Eventos

COBEQ IC 2017 está com inscrições e submissões abertas

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (COBEQ IC) está marcado para ocorrer entre os dias 16 e 19 de julho de 2017 e já está com as inscrições e submissões de trabalho abertas no sistema Galoá.

O evento surgiu em 1995 como complemento do COBEQ, que estava recebendo um número muito grande de submissões para apresentação de trabalhos; sendo assim, José Teixeira Freire, professor vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), idealizou o primeiro congresso da área focada nos alunos de graduação para que os mesmos consigam expor seus trabalhos e acumulem bagagem pedagógica e científica para o mercado e, principalmente, para a pesquisa em engenharia química, explica um dos coordenadores do evento vinculado à UFSCar, Rodrigo Béttega.

Desde então, foi decidido pela Comissão Permanente que o congresso de iniciação científica seria realizado a cada dois anos em universidades com programas de pós-graduação, intercalando com o COBEQ, e com linhas temáticas relacionadas à engenharia química, como sistemas particulados, tecnologias ambientais e bioquímica, por exemplo.

A edição deste ano será realizada novamente na UFScar e já estão confirmados para as palestras Marcelo Zaiat, professor da Universidade de São Paulo com pesquisa próximo das indústrias, e José Luís Zotim que é consultor sênior da Petrobras, conforme ressalta Béttega sobre os pesquisadores em destaque:

“O que buscamos com os dois nas palestras é falar sobre as novas tendências, novas tecnologias e perspectivas para o engenheiro químico e também para a pesquisa em engenharia química, em especial.” - Prof. Dr. Rodrigo Béttega, departamento de engenharia química da UFSCar.

O congresso de 2017 recebe apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). O prazo final para realizar as inscrições são até 16 de junho e cada inscrição terá o direito em apresentar dois trabalhos na edição. Porém, deve-se ressaltar que a publicação nos anais online só será realizada para os trabalhos em que os autores tiverem com pagamento da inscrição efetuado até o dia 15 de maio de 2017.

Confira mais informações nos links:

O prazo final para submissão de trabalhos, seja na forma de pôster ou apresentação oral, é até o dia 20 de março de 2017. Todo o processo será realizado pelos sistemas do Galoá, explica Béttega:

“Nós, da comissão organizadora, achamos que é um sistema muito claro, fácil para o usuário se localizar, submeter o seu trabalho e ter a sua revisão, além do congressista receber todos os e-mails sobre o evento. Ao conversar com outros colegas que já haviam utilizado o sistema [como no COBEQ], eles também nos recomendaram por essa facilidade de uso, isso que nos chamou mais atenção no Galoá.” - Prof. Dr. Rodrigo Béttega, departamento de engenharia química da UFSCar.

Béttega esclarece que o COBEQ IC seguirá o mesmo formato das edições anteriores, mas alguns detalhes (como novos palestrantes) ainda serão confirmados para concretizar “um evento que todos participem, conheçam a UFSCar e tenham um belo COBEQ IC”.

Leia mais: