Nos dias 6 e 7 de julho de 2017 acontecerá em Praia, capital de Cabo Verde, a 3ª edição do Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.
O evento é uma variação que surgiu dos Colóquios Luso-brasileiros a fim de abranger os debates para mais professores, pesquisadores e estudantes interessados no debate das questões curriculares de outras regiões luso-falantes, explica Geovana Lunardi, pedagoga da Universidade do Estado de Santa Catarina e uma das organizadoras vinculadas à comissão brasileira.
A organizadora explica que um dos grandes diferenciais da edição é que ele será realizado em continente africano, o que faz que diversos temas venham a debate, seguindo a linha condutora do tema da 3ª edição: “Educação, Formação e Crioulidade”, com foco no contexto dos países da África lusófona.
O evento ocorrerá na Universidade de Cabo Verde, única pública no país e referência no ensino superior. A instituição se divide em três campi, sendo que a reitoria se localiza na cidade de Praia, onde ocorrerá o Colóquio Currículo 2017.
A identidade visual da edição foi inspirada na obra “Escamador de Garoupas”, do artista cabo-verdiano, Kiki Lima. No site do evento, a organização explica sua identidade:
“A marca orgânica e colorida, simula pinceladas de pintura à óleo, representando o movimento e pinceladas do artista; suas cores carmim, verde água, amarelo e azul também foram extraídas da Obra. O formato da marca é o mesmo da cidade onde acontecerá o evento: Praia, capital de Cabo Verde.” - Colóquio Currículo 2017
Entre as conferências de destaque, o evento traz os seguintes temas para a abertura e fechamento:
- 06 de julho às 11h: A história fora da escola – racismo, resistência e desafios identitários, com Julie Cavignac da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil.
- 07 de julho às 18h30: Currículo, formação de professores e desenvolvimento curricular, com Alberto Quitembo da Universidade Katyavala Bwila, na Angola.
- Confira a programação aqui.
Nas edições anteriores, o Colóquio Currículo foi realizado 2014 na cidade de Braga em Portugal, dois anos depois em Recife, capital de Pernambuco no Brasil, e agora em Praia no Cabo Verde.
O Colóquio Currículo 2017 também utiliza nesta edição os sistemas de inscrições e submissão de trabalhos do Galoá, e está atendendo as expectativas da organização:
“O trabalho da Galoá é excelente, já havíamos experienciado antes e esperamos nas próximas edições trabalharmos novamente com a Galoá. Isso porque o suporte está sendo excelente, tudo é resolvido de maneira eficaz e eficiente.” Geovana Lunardi da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Se você está pensando em melhorar os processos do seu evento científico, converse com nossa equipe para conhecer as ferramentas e ter um orçamento sem compromisso.
Você tem mais informações no site do evento.
Confira, a seguir, um breve vídeo que a organização produziu com a identidade da edição: