Aplicativos para Eventos

Inscrições abertas para o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR)

O XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) já está com as inscrições abertas. A próxima edição será sediada pela cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, entre os dias 28 a 31 de maio de 2017 e contará com um aplicativo mobile produzido pelo Galoá.

O evento, realizado a cada dois anos, é o principal encontro brasileiro sobre sensoriamento remoto, uma tecnologia que capta imagens e dados sobre a superfície terrestre através de sensores de satélites e aviões. Desde sua primeira edição em 1978, o SBSR cresceu sua importância no cenário nacional tanto em público atendido quanto em pesquisas discutidas. Em 2001, por exemplo, o simpósio recebeu 510 pessoas em Foz do Iguaçu (PR). Já a última edição, em 2015, reuniu 1097 conferencistas em João Pessoa (PB), complementa Douglas Gherardi, um dos organizadores vinculado ao INPE:

“O objetivo do SBSR é ser o evento de referência nas áreas de sensoriamento remoto e geotecnologias, com forte presença de usuários, estudantes e profissionais envolvidos em atividades com forte impacto sobre a qualidade de vida de nossa sociedade, como o levantamento e monitoramento de biomas, recursos naturais, agricultura, oceano, águas interiores e mudanças climáticas. Parte importante de nossa atividade inclui o estímulo à troca de experiências entre os diferentes participantes, a divulgação do estado-da-arte da aplicação das tecnologias espaciais e o incentivo para o estabelecimento de cooperação entre as instituições nacionais e internacionais.” - Douglas Gherardi, INPE

A edição de 2017 está sendo organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a SELPER Brasil (Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto).

Outro diferencial do simpósio é sua conciliação de pesquisas científicas com o mercado, sendo que está aberta chamada para a “Rodada de Negócios” com a intenção de estimular parcerias entre empresas e projetos de pesquisa para redução de custos de produção e mais competitividade de mercado. Gherardi ressalta que essas parcerias são essenciais para permitir o avanço científico:

“A ciência, para cumprir o seu papel de transformadora da sociedade, precisa cumprir o seu ciclo. Esse ciclo se inicia com a concepção de um projeto e seu financiamento, passa pela sua execução e publicação de artigos, fechando apenas quando a sociedade consegue (de alguma forma) ganhar acesso aos resultados dessa ciência. Uma das formas de se fechar esse ciclo é por intermédio das empresas que prestam serviços à sociedade. Nós percebemos que essa relação entre mercado e pesquisa está ganhando uma adesão rápida. Estamos em contato direto com empresas européias, canadenses, americanas e da América Latina. O nosso sentimento é que essa [“Rodada de Negócios”] será uma experiência transformadora para o setor aeroespacial.” - Douglas Gherardi, INPE

A programação do SBSR também inclui minicursos (com prazo para inscrições online até o dia 19 de maio de 2017) de 8 horas de duração. Entre os destaques, o simpósio apresenta o curso de “Introdução a análise espacial com R”, uma aplicação computacional de código aberto utilizado para produção de gráficos de alta qualidade entre outras análises estatísticas; a atividade será ministrada pelo Dr. Jean-Francois Mas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Outro curso que gera atenção entre os participantes é o “Aquisição e processamento de imagens aéreas por meio de DRONES/VANTS”, coordenado pelo Dr. Adunias dos Santos Teixeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), que perpassará pelo histórico dos veículos aéreos não tripulados, arquitetura, legislação brasileira, além de outros tópicos e atividades práticas como planejamento de missão e programação de voo. As demais atividades podem ser conferidas na programação preliminar do SBSR.

Gherardi ainda comenta que entre as mudanças para o ano que vem, o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto inaugurará um aplicativo desenvolvido pelo Galoá exclusivo para o evento:

“O novo aplicativo é, sem dúvida, uma novidade e um investimento importante cujo objetivo é tornar a experiência do congressista mais interativa e produtiva. Além disso, julgamos ser importante colaborar para que o congressista obtenha o máximo proveito de sua participação no SBSR. Tudo isso é fruto do nosso profundo respeito ao investimento que os alunos, pesquisadores e empresas participantes realizam ao decidirem participar do evento. E o que mais nos chamou a atenção do app desenvolvido pelo Galoá foi a flexibilidade da ferramenta para incorporar funcionalidades importantes para a gestão do simpósio, o que deve colaborar para uma maior aproximação entre os organizadores e os participantes do evento.” - Douglas Gherardi, INPE

Para saber mais sobre o evento, acesso ao site oficial.

E fique em alerta para a inauguração do aplicativo do SBSR 2017 aqui no nosso blog.