Eventos

Data e local marcados para a 6th BCNP e 32ª RESEM

Se a sua área de pesquisa ou interesse está relacionado com produtos naturais, já reserve na sua agenda de 2017 a data e local da sexta edição do “Brazilian Conference on Natural Products” (BCNP) e da 32ª Reunião Anual sobre Ecologia, Sistemática e Evolução Micromoleculares (RESEM).

Ambos eventos são organizados juntos pela Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química e a edição de 2017 está programada para ocorrer entre os dias 5 e 8 de novembro em Vitória, Espírito Santo.

Os eventos serão recepcionados no Clube Ítalo Brasileiro em Vitória, capital capixaba, e conta com 07 conferências, 13 palestras curtas e 12 apresentações orais. Os trabalhos apresentados no formato de pôster serão divididos em duas seções, explica Warley Borges, organizador e farmacêutico vinculado à UFES.

“As expectativas são realmente muito boas. A comunidade de Produtos Naturais no Brasil desenvolve pesquisas de ponta e possuem pesquisadores de renome internacional. Contamos também com pós-graduandos muito entusiasmados e a sociedade prestigiará o evento como tem acontecido em edições passadas. Todos os palestrantes convidados são competentes em suas áreas e contribuirão com o sucesso do evento.” - Dr. Warley Borges, UFES.

O organizador também relembra como os dois eventos científicos se uniram em 2006 no encontro bianual, que hoje reune em média 650 pesquisadores.

“Considerando o grande número de participantes, o número de pesquisadores e a qualidade do BCNP/RESEM, ficou claro o sucesso da iniciativa, o que estimulou a comunidade de Produtos Naturais do Brasil a propor a continuidade deste grande encontro integrado. E a cada biênio as edições se consolidam no cenário científico nacional e internacional.” - Dr. Warley Borges, UFES.

Borges ainda comenta que o objetivo central do evento é trazer renomados pesquisadores de produtos naturais do exterior para oferecer à comunidade brasileira atualizações sobre o campo científico, encorajando também conferências de pesquisadores brasileiros e discussão das estudos em andamento, como:

  • Alessandra Braca - Università di Pisa (Itália)
  • Binger Lindeber Møller - University of Copenhague (Dinamarca)
  • Elena Stashenko - Industrial University of Santander (Colômbia)
  • Sarah O'Conner - John Innes Centre (EUA)
  • Yoshinori Asakawa - Tokushima Bunri University (Japão)
  • Entre outros que você confere aqui.

O BCNP e RESEM sediados na capital capixaba também traz novidades tecnológicas, conforme explica Borges:

“Uma das novidades desta próxima edição é que as inscrições, certificados e anais do congresso serão feitos através do site e sistema desenvolvido pelo Galoá. Conheci a empresa por indicação de uma amiga e já digo que é um trabalho bem profissional. Percebo isto pela rapidez com que a equipe Galoá atende as necessidades que surgiram durante a confecção do site.” - Dr. Warley Borges, UFES.

Os eventos abordarão cinco eixos temáticos:

  • diversidade de produtos naturais;
  • atividades biológicas e farmacológicas de produtos naturais ativos;
  • produção e controle de qualidade de fitoterápicos e óleos essenciais;
  • biossíntese e biologia molecular de produtos naturais;
  • recentes avanços no isolamento e elucidação estrutural de metabólitos secundários.

Você pode submeter seus trabalhos aqui.

 

Datas importantes:

Quem tiver interesse pelo evento, guarde as principais datas:

  • 08 de setembro de 2017: Limite para inscrições com desconto
  • 08 de setembro de 2017: Limite para submissão de resumos
  • 30 de setembro de 2017: Notificação de resumos aprovados
  • 31 de outubro de 2017: Limite para inscrições

Você pode conferir os valores por categorias aqui.

O site e sistema de submissão do BCNP e RESEM também são desenvolvidos pelo Galoá.

A língua oficial dos eventos é o inglês. Mais informações e onde submeter, você encontra no site oficial aqui.