Anais e Proceedings

Proceedings disponíveis da 2ª edição da “AVIA! Semana de Design” da UFAL

A “AVIA! Semana de Design” ocorreu em sua 2ª edição na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), localizada em Maceió, e acaba de publicar os seus trabalhos pela plataforma Galoá Proceedings Indexados. Os trabalhos completos estão disponíveis para download e estão  indexados com DOI e ISSN, conforme explica Danielly Amatte, designer, professora doutora da UFAL e uma das organizadoras da “AVIA! Semana de Design”:

“Escolhemos oferecer DOI aos trabalhos por entender que o código é um dos caminhos de circulação da pesquisa para além das fronteiras locais. A identificação digital do objeto (DOI) também garante certa credibilidade onde quer que o trabalho seja citado. Com essa visão e em uma pesquisa sobre a viabilização de um registro DOI e de ISSN para os trabalhos do AVIA! o nome da editora [Galoá] surgiu e percebemos que há alguns eventos da área que tiveram muito sucesso ao contratá-las.” -  Profa. Dra. Danielly Amatte - UFAL

Aproveite e envie seu contato para conhecer e tirar dúvidas sobre a indexação de anais no Galoá Proceedings.

O AVIA! é realizado anualmente pelo curso de design da Universidade Federal do Alagoas e tem como proposta a produção e a divulgação das pesquisas no campo do design e uma plataforma digital e acessível que contribua para a circulação dessa produção.

A edição deste ano teve como tema “Memória e Patrimônio Imaterial”, o qual se buscou uma aproximação com as raízes culturais alagoanas, sobretudo relacionada aos saberes e fazeres artesanais e populares.

Com a ideia de investigar e se conectar a esses saberes locais, o evento também evidenciou a possibilidade de simbiose entre esse campo e o design, em que um pode oferecer suporte ao outro de forma a contribuir para a construção e preservação do patrimônio imaterial do estado alagoano. Ou seja, trata-se da academia e da comunidade trabalhando lado a lado, com objetivo de fortalecer aspectos da cultura local, aliando tradição e inovação.

Sobre o interessante evento, a Danielly Amatte, designer e professora da UFAL, explica um pouco sobre o nome e outras curiosidades:

“AVIA, menino! AVIA é uma expressão nordestina que significa ‘vamos, se apresse, acorde!’. E o evento é esse chamamento, um convite pra arregaçar as mangas e desenvolver algo. A AVIA! Semana de Design tem o intuito de complementar a formação acadêmica dos estudantes de design de maneira a estreitar o contato entre estes, seus professores, profissionais de diversas áreas e com a comunidade em geral, promovendo assim a integração entre universidades e sociedade. A primeira edição do evento ocorreu em dezembro de 2016 e contou com mais de 150 participantes.” - Profa. Dra. Danielly Amatte - UFAL

Com a ideia de possibilitar o debate das temáticas relacionadas ao campo e as suas áreas correlatas, promovendo desdobramentos em projetos de pesquisa que vinculam o design e a interdisciplinaridade que o envolve; o evento busca proporcionar a extensão do tema a professores, pesquisadores e estudantes da área de Empreendedorismo, Inovação e Design, promovendo também a interrelação com outras áreas do conhecimento, como computação, artes, ciências sociais e humanidades.

A 2ª edição da “AVIA! Semana de Design” da UFAL teve como destaque três atrações:

  • a performance internacional “Play With Bubbles”, do professor Miguel Luiz Ambrizzi, que se baseia nas relações entre arte e vida e busca, através de brincadeiras com as bolhas de sabão, a origem das memórias na infância
  • a palestra sobre tipografia nordestina, com o trio das professoras Swannne Souza Tavares de Almeida, Mariana Hennes e Fernanda Machado;
  • e a oficina Bêabá do Lettering, das professoras Fernanda Machado e Poli de Castro.

Para saber mais como foi o evento, você pode conferir os 31 trabalhos publicados em 8 eixos temáticos abaixo ou neste link com todos os trabalhos publicados.

E se prepare, pois a próxima edição já tem lugar e data confirmados!

A 3ª edição da “Avia! Semana de Design” da UFAL está programada para acontecer em dezembro de 2018, novamente, na cidade de Maceió em Alagoas. A chamada de trabalhos deve ser realizada em meados de agosto de 2018 com a nova temática e prazos finais.

Tem dúvidas sobre o depósito de  DOI, emissão de ISSN ou como funciona a indexação de anais de eventos na plataforma Galoá Proceedings? A nossa equipe pode ajudar! Entre em contato para conversar, saber mais e pedir um orçamento.

Orçamento sem compromisso!

A nossa equipe está disponível para entender suas demandas e lhe ajudar.

"O que mais nos chamou atenção foi o repasse de informações a autores e coautores  sobre as estatísticas de cada trabalho. Também gostamos muito da organização do site e da possibilidade de mostrarmos a história do evento e as normas de submissão, o que demonstra a qualidade dos anais. O Galoá é um serviço bem completo!" - Felipe Saldanha, CONPET Civil