Anais e Proceedings

Acesse os anais do 14º CBMFC: Medicina Familiar e de Comunidade

Foi realizada em novembro de 2017, na cidade de Curitiba, a décima quarta edição do CBMFC, sigla para Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, tendo como tema principal “Atenção Primária, acesso e cuidado centrado na pessoa”.

Essa foi a segunda vez que a cidade curitibana recebeu o evento, sendo a primeira em 2001, quando foi sediada a 5ª edição contribuindo para o fortalecimento da Sociedade Brasileiro de Medicina e Família.

Durante esses últimos 16 anos, o congresso cresceu e hoje já soma mais de 5 mil especialistas reunidos, entre gestores, docentes e pesquisadores que exercem a clínica nos diversos serviços de saúde.

Segundo os organizadores, o evento é um importante meio para discernimento do conhecimento em medicina e família, principalmente, para aqueles que estão tendo o primeiro contato com as bases da especialidade. Também é uma oportunidade para aprimoramento teórico e prático, tanto em clínica quanto na gestão, docência e pesquisa.

Como o Galoá pode me auxiliar com meu evento?

Entre em contato com nossa equipe e conheça as nossas soluções para o sucesso do seu evento.

"A nossa motivação ao disponibilizar os anais online e com DOI foi aumentar e permitir que esses trabalhos fossem recuperados e vistos em qualquer lugar do mundo. Que as pessoas pudessem, a medida do possível, avaliar a qualidade do que é apresentado aqui na Unicamp." - Prof. Dr. Fernando Coelho (Unicamp)

 

Concursos do 14º CBMFC

Além de todos os debates oferecidos, o evento também contou com concursos para os participantes, sendo que concorreram e ganharam nas seguintes áreas os temas:

  • Fotos

1° lugar: 2865 - AMOR EM DOMICÍLIO

2° lugar: 2879 - SENHORA NA ALDEIA

3° lugar: 2889 - PRIMEIROS CUIDADOS

  • Vídeos

1° lugar: 183 - TERRITORIALIZAÇÃO

2° lugar: 179 - ÁREA RURAL

3° lugar: 184 - VOU PEDIR PARA VOCÊ PARAR

  • Música

1° lugar: 103 - PREVENIR É O REMÉDIO

2° lugar: 102 - ANGELA

  • Prosa

1° lugar: 148 - A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ

2° lugar: 167 - DESCULPAS

3° lugar: 168 - UMA GESTAÇÃO ECTÓPICA

  • Poesia

1° lugar: 183 - LUANA

2° lugar: 219 - ATRASADA

3° lugar: 205 - ELA É SÓ MARIA NA SALA DE ESPERA

Foram premiados os três primeiros lugares, sendo que os terceiros e segundos tiveram avaliação de júri técnico e os primeiros foram avaliados por júri popular.

As premiações ocorreram no dia 4 de novembro de 2017.

Convidados do CBMFC 2017

O evento também levou para Curitiba diversos convidados que agregaram ainda mais conhecimento ao congresso de medicina familiar. Dentre os convidados, podemos destacar alguns internacionais, como a Dra. Kimberly Wintemute, da Universidade de Toronto, e o Dr. Kees Van Boven, da Universidade de Radboud (Holanda), que participaram de sessões e discussões pertinentes a medicina de família e comunidade.

Além desses pesquisadores internacionais mencionados, o congresso contou com vários convidados nacionais, os quais podem ser conferidos no site do CBMFC 2017 aqui.

Nossa equipe está à disposição para responder todas as suas dúvidas!

Temos profissionais especializados no assunto de prontidão para lhe auxiliar com suas dúvidas e ajudar com seu evento. Confira!

"Gostaria de destacar o pronto atendimento de todo o 'Time' do Galoá, tanto por telefone quanto por e-mail. Todas as dúvidas são imediatamente sanadas e nenhum problema fica sem pronta solução. A participação do Galoá na execução do ENEMP 2017 foi imprescindível para o excelente resultado que obtivemos." - Nehemias Curvelo Pereira (UEM)

 

Trabalhos e Premiações do CBMFC 2017

O 14º CBMFC recebeu 1621 trabalhos, que foram apresentados em duas categorias diferentes: Pôster Digital e Comunicação Oral Coordenada. Dentre esses, alguns foram escolhidos para receberem premiações. Na área de Pôster Digital os premiados foram:

1º Lugar: Manejo de varfarina na Atenção Primária: tradução e adaptação para o português. Autores: Thais Ranzani Tiseo; Aline Stefano Mantovani; Marcia Cristina Lemos dos Santos.

2º Lugar: Prevalência de transtorno mental comum entre universitários: um estudo tipo coorte. Autores: Luciano Nunes Duro; Allana Maychat Pereira Oliveira; Bruno Kras Friedrisch; Juliana Schreiner; Priscila Ferreira Cortez;

3º Lugar: Perfil dos usuários com hipertensão e diabetes acompanhados na APS do MRJ. Autores: Cláudia Ramos Marques; Jessica Chagas de Almeida; Roberta Azevedo Coelho; Rafael Aron Abitbol; Rosimere Peçanha.

Foram premiados na área de Comunicação Oral Coordenada:

1º Lugar: Percepção de violência obstétrica por mulheres assistidas em maternidades de Porto Alegre. Autores: Alice Steglich Souto; Ana Cláudia Magnus Martins; Camila Giugliani; Janini Cristina Paiz;

2º Lugar: Uso de pictogramas na prescrição médica e Letramento Funcional em Saúde. Autores: José Antonio Chehuen Neto; Tomás Costa Bignoto; Lucas Assis Costa; Gustavo Ferreira Pinheiro; Renato Erothildes Ferreira.

3º Lugar: Competências do médico de família acerca dos cuidados paliativos no Brasil. Autores: Erika Aguiar Lara Pereira; Santiago Rodríguez Corrêa; Guilherme Gryschek.

Todos os trabalhos apresentados durante o evento estão indexados aqui, na plataforma Galoá Proceedings, lá também é possível ficar por dentro de todos os debates e informações trocadas no congresso. Tudo isso está disponível de forma online com acesso prático e rápido a qualquer momento em qualquer lugar.

Solicite agora um orçamento sem compromisso!

Veja como nossas soluções podem ajudar o seu evento.

"A principal ferramenta apresentada pelo Galoá para a organização do ENEMP 2017 foi o site de acesso fácil. Além do sistema promover segurança aos organizadores do evento, fornecem todas as informações necessárias para o devido acompanhamento, como a possibilidade de extrair do sistema Relatórios sobre todo o andamento em tempo real." - Nehemias Curvelo Pereira (UEM)