Anais e Proceedings

Os trabalhos do SISA 2017 estão disponíveis online

São Paulo foi palco da primeira edição do Seminário Internacional em Saúde do Adulto (SISA) em comemoração dos quinze anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Universidade de São Paulo (PROESA USP).

O evento inédito aconteceu entre os dias 3 e 5 de maio de 2017 na Escola de Enfermagem da USP, com site e sistemas de inscrição e submissão de trabalhos desenvolvidos pelo Galoá, e o tema escolhido foi “Perspectivas para o Milênio” com foco nas tecnologias em saúde e o custo-efetividade delas.

Segundo as organizadoras Vanessa Poveda e Ruth Turrini, professoras e pesquisadoras da Escola de Enfermagem da USP, a edição contou com mais de 100 pessoas motivadas nas discussões sobre os desafios da área:

“Fomos brindados por ricas palestras, discussões e troca de experiências entre profissionais de enfermagem do Brasil e pesquisadores da Europa e América do Norte. Tanto que a proposta é de que o SISA seja realizado bienalmente. Já estamos nos organizando para oferecê-lo em 2019.” - Prof. Dra. Vanessa Poveda e Prof. Dra. Turh Turrini da USP.

Mesmo com a próxima edição confirmada para 2019, os interessados não precisam esperar até lá para consultarem de debates na área de Saúde do Adulto; isso porque em sua primeira edição, o SISA reuniu diversos pesquisadores da área e um total de 64 trabalhos apresentados que já estão disponíveis online na plataforma Galoá Proceedings Indexados.

“A publicação online dos trabalhos permite compartilhá-los com outros profissionais de enfermagem, estudantes e pesquisadores que não puderam participar deste evento na área de saúde do adulto. Os trabalhos são resultados de pesquisa que pelo meio eletrônico podem atingir a prática clínica destes colegas, além de ser um reconhecimento à qualidade dos estudos desenvolvidos por nossos pares. Na academia é importante que trabalhos apresentados em eventos sejam publicados em anais com ISSN.”  - Prof. Dra. Vanessa Poveda e Prof. Dra. Turh Turrini da USP.

Com os anais do SISA 2017 publicados na plataforma Galoá Proceedings Indexados é possível participar dos debates com uma busca rápida e individualizada dos trabalhos pelo título ou pelos nomes dos autores ou ainda nos seguintes eixos temáticos:

  1. Intervenção na saúde do adulto
  2. Prática baseada em evidência na saúde do adulto
  3. Translação do conhecimento na saúde do adulto

A publicação individualizada dos trabalhos também se faz importante para contabilizar os números de acessos de cada trabalho, sendo que os autores recebem mensalmente as visualizações que suas publicações tiveram.

O que nossos clientes falam do Galoá Proceedings?

Aproveite que no Galoá você ainda pode depositar DOI.

"Conheci a empresa por indicação de uma amiga, mas já digo que é um trabalho bem profissional. Percebo isto pela rapidez com que a equipe Galoá atende as necessidades do evento."

Prof. Dr. Warley Borges (UFES)

 

Trabalhos premiados do SISA 2017

A primeira edição também contou com certificação dos trabalhos em destaque do SISA 2017. Confira quais foram os 4 trabalhos premiados e acesse eles:

1º lugar - Implementação das Práticas Baseadas em Evidências na Assistência ao Parto Normal: O trabalho buscou entender o impacto da implementação de práticas de evidências em parto normal de mulheres do Hospital da Mulher Mãe Luzia, maternidade pública de Macapá, capital do Amapá. Para a pesquisa, foram entrevistados 42 profissionais da saúde, 280 mulheres atendidas no trabalho de parto e 555 prontuários puérperas (sobre o parto) analisados.

2º lugar - Efeitos de uma Intervenção Multimodal de Enfermagem no Manejo de Sintomas de Pacientes com Câncer: A pesquisa foi desenvolvida em ambulatório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo com 87 pacientes em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, sendo que 46 deles foram distribuídos em um grupo experimental e 41 no grupo controle para avaliar os efeitos da Intervenção Multimodal de Enfermagem, constatando-se que houve uma redução dos casos de insônia e falta de apetite entre os pacientes com câncer.

3º lugar - Cuidados Perioperatórios de Enfermagem Prestados a Pacientes Submetidos a Protocolos de aceleração da Recuperação Pós-Operatória: Perioperatórios é o termo usado para todo o processo cirúrgico, ou seja Pré-operatório, Transoperatório e Pós-operatório. Assim, esta revisão literária buscou compreender os cuidados realizados nos casos de aceleração da recuperação pós-operatória. Na busca de artigos, de 329 publicações, 13 atenderam aos critérios de inclusão, sendo que os temas que se destacaram foram: “avaliação clínica ambulatorial por enfermeiro especialista e abreviação do período de jejum pré-operatório; administração de solução rica em carboidratos pela via oral, no pós-operatório imediato; e, estímulo à deambulação precoce e reestabelecimento da administração de dieta por via oral nas primeiras 24 horas, no pós-operatório mediato.”

Menção honrosa - Alginato de Cálcio na Hemostasia das Feridas Malignas no câncer de Mama - Evidências para a Prática Clínica: Chama-se de Hemostasia uma série de mecanismos que buscam cessar uma hemorragia, sendo que o Alginato de Cálcio é uma das ferramentas que pode ocasionar a Hemostasia de feridas. Com esse contexto, o trabalho que recebeu a menção honrosa fez uma revisão bibliográfica sobre o mecanismo para feridas malignas no câncer de mama, na qual identificou 183 artigos, dos quais 70 foram pré-selecionados e 15 lidos. Disso, constatou-se que foi um estudo francês, sem grupo controle, que constatou o uso de Alginato de Cálcio, porém com fragilidade metodológica, por isso a revisão bibliográfica indica a necessidade de mais estudos com grupo comparativo sobre a prática.

Os temas são bem interessantes, por isso aproveite que os anais estão disponíveis online e gratuitamente para navegar e conhecer os outros trabalhos. Para continuar pesquisando sobre os anais do SISA 2017, clique aqui para ir até os anais.

Caso queira ou conhecer melhor a nossa plataforma para indexar seus anais de eventos ou ainda depositar DOI para seus trabalhos, por favor, envie seu contato para conversarmos mais. :)

Orçamento sem compromisso!

Eternize os debates do seu evento científico na plataforma Galoá.

"Por ser um evento mundial de grande porte, com mais de 93 países envolvidos e 2500 trabalhos submetidos, a publicação online é uma maneira prática de divulgação e permite fácil acesso a todos. [...] Ao verificar as publicações dos eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da Plataforma Galoá."
WONCA