Eventos

Programação do Pint of Science em Rio de Janeiro (capital)

Rio de Janeiro, capital, é uma das cidades que sediará o Pint of Science 2017, o maior evento internacional de divulgação científica que ocorre em 11 países simultaneamente (confira quais no site oficial).

A edição brasileira é patrocinada pelo Galoá e ocorrerá gratuitamente em 22 municípios brasileiros (confira o site nacional), onde os participantes pagarão apenas o que consumir nos cafés, bares e restaurantes.

Confira a programação, datas e locais da versão carioca:

 

Programação Pint of Science Campinas

Clique nos títulos das palestras para saber mais sobre os temas tratados.

 

Segunda-feira, 15/05 - 19h30 até 21h

Local: Bento Bar (R. Alm. João Cândido Brasil, 134-A - Maracanã)

Leandro Araujo Lobo | Luis Caetano Martha Antunes | Marco Antônio Lemos Miguel

Vilões Ou Heróis: Microrganismos Que Habitam Nosso Corpo

Quando pensamos em microrganismos e bactérias, imediatamente lembramos de doenças, hospitais, remédios e situações desagradáveis. Mas você sabia que o nosso corpo é habitado por uma comunidade enorme e complexa desses seres? Na verdade, o número total de células no nosso organismo é menor do que o número de bactérias que vivem nele, e apesar disso, na maior parte das nossas vidas estamos em perfeitas condições de saúde. Esses microrganismos são de extrema importância para a vida humana, nos protegendo de infecções, auxiliando na digestão, produzindo vitaminas e regulando nosso sistema imunológico. Por outro lado, quando o equilíbrio entre as espécies de microrganismos que vivem no nosso organismo é perturbado, doenças inesperadas como a diabetes do tipo 2, obesidade, síndrome do intestino irritado, cancer colorretal e até mesmo o autismo podem ser a consequência. Venha bater um papo e descobrir o que mais essa comunidade de habitantes microscópicos está fazendo no nosso corpo. Iremos discutir tópicos como o potencial biotecnológico desses microrganismos e como manipular essa comunidade para promover melhorias na saúde humana.

Local: Barzin (R. Vinícius de Moraes, 75 - Ipanema)

Denise Rocha Corrêa Lannes | Marília Zaluar P. Guimarães | Bebeto Tornaghi

Cérebro Em Ação Versus Educação Sem Emoção

São múltiplos e diversos os caminhos de aprendizagem, múltiplas conexões, múltiplos interesses, múltiplas estruturas conceituais e somente duas emoções: prêmio e punição. Será possível que seja somente isso? Desde sempre e para sempre? Talvez as pesquisas em neuroeducação possam indicar novos caminhos... Junte-se a nós nesse papo de bar!

 

Terça-feira, 16/05 - 19h30 até 21h

Local: Galeria e Hospedagem Modernistas (R. Paschoal Carlos Magno, 39 - Santa Teresa)

Maira M. Fróes | Franey Nogueira | Cecilia Hedin Pereira | Suzana Queiroga | Mario Fiorani | Fernando de La Rocque

Sobre Cores, Ciência e Arte

Como os artistas pensam, concebem, projetam e executam as cores na pintura? Como a ciência começa a abrir os olhos pra essas outras formas de pensar as próprias ciências das cores? Será que os métodos artísticos podem abrir caminhos para novas práticas que vão para além das artes? Quando se trata de entender o que é a cor, vemos claramente que as artes e as neurociencias têm mais em comum do que podemos imaginar. Em " Sobre cores, ciência e arte" o grupo Anatomia das Paixões e colaboradores espera envolver o público numa experiência aberta a todos os sentidos das cores, revelando aproximações que se escondem num caleidoscópio de possibilidades de nossas visões de mundo!

Local:Garota da Gávea (Praça Santos Dumont, 178 - Gávea)

Sergio Besserman Vianna | Gustavo Martinelli | Rafaela Campostrini Forzza | Vinicius Castro Souza

Nossos Bosques Têm Mais Vida. Até Quando?

Os cientistas do mundo todo convergem em apontar o Brasil como o país com maior biodiversidade do mundo. Esse imenso número de plantas, animais e outros seres vivos que aqui ocorre tem uma relação direta com o tamanho do país, associado com a predominância do clima tropical, que concentra a maior diversidade de vida no planeta. Assim, o Brasil possui uma grande responsabilidade na conservação e no estudo de sua biodiversidade. Basta dizer que de cada cinco ou seis plantas no mundo, uma ocorre em nosso país. Os botânicos brasileiros têm se esforçado há décadas na catalogação desta flora, correndo contra o tempo, já que novas espécies não param de ser descobertas, chegando ao ritmo de cerca de 1 espécie nova de planta descrita a cada dois dias, ao mesmo tempo em que a devastação ambiental já é dramática em algumas regiões. A remoção da vegetação natural, além de ser a principal responsável pela extinção de espécies, tem ameaçado o próprio equilíbrio do clima no planeta, pois o aumento da produção de gases causadores do efeito estufa pode causar sérias consequências para a humanidade e apenas as plantas, através da fotossíntese são capazes de remover o gás carbônico da atmosfera e reverter ou diminuir o ritmo desse processo.

Local: Espaço Cultural Olho da Rua (R. Bambina, 6 - Botafogo)

Stevens Rehen | Jorge Moll | Gabriel de Freitas

Neurociência No Cinema

A neurociência pode até parecer algo estranho ou super complicado, mas, por incrível que pareça, está presente em nosso dia a dia. Nos cinemas, por exemplo, não são poucos os títulos que retratam suas diversas disciplinas, como (perda de) memória, inteligência artificial ou emoções humanas. Nesta noite de Pint of Science, iremos debater como é possível aprender sobre neurociência nas telonas. Filmes como “Para sempre Alice”, “Divertidamente” e “Blade Runner” serão abordados por pesquisadores cariocas de uma maneira que você ainda não viu.

 

Quarta-feira, 17/05 - 19h30 até 21h

Local: Espaço Cultural olho da rua (R. Bambina, 6 - Botafogo)

Luis Anunciação | Landeira-Fernandez | Daniel Mograbi

Heaven And Hell: Prazer, Medo, Música e Psicologia

Você é um homem ou um rato? Já pensou que essa frase pode guardar uma verdade impressionante sobre nós mesmos (e nossos antepassados)? Hoje, com a neurociência, avançamos no entendimento do cérebro, processos mentais e a mente (que está tudo junto!) Vamos embarcar no mundo das emoções, da música e dos laboratórios em neuropsicologia.

Local: Bar do Ernesto (Largo da Lapa, 41 - Centro)

Marilvia Dansa de Alencar | Monica Dahmouche | Eleonora Kurtenbach

Educação E Ciência A Gente Faz Onde Quiser

Espaços formais como universidade, centros de pesquisa e escolas são considerados territórios sagrados de geração e gestão do conhecimento. Percebemos, atualmente, um crescente aparecimento de espaços não formais onde estão presentes educação e ciência como, por exemplo, ONGs e museus. O mundo virtual abre, também, possibilidades inimagináveis de aprendizado e experimentação. O compartilhamento de experiências em espaços coletivos ou individualmente vem sempre carregada de novos valores e uma nova cultura. E aqui estamos nós, também, convidando vocês para um espaço não formal, um bar. Quem diria? Vem conversar com a gente!

 

Leia mais: