Anais e Proceedings

Os anais da 21º Conferência Mundial de Médicos de Família - WONCA estão disponíveis

Uma das especialidades mais comuns na saúde mundial é a de Medicina da Família, fenômeno que não se difere da realidade brasileira, onde existem mais de 30 mil equipes de saúde em todo o país, sendo que cada equipe é responsável por, no mínimo, 4 mil pessoas de uma determinada área, conforme estabelecido pelo programa Saúde da Família.

E os médicos familiares têm o trabalho reconhecido, por exemplo, pela Organização Mundial da Saúde, que destacou em relatório de 2008 sobre a importância dos Cuidados Primários da Saúde, principalmente na busca pela redução da desigualdade social.

Área de grande importância mundial tem evento científico itinerante organizado pela WONCA, a 21ª Conferência Mundial de Médicos de Família e que acabou de se encerrar na cidade do Rio de Janeiro, entre 2 a 6 de novembro de 2016, com parceria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

O evento reuniu diversos relatos, workshops, conferências, apresentação de trabalhos e também atualizações clínicas, como temas de prevenção quaternária (ações que evitem danos ao paciente devido a cirurgias desnecessárias ou excesso de medicação), gestão de problemas frequentes na saúde, entre muitos outros assuntos.

O tema guarda-chuva que agregou os eixos temáticos dessa edição foi “Medicina familiar, agora mais do que nunca!”, conforme explica em nota do evento o presidente da SBMFC, Thiago Trindade:

“A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade trabalhou nestes últimos anos para oferecer uma conferência que agregasse o melhor da medicina de família mundial com um tempero especial latino americano. A programação científica cobre os grandes temas e desafios da atenção primária e da medicina de família na assistência, no ensino, na pesquisa e na gestão. Será um momento de troca de experiências vivenciadas em cada continente.”

Para que as discussões continuem, a edição deste ano do WONCA já publicou os anais do evento online na plataforma Galoá { Proceedings. Segundo declaração conjunta da comissão organizadora, a escolha pela plataforma se deu pela necessidade de um espaço organizado para agregar a grande quantidade de trabalhos:

“Por ser um evento mundial de grande porte, com mais de 93 países envolvidos e 2500 trabalhos submetidos, a publicação online é uma maneira prática de divulgação e permite fácil acesso a todos. E ao verificar as publicações de outros eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da plataforma Galoá” - Comissão organizadora Wonca 2016.

Você pode conferir os anais do WONCA aqui e fazer a busca por autores ou trabalhos, ou pelos seguintes eixos temáticos:

 

Leia mais: