Eventos

CNMAC 2017 está com site novo e submissões abertas para conferências e minicursos

A 37ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) acaba de inaugurar o site para o evento (desenvolvido pelo Galoá) e com muitas novidades para 2017.

O congresso é tradicional para a área e organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) desde 1978. Sua primeira edição ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e desde então foi recepcionada por diferentes cidades brasileiras, como Natal (RN) e Gramado (RS).

Desde 2015 o evento, que era bienal, voltou a ser anual, sendo que a edição de 2017 já tem as atividades marcadas entre os dias 19 a 22 de setembro de 2017, com organização local da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de São José dos Campos. O congresso ocorrerá nas dependências da Unifesp e FATEC (Faculdade de Tecnologia) do Parque Tecnológico.

Segundo Sandra Malta, matemática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e membro do comitê nacional do evento, o CNMAC terá oportunidade de aproveitar da estrutura do Parque Tecnológico que hospeda centros empresariais como a Climatempo, Aerobras e outras 60 empresas, além de centros de desenvolvimento tecnológico e pesquisa, incluindo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). O Parque Tecnológico também agrega instituições de ensino de renome no Brasil, como parte do campus da Unifesp, Unesp (Universidade Estadual Paulista), FATEC e em breve o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

A pesquisadora também antecipou que será convidado para o primeiro dia do congresso o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz:

“A proposta do convite é que o Prof. Brito comente sobre os vários projetos que a Fapesp tem, sendo muitos deles voltados para a indústria, tecnologia e outros campos de atuação da região de São José dos Campos. Também estamos planejando um convite para alguns diretores dessas empresas, que fazem parte do Parque Tecnológico, para compor uma mesa redonda e aproveitar a oportunidade de colocar quem trabalha com matemática aplicada em contato com o pessoal que desenvolve matemática aplicada em incubadoras de empresas.” - Sandra Malta, LNCC e SBMAC.

As demais atividades (conferências, minissimpósios e minicursos) são selecionadas pelo comitê científico do CNMAC 2017 a partir das propostas submetidas. As submissões foram PRORROGADAS até o dia 31 de março de 2017 e podem ser realizadas no site da SBMAC.

As submissões dos trabalhos a serem apresentados nas sessões orais de 15 a 20 minutos ou no formato de pôsteres estarão abertas entre os dias 5 de dezembro deste ano até 15 de março de 2017, sendo grande a expectativa, visto que a edição de 2016 recebeu 813 submissões.

O congresso é composto principalmente por pesquisadores e professores, graduandos e pós-graduandos da área, sendo o principal do campo científico; um de seus diferenciais são os prêmios para os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado como incentivo de pesquisa e compartilhamento. Para concorrer, os candidatos e seus orientadores devem se associar à SBMAC, e fazer a submissão para concorrer aos prêmios entre os dias 16 de dezembro e 15 de abril de 2017

Os primeiros colocados em cada categoria terão seus custos para participação pagos e a isenção da anuidade da SBMAC, além de uma quantia em dinheiro ou outros prêmios a serem anunciados, que variam segundo a captação de recursos, comenta Malta.

A cerimônia de entrega ocorre no primeiro dia do evento e o primeiro colocado na categoria de doutorado ainda tem a oportunidade de expor seus resultados em uma conferência plenária de 50 minutos, ou seja, na programação essa será a única atividade durante o horário de apresentação da pesquisa premiada. Os demais premiados em mestrado e iniciação científica terão 30 minutos de exposição em sessão técnica especial.

No CNMAC 2017, assim como em outras edições do evento, os trabalhos submetidos são avaliados via um sistema de avaliação por pares, que gerencia com mais eficiência as alterações e comentários dos avaliadores, explica Malta:

“No processo de avaliação do CNMAC, o congressista submete seu trabalho que passa para os revisores para uma avaliação. Às vezes um revisor pede uma outra avaliação e outro revisor pede mais avaliações, o que deixa o sistema muito complexo. São poucas as empresas da área, que conseguem atender nossas demandas, mas vimos que o Galoá investiu nesse sistema de avaliação e por isso resolvemos apostar nele também.” - Sandra Malta, LNCC e SBMAC.

Aos interessados no CNMAC, as inscrições abrirão a partir do dia 03 de abril de 2017. Anote as datas importantes: