Eventos

JBI Brazil - Conference of the Americas está com data e local confirmados

A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) e o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) comemoram os 75 anos de sua inauguração com evento inédito no Brasil, o JBI Brazil - Conference of the Americas 2017, que está agendado para ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro da EE-USP e utiliza os sistemas de eventos e suporte do Galoá.

O congresso é organizado pelos Centros Colaboradores das Américas do Joanna Briggs Institute (JBI), unidade da Universidade de Adelaide na Austrália e uma das mais importantes instituições de pesquisa em saúde do mundo.

O foco do evento são pesquisas ligadas a implementação e síntese de evidências em saúde, que nortearão os profissionais da área na decisão clínica para minimizar danos aos pacientes. Desde a criação do JBI em 1996 até o momento, são mais de 60 entidades de excelência espalhadas pelo mundo e colaboradoras do instituto na busca por melhores resultados em saúde, baseados em evidências, que possam também influenciar em políticas públicas e melhores práticas, conforme defendem Elizabeth Schubert e Silvana Maximiano, da Escola de Enfermagem da USP e integrantes da organização do congresso JBI Brasil.

Elas também explicam que desde 2014 são realizadas reuniões científicas regionais para atender as demandas por local, além de firmar novas parcerias para solucionar problemas comuns, como a Conference of the Americas que participam 9 instituições estadunidenses, 4 canadenses e a USP, representando o Brasil.

“No JBI Brazil, vamos aprofundar a discussão sobre os fundamentos, metodologias e métodos envolvidos na implementação de evidências para melhorar a saúde das populações, em consonância com a visão do Joanna Briggs Institute que é de um ‘mundo em que a melhor evidência disponível é usada para informar políticas e práticas a fim de melhorar a saúde das comunidades globalmente.’ Pouco, ou nada, do conhecimento produzido sobre práticas em saúde (clínicas, gerenciais, ou de formulação de políticas) tem validade se não é usado pelos profissionais, gestores, formuladores de políticas e usuários para orientar suas decisões relativas à saúde.” - Elizabeth Schubert e Silvana Maximiano (EE-USP).

O destaque da Universidade de São Paulo como representante brasileira do JBI ocorre por conta do convênio entre o centro de pesquisa (EE-USP) com o centro de práticas em saúde (HU-USP), o qual permite a conciliação das necessidades da população com análises de melhores práticas baseada em evidências, argumentam as organizadores do congresso.

Entre os conferencistas, já estão confirmados renomados pesquisadores como Craig Lockwood,  um dos diretores do Joanna Briggs Institute e coordenador de outros centros mundiais; Daphne Stannard, diretora do Institute for Nursing Excellence da Universidade da Califórnia (EUA) e Edoardo Aromataris, da Faculty of Health Sciences na Universidade de Adelaide e editor do periódico científico JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports. Todos com vasta experiência em implementação de melhores evidências em serviços de saúde.

A organização antecipa que o evento será trilíngue (português, espanhol e inglês), com possibilidade de tradução simultânea do inglês para o português. Quem deseja apresentar suas pesquisas e experiências, poderá submeter os trabalhos nas modalidades oral ou pôster com envio dos resumos até o dia 31 de agosto de 2017.

Caso os pesquisadores tenham interesse em participar da premiação de melhores apresentações, devem submeter os trabalhos na íntegra ao invés de somente o resumo. Confira os eixos temáticos da edição:

  • Implementação de Evidências
  • Síntese de Evidências
  • Transferência de evidências
  • Produção de Evidências

As normas e formato exigido pelo evento para submissão dos trabalhos e premiação está disponível no site do evento aqui.

A organização também declarou que os interessados em apresentar trabalhos terão a vantagem de os ter publicados online na plataforma Galoá Proceedings Indexados, com depósito de DOI e emissão de ISSN, que permitem que as pesquisas sejam encontradas em qualquer lugar do mundo, sem duplicação.

O JBI Brazil 2017 - Conference of the Americas também utiliza os sistemas de inscrição e submissão de trabalhos do Galoá, que agilizam a organização do evento, sendo um dos principais atrativos da organização:

“Conhecemos os serviços do Galoá por meio das colegas que estão organizando o ENIPE (Encontro Internacional do Processo de Enfermagem) e usam as soluções. Inicialmente, os serviços de gerenciamento da submissão e aceite dos trabalhos foram os itens que mais nos atraiu. Depois, os serviços de construção do site e o apoio à divulgação do Galoá.” - Elizabeth Schubert e Silvana Maximiano (EE-USP).

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial do JBI Brazil, desenvolvido pelo Galoá. Acompanhe as novidades na página de Facebook oficial do JBI Brazil.

Caso esteja organizando um evento científico e queira melhorar os processos de gerenciamento e comunicação, converse com nossos especialistas. Temos as soluções adequadas para todos os formatos e tamanhos de eventos científicos.

Leia mais: