Eventos

21º SIBEE será realizado em abril na cidade de Natal

O vigésimo primeiro Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica (SIBEE) acontecerá nos dias 17 a 21 de abril de 2017 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

O evento conta com a participação de pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria eletroquímica e eletroanalítica e já é tradicional nesses campos de pesquisa.

A primeira edição do SIBEE foi realizada em 1978, com suas origens na cidade de São Paulo. De acordo com o organizador Prof. Dr. Carlos Alberto Martínez Huitle, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o simpósio surgiu na capital paulista porque tem a intenção de divulgar as novidades científicas e conciliar o universo acadêmico com a indústria, e na época era em São Paulo onde se concentrava grande parte da comunidade científica da área.

Porém, este ano o SIBEE será realizado em Natal e os interessados em conhecer a cidade podem conferir algumas indicações turísticas no site do evento. Segundo o Prof. Dr. Carlos Alberto Martínez Huitle o simpósio busca integrar a região ao evento:

“O nosso interesse além de participar do evento é que os participantes conheçam Natal, porque é a primeira vez que se organiza aqui. Além de poder mostrar que o nordeste está sempre disponível para atividades ciêntíficas isso, para receber participantes e outros eventos científicos.” - Prof. Dr. Carlos Alberto Martínez Huitle, UFRN

Os temas a serem abordados na atual 21ª edição do SIBEE são:

  • Eletroanalítica
  • Eletrocatálise
  • Eletroquímica Ambiental
  • Eletroquímica de Materiais Nanoestruturados
  • Eletroquímica Fundamental
  • Eletroquímica Orgânica e Bioeletroquímica
  • Energia
  • Materiais e Processos Eletroquímicos
  • Sensores e Biossensores
  • Tratamento de Superfície, Corrosão e Passivação

O evento também contará com quatro minicursos e várias sessões coordenadas por dia, além de um espaço de 30 minutos, chamados de mini conferências, para os professores-pesquisadores exporem seus trabalhos para os alunos.

Haverá também oito plenárias, sendo seis compostas pelos seguintes palestrantes internacionais: Herman Terryn da Bélgica, Manuel Andrés Rodrigo da Espanha, Philippe Allongue da França, Shelley Minteer dos Estados Unidos, José Zagal do Chile e o Serge Cosnier da França.

Os professores palestrantes brasileiros das plenárias são: Maria Valnice Boldrin e Ernesto Chavez Pereira de Souza, que  participarão, respectivamente, da abertura e do encerramento do simpósio. Martínez Huitle destaca que eles foram escolhidos pela comunidade científica para celebrar suas contribuições à ciência, sendo que no site do evento é possível conferir toda a programação e o currículo de cada palestrantes.

Vários trabalhos também vão ser apresentados na modalidade pôster e serão avaliados durante o simpósio, sendo que os melhores serão premiados com certificados e prêmios durante o encerramento. No entanto, o período para submissão dos resumos dos trabalhos já se encerrou no dia 31 de janeiro.  

A novidade do evento é a adesão ao aplicativo, desenvolvido pelo Galoá. Com ele os organizadores esperam proporcionar aos participantes uma experiência diferenciada, sendo a primeira edição do Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica a utilizar um app para smartphones. Como destaca o Prof. Dr. Carlos Alberto Martínez Huitle:

“Acho o aplicativo uma ferramenta muito legal e muito acessível para todos nós, pesquisadores. A maioria dos alunos, a maioria das pessoas, dos participantes que estarão no congresso tem um celular.[...] Então, eu achei muito legal a ferramenta! Acredito que vai auxiliar bastante no que se refere à programação e experiência dos congressistas.” - Prof. Dr. Carlos Alberto Martínez Huitle, UFRN.

Com o aplicativo os participantes vão poder acessar todos os resumos dos trabalhos apresentados no evento, além de poder criar sua própria agenda para ser notificado de todos os minicursos e sessões que deseja assistir. Caso aconteça alguma mudança em uma das atividades cadastradas pelo participante, mudanças de sala ou horário por exemplo, o app automaticamente notificará o congressista.

A vigésima primeira edição do SIBEE é patrocinada pela Metrohm Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Princeton Applied Research, Solartron Analytical, International Society of Electrochemistry, ESC, Capes dentre outros patrocinadores. Para mais informações acesse o site do evento.