom?

(Organização local não informou)

Local: Pizzaria Dona Firmina (Alameda dos Anapurus, 1491 - Moema)

Foto de Bruno Chausse

Bruno Chausse

Por que engordamos?

Por que engordamos? Por que não consigo parar de comer? A dieta do jejum funciona? Por que deu certo com ela e não funciona comigo? A respostas para estas e outras perguntas serão discutidas na nossa apresentação que contemplará os seguintes temas: "Como o cérebro controla o apetite e peso corpóreo", "Qual a origem da obesidade", "Dietas, jejum e outras intervenções para a perda de peso, o que realmente funciona?", dentre outros...

Foto de Guilherme Andrade Marson

Guilherme Andrade Marson

Química, sexo e poder

Nesta conversa falaremos sobre a nossa insistência em superar os limites da condição humana. Contaremos causos moleculares e seu envolvimento em grandes prazeres e enormes desgraças. Afinal, somos quem somos porque somos o que somos?

Local:Taverna Medieval (R. Gandavo, 456 -Vila Clementino)

Foto de Ludmilla Thomé Domingos Chinen

Ludmilla Thomé Domingos Chinen

Como a análise das células tumorais circulantes pode beneficiar os pacientes

(Organização local não informou)

Foto de Tiago Goss dos Santos

Tiago Goss dos Santos

Como ler, interpretar e difundir artigos sobre câncer

(Organização local não informou)

Foto de Helano Freitas

Helano Freitas

Recrutamento, agilidade e competitividade: os desafios da pesquisa clínica do câncer no Brasil

(Organização local não informou)

Local: Dona Rosa Pizarria (R. Caminha de Amorim, 242 - Alto de Pinheiros)

Foto de Paulo Leme

Paulo Leme

Surpreenda-se: Você é Feito de Poeira de Estrelas!

O carbono nas suas células, o cálcio em seus ossos, o ferro em seu sangue o oxigênio que você respira, os átomos que constituem a vida na Terra, foram gerados por fusão nuclear no interior de estrelas. Essa geração se deu sob pressões e temperaturas incrivelmente elevadas e por explosões de supernovas no espaço sideral. Esses elementos encontram-se em nosso planeta desde a sua formação há 4,6 bilhões de anos. Algum dia, em algum lugar, de alguma forma, elementos e moléculas orgânicas simples evoluíram em complexos organismos vivos. A vida é um milagre em um Universo eternamente em evolução.

 

Quarta-feira, 17/05 - 19h30 até 21h

Local: Laundry Deluxe (R. da Consolação, 2937 - Cerqueira César,)

Foto de Sandra Padula

Sandra Padula

Física de Altas Energias: transmutando curiosidade em conhecimento compartilhado

A divulgação científica vem se impondo como um instrumento fundamental para a circulação de ideias e informação ao público leigo. Agências internacionais de fomento reafirmam essa importância ao exigir que os projetos de pesquisa quecontemplam reservem uma parcela do seu tempo e dedicação para a difusão de conhecimento adquirido. Várias atividades vêm sendo desenvolvidas com essa motivação. São voltadas a retornar o investimento da sociedade na forma de conhecimento sobre os avanços da Ciência, inspirar adolescentes em sua escolha profissional, capacitar professores de Ensino Médio e formadores de opinião, mostrar o aspecto atraente e gratificante das atividades científicas. Algumas dessas iniciativas particularmente interessantes, desenvolvidas no âmbito da Física de Altas Energias, serão apresentadas e discutidas.

Foto de Sérgio Novaes

Sérgio Novaes

A Ciência Desvendando os Limites do Real

Os meios de que dispomos para expandir nosso conhecimento envolvem o uso de ferramentas capazes de estender nossos sentidos e, ao mesmo tempo, a construção de uma estrutura formal que nos permita investigar com segurança o desconhecido. Pretendemos mostrar que a ciência, com seu perfil simultaneamente conservador e revolucionário, tem sido um excelente guia para desvendar os limites do real.

Local:Bar Memorial (R. República do Iraque, 1326 - Campo Belo)

Foto de Marina Nielsen

Marina Nielsen

Essa tal de Física Quântica

Frequentemente ouvimos afirmações como: - A física quântica diz que o observador pode alterar a matéria. - A física quântica diz que a realidade é uma criação do cérebro humano. - A física quântica diz que nossos corpos emitem ondas que interagem com as de outros corpos. - A física quântica prova a existência da telepatia. Nesta palestra discutiremos os conceitos da física quântica, que usados de forma não científica, podem levar a tais afirmações.

