Anais e Proceedings

Anais online: 1° Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC 2017)

Nos dias 03 e 04 de agosto de 2017 aconteceu o 1° Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC), que foi sediado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento foi uma realização do Grupo de Trabalho de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído) com a intenção de promover o debate e troca de ideias entre pesquisadores, professores, alunos e demais profissionais que desenvolvem atividades ligadas ao tema do TECSIC, conforme apontaram os organizadores da edição, os engenheiros civis Patricia Fontanini, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, e Phelipe Ruiz, mestrando na mesma unidade.

Entre os diferenciais da edição, o organizador comenta que foram as palestras que aproximaram a academia com o mercado de trabalho, além de dois workshops entre as atividades:

  1. “Processos e Sistemas Construtivos no Brasil de Hoje” com a participação de pesquisadores de renome na área.
  2. “Apresentação de Sistemas Construtivos Inovadores” com a participação de empresas que fazem uso e desenvolvem Sistemas Construtivos Inovadores e que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema.

O evento também contou com a apresentação de trabalhos, os quais foram publicados e indexados na plataforma Galoá Proceedings, sendo que um dos principais diferenciais pela escolha da publicação na plataforma foi poder oferecer uma busca completa para os interessados nos temas debatidos, conforme explicam Fontaninie e Ruiz:

O que dizem sobre nós?

Indexe os anais do seu evento no Galoá

“A Plataforma Galoá Proceedings possui uma estrutura amigável ao usuário, o que permite com muita facilidade navegar e encontrar o conteúdo desejado, seja ele um determinado autor ou um artigo específico. Também conta com alguns gráficos e filtros muito interessantes que permitem ao usuário, rapidamente, visualizar a distribuição de trabalhos segundo eixo temático ou instituição.” - Prof. Patrícia Fontanini e Phelipe Ruiz (FEC/Unicamp)

Os anais do TECSIC 2017 também depositaram DOI individualizado por trabalho, o que significa que todas as pesquisas apresentadas no TECSIC, que foram indexadas na plataforma Galoá, poderão ser encontrados em qualquer lugar no mundo com um link inquebrável.

O DOI é um código reconhecido internacionalmente, seria similar a um registro de identidade da publicação, sendo que as melhores revistas e anais de eventos depositam o DOI para os artigos e trabalhos, códigos que podem ser inseridos em currículos de pesquisadores como ORCID e Lattes.

Essa mesma valorização das pesquisas apresentadas foi o que motivou a organização da primeira edição do TECSIC depositasse DOI para cada trabalho dos anais, conforme ressaltam os membros da organização:

“A organização do TECSIC 2017 optou por adotar a utilização do DOI individualizado objetivando uma maior valorização dos artigos publicados nos anais do evento ao dar mais destaque e facilidade de acesso a eles. E ao procurar uma empresa para a realização desse depósito, deparamos-nos com o trabalho do Galoá em outros eventos e gostamos da qualidade de seu trabalho.” - Profª Patricia Fontanini e Engº Phelipe Ruiz (Unicamp)

Caso queira conferir os trabalhos completos apresentados, basta acessar os anais pela plataforma Galoá Proceedings Indexados aqui.

Além da busca pelos nomes dos autores e títulos, também é possível encontrar os trabalhos em cada eixo temático do evento a seguir:

Se tiver interesse em participar das próximas edições, você já pode se programar para o TECSIC que promete ser bienal. A organização já adiantou que, provavelmente, a próxima edição acontecerá em 2019 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da cidade de São Paulo, o tema central da segunda edição que está em análise pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos da ANTAC.

Para saber mais sobre a indexação de anais de eventos na plataforma Galoá Proceedings e sobre as vantagens do depósito de DOI em trabalhos, resumos e artigos, envie seu contato para nossa equipe poder conversar e tirar as dúvidas.

Converse conosco!

Além de explicarmos as ferramentas, enviamos orçamento sem compromisso.

"Por ser um evento mundial de grande porte, com mais de 93 países envolvidos e 2500 trabalhos submetidos, a publicação online é uma maneira prática de divulgação e permite fácil acesso a todos. [...] Ao verificar as publicações dos eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da Plataforma Galoá." WONCA