Eventos

Como o ENIPE 2017 conseguiu ser um sucesso?

O primeiro Encontro Internacional do Processo de Enfermagem ocorreu do dia 22 a 23 de julho de 2017 na cidade de São Paulo e foi uma realização da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) e do Hospital Universitário (HU-USP).

Segundo as organizadoras do evento Heloísa Peres e Rita Gengo, ambas professoras doutoras da Escola de Enfermagem da USP,  há mais de três décadas que o Processo de Enfermagem é utilizado pelas entidades realizadoras do evento a fim de assessorar a rotina de trabalho das equipes, o que motivou um encontro focado nessa técnica.

O tema da edição do ENIPE foi “Raciocínio clínico de enfermagem e a era digital” com a intenção de debater as tecnologias na rotina de um profissional de enfermagem, como registro de documentação e auxílio nas tomadas de decisões clínicas, criando com mais facilidade padrões a serem seguidos.

Entre as tecnologias adotadas, as organizadoras destacam que o Registro Eletrônico em Saúde ainda é um recurso emergente, fazendo-se necessárias mais discussões para aumentar o conhecimento técnico e também sobre política, ética, economia e impactos para as populações.

O Processo de Enfermagem surgiu nos Estados Unidos no início do século XX e foi trazido para o Brasil pela professora Wanda Horta, também doutora em enfermagem pela EE-USP. Conforme foi sendo utilizada, a técnica se tornou essencial para as atividades de um enfermeiro, pois norteia as tomadas de decisões, sendo que em 2009 o Conselho Federal de Enfermagem tornou obrigatória a implementação do Processo de Enfermagem em todos os ambientes onde há cuidados de um profissional de enfermagem (Resolução Cofen-358/2009), conforme ressalta a Profª Dra. Rita Gengo:

“As classificações em enfermagem estabelecem uma linguagem comum para descrever o cuidado de enfermagem. Sua utilização têm diversas vantagens, dentre as quais se pode citar: a comparação de dados de enfermagem; o fornecimento de dados sobre a prática profissional que podem influenciar políticas relacionadas à saúde e ao ensino; a contribuição no estabelecimento de perfis de pacientes em relação aos cuidados de enfermagem; e a articulação dos dados de enfermagem em sistemas de informação.” - Prof. Dra. Rita Gengo (EE-USP).

A Prof. Dra. Heloísa Peres também explica que a documentação eletrônica no Processo de Enfermagem torna o atendimento mais organizado e permite a detecção precoce de erros, sendo que por reunir diversos profissionais de instituições nacionais e internacionais para se debater essas técnicas, faz do ENIPE tão importante para se avançar no conhecimento.

 

Imagem do auditório lotado com o ENIPE 2017

 

O Sucesso do 1º ENIPE

Apesar do tema ser de extrema importância para os profissionais da área e o Processo de Enfermagem já estar consolidado no país, a técnica de Registro Eletrônico em Saúde abordada no evento ainda é um assunto emergente. Somando ao fato de ser a primeira edição do encontro, a previsão da organização era que o evento acontecesse no auditório da Escola de Enfermagem da USP de São Paulo, com expectativa de congregar no máximo 300 participantes interessados na temática.

No entanto, o sucesso do ENIPE foi tão grande que se inscreveram 512 participantes e o encontro teve que mudar do auditório da EE-USP para o auditório do Centro de Convenções Rebouças.

Não foi somente a localização que teve que se adaptar para receber o encontro, devido ao tamanho e demandas crescentes do público, a Profª Dra. Heloísa Peres explica que, inicialmente, as apresentações de trabalhos não foram planejadas, mas a organização adicionou as atividades no formato de pôster na programação. Com isso, ao todo foram apresentados 230 trabalhos disponíveis em dois eixos temáticos (Processo de Enfermagem e Tecnologia da Informação em Saúde). Os trabalhos foram indexados com depósito de DOI na plataforma Galoá Proceedings, saiba mais aqui.

Segundo uma das organizadoras do ENIPE, Profª Dra. Heloísa Peres, o sucesso do evento aconteceu pela parceira que a organização fez com o Galoá, que além de um site moderno para o ENIPE, também ficou responsável pelos sistemas de submissão de trabalhos e inscrições.

A parceria do evento com o Galoá foi além dos trabalhos técnicos, sendo que a empresa também foi contratada para gerenciar as mídias sociais e enviar e-mails personalizados:

“Em relação a divulgação em mídias sociais, as chamadas sobre o evento realizadas pela Galoá contribuíram para o sucesso do evento. Pudemos constatar isso diante, principalmente, dos compartilhamentos na rede, bem como pela abrangência e representatividade de participantes de praticamente todos os estados brasileiros, como visível no mapa.” - Prof. Dra. Heloísa Peres (EE-USP)

 

Mapa do Brasil com a quantidade de pessoas de cada estado que compareceram ao ENIPE 2017

A satisfação dos serviços de assessoria de comunicação oferecidos pelo Galoá também é reconhecida pelos participantes. Em uma pesquisa voluntária online realizada após o evento, 57% dos participantes respondentes afirmaram que a divulgação foi ótima e 29% boa.

 

Gráfico mostrando o percentual mencionado no texto sobre a divulgação

 

Ainda nessa pesquisa voluntária, 24% afirmam que ficaram sabendo do evento inédito no Brasil pelas redes sociais, 12% por news eletrônicas, 7% por e-mail via mala direta e 5% pelo site do evento, todas ferramentas também gerenciadas pelo Galoá.

Devido ao sucesso, já está previsto que o ENIPE tenha uma segunda edição em 2020 para abranger mais debates sobre o tema. A qualidade com que o evento foi organizado, parcerias, profundidade dos temas e como os participantes foram bem acolhidos são pontos levantados como importantes para 90% afirmar que com certeza voltaria a participar do ENIPE.

 

Gráfico mostrando que 90% dos congressistas certamente voltariam ao ENIPE e 9% afirmando que voltariam

 

Sendo que 88% dos participantes respondentes afirmam que certamente recomendariam o ENIPE para colegas e amigos também.

 

Gráfico mostrando que 88% dos congressistas recomendariam o ENIPE com certeza e que 9% talvez recomendariam

 

Sobre os serviços oferecidos pelo Galoá, a Profª Dra. Heloísa Peres explica que conheceu a empresa após participar do Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP) em 2016, que em sua última edição também utilizou o aplicativo e demais recursos do Galoá.

A satisfação com o trabalho e parceria firmada com o Galoá também fez com que a organização recomendasse a empresa para gerenciar os sistemas e assessorar as redes sociais da primeira edição do JBI Brazil - Conference of the Americas 2017, que também utilizou o site, sistemas, assessoria de comunicação, sucesso do cliente e indexação dos trabalhos com depósito de DOI com o Galoá.

 

Foto do anúncio do JBI Brazil no encerramento do ENIPE

 

Tem interesse em conhecer mais sobre os serviços que o Galoá desenvolve para facilitar a sua organização e fazer do seu evento um SUCESSO também?

Então envie seu contato para conversar com nossa equipe especializada em comunicação científica. Eles estão preparados para lhe ajudar com suas dúvidas, independente do público, áreas ou tamanho do seu evento científico.

Orçamento sem compromisso!

Temos soluções para todos os eventos, independente do tamanho.

“O trabalho da Galoá é excelente, já havíamos experienciado antes e esperamos nas próximas edições trabalharmos novamente com a Galoá. Isso porque o suporte está sendo ótimo, tudo é resolvido de maneira eficaz e eficiente.” - Geovana Lunardi da Universidade do Estado de Santa Catarina (Colóquio Currículo)