Foto de Adriana Tufaile e Alberto Tufaile

Adriana Tufaile e Alberto Tufaile

A Física dos Arquivos X

Mostraremos alguns fenômenos de Óptica Atmosférica que são considerados como OVNIS (Jumping Sundogs) por algumas pessoas, além de fenômenos que são considerados como milagres (Miracle of Sun) por outros observadores. Apresentaremos alguns vídeos, falaremos de experimentos e daremos algumas explicações para estes fenômenos bizarros.

Local:Cervejaria Nacional(Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros)

Foto de Silvana Chiavegatto

Silvana Chiavegatto

Depressão: Vamos Falar Sobre Isso?

Depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Afeta mais mulheres do que homens. Existem vários tratamentos eficazes para este transtorno mental que se encontra em ascensão globalmente. Conversar abertamente sobre a depressão é o primeiro passo para seu entendimento e para a redução do estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Foto de Paulo Hilário Nascimento Saldiva

Paulo Hilário Nascimento Saldiva

Clima e Saúde - os novos desafios impostos pela modernidade

Novos Desafios para a Solução dos problemas de saúde nas cidades.

Local: Tubaína (Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César)

Foto de Wagner Ricardo Montor

Wagner Ricardo Montor

Doutor, posso misturar esses remédios todos e tomar com cachaça?

(Organização local não informou)

Foto de Tatiana Rosado Rosenstoc

Tatiana Rosado Rosenstoc

O que E.L.A, um físico e as mitocôndrias têm em comum?

(Organização local não informou)

Local:Finnegans (R. Cristiano Viana, 358 - Pinheiros)

Foto de Bruno Gualano

Bruno Gualano

Crer é poder: o efeito placebo, da medicina ao esporte!

Homeopatia, religião, acordar com o pé direito, o mais novo suplemento nutricional...o que tudo isso tem em comum? Todas são "ferramentas" que funcionam graças ao chamado efeito placebo. As novidades e os mistérios do placebo, da Medicina ao Esporte, serão discutidos nesta palestra."

Foto de Raphael Mendes Ritti-Dias

Raphael Mendes Ritti-Dias

Jogando pra melhorar a saúde

(Organização local não informou)

Local: Pizzaria Dona Firmina (Alameda dos Anapurus, 1491 - Moema)

Mauricio da SIlva Baptista

Existe relação dos fótons luminosos com a saúde humana?/p>

Precisamos tomar sol para nos mantermos saudáveis? É fundamental usar filtro solar sempre? A luz solar visível é inócua à pele? A luz pode ser usada para curar doenças? Se você tem curiosidade para responder estas perguntas não perca a conversa que teremos nesta noite.

Foto de Francisco R. M. Laurindo

Francisco R. M. Laurindo

Bases científicas para o papel de oxidantes e antioxidantes em doenças

Serão discutidas sucintamente bases moleculares que fundamentam o conceito de que processos de oxidação e redução envolvendo radicais livres e espécies reativas contribuem para doenças, assim como as implicações quanto à utilidade, segurança e eficácia de intervenções antioxidantes.

Local:Taverna Medieval (R. Gandavo, 456 -Vila Clementino)

Foto de Carlos Henrique Fioravanti

Carlos Henrique Fioravanti

Rastros do Boimate

(Organização local não informou)

Roxana Tabakman

Roxana Tabakman

Cadê a verdade? Raio X de uma notícia de saúde

(Organização local não informou)

Foto de Maurício Tuffani

Maurício Tuffani

Uma visão acerca da divulgação científica

(Organização local não informou)

Local: Dona Rosa Pizarria (R. Caminha de Amorim, 242 - Alto de Pinheiros)

Foto de Mikiya Muramatsu

Mikiya Muramatsu

Brincando com a luz

Serão apresentadas, de forma lúdica e descontraida, as principais propriedades da luz, sua natureza e a interação com a matéria. Serão mostrados alguns experimentos como sombras coloridas, projetor de gota , a curvatura da luz e apresentados alguns desafios. Venha desenhar com a luz do seu celular.

 

Leia mais: