Um mimo de laranja

A laranja é uma fruta cítrica, popularmente conhecida, e consumida. Dentre as muitas espécies e variedades de laranjas existentes – são cerca de 2 mil diferentes variedades, das quais menos de 100 são cultivadas em grande escala – encontramos as laranjas de baixa acidez, como a mimo-do-céu, de sabor mais suave, doce e menos ácida.

Nesse entorno, e buscando continuar a série Pesquisa em Destaque, conversamos com Antonio Fernando, autor do trabalho “Qualidade de frutos da laranjeira ‘Mimo-do-Céu’  (Citrus sinensis L. OSBECK VA. MIMO), oriundos de diferentes épocas de colheita“, submetido ao Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos – SLACA.

A entrevista focou em conhecer o contexto de sua pesquisa a cerca da laranja que recebe o nome de ‘Mimo-do-céu’. Além da trajetória do processo e os resultados, que ampliam a análise realizada a cerca do fruto.

Confira agora, esta entrevista!

Galoá – Para começar, gostaria de pedir que você contasse um pouco para nossos leitores sobre sua trajetória profissional e sobre sua pesquisa com cítricos.

Antonio Fernando – Sou Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2013 e 2015),  sob a orientação da Profa.  Dra. Silvanda de Melo Silva.  Atualmente sou estudante de doutorado também na Universidade Federal da Paraíba sob a mesma orientação.  Venho desenvolvendo trabalhos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita de frutos e hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: Capacidade antioxidante, compostos fenólicos, frutos tropicais comerciais e não tradicionais.

As pesquisas com laranjas Mimo-do-Céu se iniciaram em 2012, quando se percebeu a carência de informação sobre este fruto produzido na região do Brejo Paraibano. Este fruto é muito bem aceito e amplamente consumido nos mercados regionais por possuir algumas características que o diferencia da grande maioria dos citros.

Você pesquisou uma variedade de laranja, a Mimo-do-Céu, que não é muito conhecida do público geral, mas que você relata que são de interesse de certos grupos de consumidores. Pode contar um pouco mais sobre isso, e quais são esses grupos de consumidores e as principais vantagens dessa laranja?

A laranja Mimo-do-Céu é um fruto cítrico ideal para a alimentação de crianças, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais. Esta laranja possui as mesmas características nutricionais e bioativas das demais laranjas, porém, estes possuem acidez muito baixa quando comparadas com qualquer outro fruto cítrico.

Além da famosa vitamina C, as laranjas também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro e são fortemente conhecidas pelas suas propriedades antioxidantes. Levando em consideração as análises feitas com a laranja ‘Mimo-do-Céu’, quais são os resultados de seu potencial antioxidante?

O potencial antioxidante no suco de laranja Mimo-do-Céu foi em média 4,96 μmol Trolox¹.g-1 de suco, valor bastante representativo para frutos cítricos.

O seu trabalho avaliou a qualidade dos frutos da laranjeira Mimo-do-Céu produzidos por agricultores familiares no território da Borborema, bem como teores sólidos solúveis e acidez. Gostaria que você comentasse como foi realizado o processo de pesquisa, bem como, as dificuldades encontradas durante as etapas de análise.

Foi realizada uma amostragem ampla de laranja Mimo-do-Céu colhidas nas propriedades rurais na maturidade comercial. Como a produção deste cultivar de laranja é limitada a alguns produtores familiares, uma dificuldade foi a obtenção de frutos na maturidade e quantidade necessárias a uma amostragem representativa.  Quanto as avaliações não observou-se maiores dificuldades uma vez que o Laboratório de Biologia e Tecnologia Pós-Colheita, onde foi realizado o trabalho, dispõe dos recursos,  experiência e dos protocolos analíticos necessários para a realização do experimento.

Você menciona no seu trabalho que a literatura a cerca da laranja Mimo-do-Céu é bastante escassa. Como você desenvolveu o processo de pesquisa e quais foram as principais dificuldades?

Desenvolvemos nossa pesquisa com base em trabalhos realizados com outras cultivares de laranja mais produzidas e difundidas cientificamente. Sentimos a falta artigos científicos especificamente sobre a laranja Mimo-do-Céu.

O Brasil é o país que detém a liderança mundial de produção e exportação de cítricos, e se destaca pelas melhores condições para produzir. Dentro do território nacional, qual é a região que mais produz frutos cítricos? Qual é o tipo de solo adequado para essa produção?

A maior parte da produção de citros do Brasil está concentrada no Estado de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.

O solo mais adequado para o plantio de citros é o areno-argiloso com profundidade de um 1,0 a 1,2 metros. Além de boa permeabilidade, para um melhor desenvolvimento do sistema radicular.

Achei interessante as informações do IBGE que você traz em seu trabalho: Em 2011 foram colhidos na Paraíba, 7.379 toneladas de laranja, em uma área de 990 hectares o que significa uma produtividade de 7,45 toneladas por hectare, com uma receita total de 2.689 milhões de reais. Porém, ainda, a citricultura no estado é de caráter familiar e de baixo nível tecnológico. Na sua opinião, como poderia ser melhorada e expandida da produção de cítricos na Paraíba?

Para o avanço da citricultura no estado da Paraíba é necessário o estabelecimento de empresas ou cooperativas que visem a padronização da produção para que se possa atender  mercados mais competitivos, dentro e fora do país. Assim, os produtores teriam a valorização do produto e a garantia de venda da produção por valores mais justo, e poderiam investir mais em seus pomares.

Com as análises realizadas e os resultados coletados, quais as suas principais conclusões nesta pesquisa?

A laranja Mimo-do-Céu produzida no Território da Borborema possui um alto rendimento de suco, baixíssima acidez, elevado teor de SS/AT², apresentando-se predominantemente doce, conforme grupo no qual está inserida as laranjas de baixa acidez.

Para você, qual foi a relevância de apresentar o seu trabalho no Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos – SLACA?

O SLACA é um evento muito importante para a difusão do conhecimento na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Então é uma satisfação enorme apresentar nosso trabalho em um evento desta magnitude.

Como foi sua experiência de uso do Galoá ao se inscrever e submeter trabalhos no SLACA?

O Galoá é uma ótima plataforma para organização de eventos, desde a inscrição, até o pós-evento.  Quando precisamos de informação fomos rapidamente atendidos. E o que achei mais importante e inovador foi a informação acerca das estatísticas e quantidade de acessos que nossos trabalhos tiveram.

O que está achando da nossa série “Pesquisa em Destaque”?

Esta série é muito importante pois divulga e valoriza nossos trabalhos, nos dando oportunidade de mostrar um pouco mais de nossa pesquisa em um site de grande visibilidade.

Galoá – Através da entrevista podemos ver quão notável é a importancia da laranja mimo-do-céu, ultrapassa o contexto nutricional. Promove não apenas a sua função alimentar, que é ricamente recomendada a crianças, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais, como ampara a produção economica-familiar dos produtores no território da Borborema.

Notas:
¹ Trolox é um análogo solúvel em água de vitamina. É um anti-oxidante tal como a vitamina E e que é utilizado em aplicações biológicas ou bioquímicas para reduzir o stress oxidativo. /\
 ² SS/AT, é o índice de maturação (SS/AT) calculado por meio da meio da relação dos Sólidos Solúveis (SS) e Acidez Titulável (AT). /\

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.