Anais e Proceedings

8º CBH disponibiliza trabalhos online

Nos dias 14 a 18 de agosto de 2017 a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu o 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH).

Os participantes do CBH tiveram a semana repleta de atividades: Além das palestras, concursos e grande variedade de minicursos, o congresso também organizou a Herpetocopa, em que os participantes tiveram a oportunidade de formar seus times de futsal e competir nas noites de terça e quarta-feira.

O evento reuniu diversos pesquisadores e estudantes de todo o país para discutir e apresentar suas pesquisas realizadas dentro da área.Todos os trabalhos apresentados no congresso foram publicados nos anais do evento, disponível na plataforma Galoá Proceedings Indexados, abrangendo 8 eixos temáticos:

  • História Natural e Comportamento
  • Morfologia, Anatomia e Fisiologia
  • Biogeografia, Genética e Evolução
  • Inventário, Sistemática e Taxonomia
  • Ensino, Educação ambiental e Etnozoologia
  • Imunologia, Parasitologia e Toxicologia
  • Ecologia, Conservação e manejo
  • Biologia do desenvolvimento e Embriologia

De acordo com a organização do evento, o 8º CBH recebeu 718 inscrições, sendo 312 de graduandos, 211 de pós-graduandos e 195 de profissionais da área de herpetologia. Uma das organizadoras, Drª Vanda Lúcia Ferreira, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, comentou um pouco sobre o campo de pesquisas de Herpetologia no Brasil, tendo em vista a alta participação dos inscritos no congresso:

“Ao longo da história, a Herpetologia no Brasil tem acompanhado a evolução de ideias e pensamentos científicos e hoje tem o desafio de responder questões amplas de evolução e ecologia através da integração das diversas disciplinas que a compõem. [...] O  país ocupa o 1º e 3º posto entre os países com maior riqueza de anfíbios e répteis, respectivamente, o que torna o Brasil um dos países mais importantes do mundo em diversidade da herpetofauna.” - Drª Vanda Lúcia Ferreira, UFMS

Confira aqui os anais completos do 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia, pela plataforma é possível pesquisar os trabalhos por eixo temático, autor e título, assim como seu aplicativo mobile.

Mais notícias sobre o 8º CBH:

Proceedings Online

Publique os anais do seu evento com a gente, peça um orçamento sem compromisso e conheça as vantagens!

"A publicação online é uma maneira prática de divulgação e permite fácil acesso a todos. [...] Ao verificar as publicações dos eventos, achamos muito interessante e útil a forma de trabalho da Plataforma Galoá." - Comissão Organizadora do WONCA